Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes foristas,

    Vou mandar construir uma estrutura / telhado. Como duvido que da estrutura se aproveite algo vai ter que se fazer tudo novo.

    A minha questão é se vale a pena gastar dinheiro com um eng. civil ou arquitecto para se saber que materiais usar, que tipo de estrutura, se em LSF ou vigotas pré esforçadas por exemplo, ou se falando apenas com empreiteiro seja suficiente.
    Partindo do principio que o empreiteiro em questão vira frangos ha imensos anos, penso que tenha conhecimento de como executar uma cobertura sem grandes dilemas.
    Madeira poderia ser uma possibilidade para manter os traços rústicos mas é uma opção muito €€€€€€

    Obrigado desde já
      96878847_355884825384307_4356113366708649984_n.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: Luis Santos DuarteA minha questão é se vale a pena gastar dinheiro com um eng. civil ou arquitecto para se saber que materiais usar, que tipo de estrutura, se em LSF ou vigotas pré esforçadas por exemplo, ou se falando apenas com empreiteiro seja suficiente.
    Se você quiser apenas substituir o telhado por outro igual em madeira nao necessita de técnicos. Embora é sempre uma mais valia fazer uma consulta que pode custar pouca coisa e verificar bem a coisa, mas em principio um bom e competente carpinteiro sabe-lhe fazer isso.

    Se pretende alterar a estrutura para LSF, Betão, etc etc necessita de meter essa alteração à CM para ser licenciada, necessita de projectos de arq. Estabilidade etc... portanto neste caso vc terá de medir o valor de projectos, tempo de aprovações na CM etc etc face ao custo de apenas substituir a cobertura por outera em madeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Santos Duarte
  3.  # 3

    Colocado por: antonylemosSe você quiser apenas substituir o telhado por outro igual em madeira nao necessita de técnicos. Embora é sempre uma mais valia fazer uma consulta que pode custar pouca coisa e verificar bem a coisa, mas em principio um bom e competente carpinteiro sabe-lhe fazer isso.

    Se pretende alterar a estrutura para LSF, Betão, etc etc necessita de meter essa alteração à CM para ser licenciada, necessita de projectos de arq. Estabilidade etc... portanto neste caso vc terá de medir o valor de projectos, tempo de aprovações na CM etc etc face ao custo de apenas substituir a cobertura por outera em madeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Luis Santos Duarte


    Obrigado pela resposta Antony. Uma vez mais :)

    Voltar a por em madeira ficaria bonito mas iria requerer manutenção de x em x tempo. No caso de LSF ou betão não necessitaria de me preocupar nesse aspecto. (acho eu).
    Como ainda são 120m2 a diferença no custo de um material para o outro ainda seria significativa..

    A nivel de arq. e engenharia tenho noção de alguns custos mas por exemplo para licenciar obra para alterar a cobertura podemos estar a falar em que valores? Sei que difere de camara para camara mas +/- quanto?
  4.  # 4

    Colocado por: Luis Santos Duarteiria requerer manutenção de x em x tempo
    não necess´a´riamente, nunca percebi bem isso de que necessita mais manutenção a madeira que outro material qq... o que poderá necessitar de manutenção serão as telhas e não a madeira.

    Cá em casa a estrutura original era madeira e aposto que em 500 anos a estrutura principal nunca foi mudada.. à coisa de 25 anos o meu pai renovou a cobertura, e manteve as vigas e travamento todo original substituiu apenas os caibros etc. (nunca mais lhe tocamos desde aí, nem há qq necessidade de 'manutenção')

    Colocado por: Luis Santos DuarteSei que difere de camara para camara mas +/- quanto?
    depende de arqº para arqº e engº para engº.. vai precisar de levantamento também (pode ser incluido no serviço do arqº), não é possivel dizer nem por alto nem por baixo.

    Face ao tipo de construção que é, e se realmente pretende alterar o sistema estrutural, eu aconselhava-o a LSF por ser mais leve e se enquadrar melhor/ser mais compatível com nesse tipo de construção. (já todos sabemos que se perguntar a um construtor ele vai querer fazer em betão, vigotas etc)

    seguindo com madeira.. nao penso que seria tão caro quanto isso. conhecendo esse tipo de construção como conheço, quase de certeza que essas vigas estão em perfeitas condições. Possivelmente seria apenas substituir freixais, caibros e ripado. mais um forro em OSB3 ou OSB4 , tela Tyvek ou equivalente e telha. Fica com cobertura para o resto da sua vida e a dos seus filhos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Santos Duarte
  5.  # 5

    Muito obrigado Antony! Resposta bem esclarecedora. Vou-me informar com um empreiteiro para saber custos de substituição de freixais, caibros e ripado e mais algo que seja necessário. No entanto veja o seu email

    Cumprimentos
  6.  # 6

    Colocado por: Luis Santos DuarteMuito obrigado Antony! Resposta bem esclarecedora. Vou-me informar com um empreiteiro para saber custos de substituição de freixais, caibros e ripado e mais algo que seja necessário. No entanto veja o seu email

    Cumprimentos
    .. o meu comentário não invalida o facto que se deve sempre dar uma vista de olhos á estrutura principal para ver se há algum problema.. pode sempre haver uma ou outra peça danificada...

    O principal é sempre fazer manutenção à cobertura (telhas), a entrada de agua por ter telhas partidas pode causar danos.. de aí a importancia ao fazer de novo em meter um forro OSB e adicionar a tela. Estes elementos funcionam como uma segunda linha de defesa à entrada de água caso a primeira linha (telhas) falhe.

    nao seria mais caro você falar com um carpinteiro e comprar a madeira diretamente a uma serração e apenas contratar a mao de obra.
 
0.0134 seg. NEW