Iniciar sessão ou registar-se
    • sable
    • 19 outubro 2009 editado

     # 1

    O mês passado na SIL dirigi-me ao balcão do BPI para saber ate onde poderia ir o meu crédito habitação. Realizamos uma simulação por alto e a senhora disse que a partida poderia pedir até 70.000€ sem ser necessário fiadores, visto ser efectiva e não ter qualquer encargo. Este fim de semana dirigi-me a loja habitação do BPI com a papelada necessária e a senhora que la estava disse que nem 55.000€ dava para aprovar sem fiador. Será por eu ter apenas 24 anos? Ou será por ter tido um IRS de 4.000€? Gostava que me dessem uma ajuda. Por razões pessoais preciso mesmo de arranjar casa.
  1.  # 2

    Se realmente no ano passado só obteve 4000€ é complicado, mesmo que prove que em 2009 já ganhou muito mais do que isso.
    Procure em outras agências do mesmo banco ou mesmo outro banco e leve os últimos recibos de vencimento.

    Independentemente da aprovação, tenha em conta não só o valor do empréstimo como também de outras despesas (registos, avaliações na altura da compra e depois mensalmente/anualmente o condomínio e os seguros: vida e habitação, para além das outras despesas normais).

    Equacione também uma casa alugada eventualmente com opção de compra no fim de um periodo de tempo pré-estabelecido (aqui uma parte da renda serve para "amortizar" o valor de uma possível compra).
    •  
      FD
    • 19 outubro 2009

     # 3

    Colocado por: sableOu será por ter tido um IRS de 4.000€?

    Não está enganada? 4000/14 = 285€/mês.
  2.  # 4

    Não eu só trabalhei 7 meses os outros 5 estive desempregada. :(
    •  
      FD
    • 19 outubro 2009

     # 5

    Colocado por: sableNão eu só trabalhei 7 meses os outros 5 estive desempregada.

    Então se calhar tem aí a razão para não lhe aprovarem o crédito sem fiadores... a estabilidade laboral é um factor de risco.

    É que o facto de estar efectiva não quer necessariamente dizer que é "indespedível" - pode ser despedida em qualquer altura, pelos mais diversos motivos, recebendo apenas a indemnização que lhe é devida (um mês por cada ano de trabalho).
  3.  # 6

    Colocado por: mafgodEquacione também uma casa alugada eventualmente com opção de compra no fim de um periodo de tempo pré-estabelecido (aqui uma parte da renda serve para "amortizar" o valor de uma possível compra).


    Tenho a mesma idd, e só não passo por essa complicação pq sou funcionária de um banco ha mais de 3 anos...
    E confesso-lhe, só vou comprar casa pq é uma casa de familia, que vai ser demolida se eu não a comprar!
    Caso contrário, não hesitava a optar pelo arrendamento...

    Aproveitando que ainda nos consideram jovens ( <) quem dera a mts dos nossos colegas de forum!! ), temos vários apoios do estado ao arrendamento (Porta 65, por exemplo), que são sem duvida a melhor escolha.
    Além disso, será a primeira vez (presumo eu) que será a unica resposável pelos custos/manutenção de uma casa, e estando a alugar, tem sempre a possibilidade - dentro dos limites e prazos estabelecidos no contrato de arrendamento - de mudar de casa, para uma que se ajuste mais às suas necessidades!
    Imagine que aluga um T2, mas ao fim de meio ano, chega à conclusão que a casa é demasiado grande para si, que não precisava de tanto...
    Pode procurar um T0 ou um T1, que fique até mais em conta! Como esta alteração, tb pode acontecer o oposto, e mudar para um apartamento maior! Fora o resto das despesas... Não, não é só a prestação! é a prestação, é o seguro de vida, é o seguro multiriscos, é condominios, é contas de luz, agua, tlfone/internet, mais as contas do supermercado, mais os carregamentos dos tlmvs, despesas mensais com os transportes (publicos ou privados!), e pequenos miminhos diários... (entenda-se, no meu caso, já roguei mtas pragas ao tipo que inventou o tabaco...)
    Eu acabo de entrar em contacto com esta realidade, e acredite, ha inumeros detalhes de ser proprietária que nós desconhecemos até lá chegarmos... E cada um desses detalhes é mais caro do que o outro!

    Agora, imagine, se comprar casa, ainda que tenha todas as condições por parte do banco, que meio ano depois precisa de um apartamento maior...
    1º terá de vender o que tem, depois todos os custos de um novo processo de CH, já para não falar que provavelemte o apartamento será vendido por menos do que aquilo que comprou... Fora aquelas despesas todas que entretanto não desaparecem...

    Considere bem os prós e os contras, e veja se a casa que quer comprar vale mesmo a pena!

    Quanto à atribuição do CH, de facto, o seu IRS é mt baixo (desculpe a franqueza...), seria mt complicado conseguir o emprestimo... Só mesmo com a apresentação de fiadores (e estes teriam que ter bons rendimentos, bem como estabilidade profissional)...

    Espero ter sido útil! ;o)
 
0.0118 seg. NEW