Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Venho pedir uma opinião imparcial relativamente a uma situação, á qual fui alertada.
    Estou de momento com a estrutura de uma moradia térrea terminada.
    A situação é a seguinte. A laje de cobertura marcava 18 cm, e ficou entre os 14 e os 15 cm, nas armaçãoes da laje de cobertura que é maciça não fizeram as curvaturas no fim dos ferros, julgo chamarem-se ancoragens, assim como nas vigas que ligam as sapatas. Estou com algum receio em relação a estas situações , pois não tenho grande conhecimento, o meu marido é que vai agora andando a tentar descobrir o que foi feito.
    Como ainda estamos numa situação não muito má em relação a valores entregues ao empreiteiro, queremos ter uma ideia do problema que possa haver. Pois pelo que li aqui pelo forum sei que o tecnico responsavel não devia ter autorizado tal situação. Obrigado
  2.  # 2

    Não existe diretor de fiscalização?
    E o autor do projecto já foi informado?
    Concordam com este comentário: PCPNP
  3.  # 3

    Boa noite. Sim foi. Estamos a espera que tirem as placas da laje para confirmar a espessura mas nas pontas está com. 14 cm em alguns locais. A situação é que o meu marido foi tirando algumas fotografias e agora viu que os ferros tambem não estavam como se encontravam no projecto. Ou seja sem as curvas nas pontas, nem na laje nem nas vigas.
  4.  # 4

    Queriamos saber se estas situações são muito graves. Pois não sabemos que fazer.
  5.  # 5

    Colocado por: CalexQueriamos saber se estas situações são muito graves. Pois não sabemos que fazer.

    Não é aqui que resolve o seu problema, isso é assunto para ser resolvido pelo diretor de fiscalização e pelo autor do projecto de estabilidade.

    Quando fizer a próxima casa, não deixe betonar nada, sem uma vistoria do diretor de fiscalização.
    Concordam com este comentário: David_Santos, PCPNP
  6.  # 6

    nenhuma lage devia ser enchida sem o ok da fiscalização
  7.  # 7

    Boa noite.
    Peço desculpa pelo incómodo a minha esposa fez estas questões mas eu estou mais a par da situação. Pois tratei mais de perto com o técnico. A questão é que nunca me passou pela cabeça que fossem fazer isto. Acompanhei e o ferro foi colocado conforme e até confiava minimamente no técnico responsável. Também me apercebi que não deveria ter sido autorizado o enchimento sem as ancoragens pelo que li, em relação ao Betão da laje não era fácil pois encontrava-me a trabalhar e não pude acompanhar a betonagem. Sou uma pessoa que até se preocupa e interessa e como tal chego ao ponto de me passar pela ideia até mandar tudo abaixo e recomeçar de novo, pois se a coisa estiver muito má por causa destas situações, prefiro perder algum dinheiro agora, que enterrar lá tudo o que tenho e não tenho. E perder a cabeça um dia mais tarde e dar cabo da minha vida por causa de alguns ...... Pois actualmente o empreiteiro deve lá ter tantos €€€ como eu.
    E se me dizem que aquilo até não tem grandes problemas vou ter de confiar nos técnicos???
    Quando e se der problemas daqui a alguns anos fico eu com o menino nas mãos....
  8.  # 8

    A laje não ser executada com as dimensões do projeto, sem o consentimento do projetista de estruturas, é grave.

    Reúna com a fiscalização e o projetista para decidirem o rumo a tomar.
  9.  # 9

    Colocado por: pauloagsantosnenhuma lage devia ser enchida sem o ok da fiscalização

    E foi autorizado pelo técnico. Ele próprio me ligou a informar que estava conforme.
  10.  # 10

    Colocado por: CalexE foi autorizado pelo técnico. Ele próprio me ligou a informar que estava conforme.

    Qual técnico? aquele que é funcionário do empreiteiro?
  11.  # 11

    a fiscalização é independente do empreiteiro?

    não estou a ver nenhuma fiscalização a dizer que está conforme quando o DO vê claramente que não está.

    agora se é uma daquelas fiscalizações arranjadas por contactos do empreiteiro já me calo.

    se uma laje foi projectada com 18 cm e depois é feita com 14 ou 15 cm, então esta divergencia tem que ficar escrita no livro de obra e alguem tem que se responsabilizar pelo erro.
  12.  # 12

    A altura da laje não é problematica, deve verificar é a altura da lâmina de betão e o tipo de vigotas.
    Provavelmente vai ter mais surpresas
    • Calex
    • 7 junho 2020 editado

     # 13

    Peço desculpa mas infringi as normas do forum com o numero de comentários. Pelo que não conseguia responder.
    O técnico é á parte do empreiteiro. Não está relaccionado com este.
    Sr zedasilva, não sei se estou a dizer alguma anormalidade em relação ao seu comentário mas a laje é maciça por isso julgo não usar vigotas. A lamina de Betão refere-se mesmo ao que em concreto.
    Eu saber destas coisas é como já disse, sou uma pessoa bastante interessada e tento obter bastante informação antes de me meter em algo. Não tive hipótese de acompanhar tudo por motivos profissionais. Agora com fotos e comparações com o projecto vim dar com estas situações. Claro que agora fico com o pé atrás. Pois o empreiteiro quer receber a parte dele, e o técnico agora deve estar a pensar um bocado na vida por ter autorizado estas situações.
    Um vão da laje tem 7,5 x 5,5 que é a sala .
    O que me preocupa também bastante o facto de não terem ancorado nada. Nem vigas, nem nas fundações, nem laje. Agora tenho visto algumas obras e poucas as têm. É normal esta parte??
  13.  # 14

    A parte da falta da ancoragem é normal, ainda que seja um erro grave. Acontece por falte de fiscalização e acompanhamento efetivo.
    Sendo uma laje macissa, esqueça a minha observação.
  14.  # 15

    Colocado por: zedasilvaA parte da falta da ancoragem é normal, ainda que seja um erro grave. Acontece por falte de fiscalização e acompanhamento efetivo.
    Sendo uma laje macissa, esqueça a minha observação.

    Obrigado de qualquer forma. A sua opinião é de que a situação acontece regularmente em muitas obras. Como podem os técnicos deixar passar estas coisas??? Não pode causar problemas mais tarde???
 
0.0164 seg. NEW