Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Tenho (à um ano) em casa um cilindro para AQS, em Inox de 300L com duas serpentinas entrelaçadas na parte inferior do cilindro, estando a usar uma delas para aquecer a água com a caldeira a Pellets do aquecimento central, durante o inverno...
    No verão, tenho usado a resistência de 2000W do cilindro, que funciona bem, mas mesmo só ligando durante a noite(tarifa bi-horária) sai um pouco caro.


    Pretendo adicionar um sistema solar para aquecer a água, principalmente no tempo quente, em que tenho a caldeira desligada.

    A minha primeira ideia seria montar um sistema de Circulação Forçada (CF), usando a segunda serpentina do cilindro que já tenho, mas um técnico recomendou-me o sistema de Termossifão (TS).

    A proposta dele é ligar o TS em série com o cilindro de AQS, sendo a saída do TS ligado à entrada do cilindro de AQS.

    As razões indicada por ele, em comparação com o sistema de CF foram:
    - Sem consumo de electricidade
    - Maior disponibilidade de água quente (AQS 300L + 200L)
    - Maior eficiência no tempo mais frio e encoberto (razão principal)

    O cilindro de AQS está instalado na Garagem e a distância entre este e o local no telhado onde ficariam os painéis é cerca de 30 metros, sendo que uns 20 metros são pelo sotão, com telhado em ripas de madeira, sem isolamento. A casa é na Covilhã, junto à Serra da Estrela, numa zona muito fria.
    Segundo ele, um sistema de CF durante o inverno, como a distância entre os painéis e o cilindro é grande, a bomba circuladora deveria estar muitas vezes a arrancar e parar logo de seguida, não chegando a aquecer a água, enquanto que o sistema de TS, sempre aumentaria um pouco a temperatura da água da AQS.


    Posto isto, venho pedir a vossa ajuda. O que recomendariam para este caso, em que já tenho cilindro de AQS com 2 serpentinas, distância do cilindro ao telhado virado a Sul de +/- 30 metros, caldeira a pellets que liga todos os dias durante o tempo frio (e não notei diferença no consumo por adicionar o cilindro de AQS).

    A nível estético não me preocupa, o telhado é de 4 águas e o lado virado a sul é pouco visível (seja da via pública como do terreno).

    Qual o consumo eléctrico do sistema CF aproximadamente?
    • SrR
    • 4 junho 2020

     # 2

    Colocado por: PeixeiroSem consumo de electricidade
    no CF o consumo é reduzidissimo



    Colocado por: PeixeiroMaior disponibilidade de água quente (AQS 300L + 200L)
    e maiores perdas



    Colocado por: PeixeiroMaior eficiência no tempo mais frio e encoberto (razão principal)
    treta



    Colocado por: PeixeiroSegundo ele, um sistema de CF durante o inverno, como a distância entre os painéis e o cilindro é grande, a bomba circuladora deveria estar muitas vezes a arrancar e parar logo de seguida, não chegando a aquecer a água, enquanto que o sistema de TS, sempre aumentaria um pouco a temperatura da água da AQS.
    treta, a tubagem tem k estar bem isolada e garantir que nao ha circulação parasitas com o sistema parado


    Se ja tem deposito com serpentina preparada pro solar basta colocar os paineis, de resto so tera que ter em atenção ao funcionamento da caldeira a pellets, ou seja, pelo que conta a caldeira esta a aquecer o deposito todo de cima a baixo, e se assim é o solar pouco mais vai fazer, tem k criar prioridade ao solar pra isso e a maneira mais simples é de criar um horário de funcionamento pra caldeira a fim de trabalhar so quando for preciso deixando as restantes horas o solar tentar aquecer o deposito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peixeiro
  2.  # 3

    Obrigado pela opinião.

    A nível de custos, pelos orçamentos que tenho, não divergem muito, visto já ter o depósito.

    Em relação aos painéis para CF, seriam aconselhados painéis tradicionais ou de tubos de vácuo, tendo em conta a distância entre o depósito e os painéis? Por aqui dizem-me que podem dar problemas de verão, por excesso de aquecimento.
 
0.0090 seg. NEW