Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, o meu arquitecto falou-me na possibilidade de projectar um bloco de apartamentos, todos eles com um pé direito igual a 2,40m, o que acham?? e se depois formos por tecto falso com os focos essa altura iria para os 2,30m...acham uma altura aceitavel?? dá para viver em condiçoes sem ter problemas c a iluminação'??
    agradeço a atenção
  2.  # 2

E qual a vantagem?
    Por mais um piso. Ou o seu arquitecto é anão?
    Desculpe a brincadeira mas essa é uma informação que vinda de um arquitecto não mereçe outro comentário
  3.  # 3

apartamentos? essa medida não é legal 2.30m
    veja o rgeu

RGEU, art.º 65

CAPÍTULO III
    Disposições interiores das edificações e espaços livres
    Artigo 65.º
    (Redacção do Decreto-Lei nº650/75, de 18 de Novembro)

1. A altura mínima, piso a piso, em edificações destinadas à habitação é de 2,70m
    (27M), não podendo ser o pé-direito livre mínimo inferior a 2,40m (24M).

2. Excepcionalmente, em vestíbulos, corredores, instalações sanitárias, despensas
    e arrecadações será admissível que o pé-direito se reduza ao mínimo de 2,20m
    (22M).

3. O pé-direito livre mínimo dos pisos destinados a estabelecimentos comerciais é
    de 3m (30M).

4. Nos tectos com vigas, inclinados, abobadados ou, em geral, contendo superfícies
    salientes, a altura piso a piso e ou o pé-direito mínimo definidos nos nºs 1 e 3
    devem ser mantidos, pelo menos, em 80% da superfície do tecto, admitindo-se
    na superfície restante que o pé-direito livre possa descer até ao mínimo de
    2,20m ou de 2,70m, respectivamente, nos casos de habitação e de comércio.

na minha opinião habitação nunca menos que 2,50m, só garagens e arrumos
  4.  # 4

Pois a ideia era aproveitar e fazer mais um piso, mas acho 2,40m uma altura insuficiente...tendo em conta que depois ia levar tecto falso..iamos ficar com 2,30...axo pouco
  5.  # 5

mais um piso? então e os indiçes urbanistos da zona?
  6.  # 6

Menos dos típicos 2,70m e parece que você vive num bunker.

Agora se quiser meter mais um andar no prédio...
    •  
      FD
    • 19 outubro 2009

# 7

Por acaso, em minha casa tenho 2,5m e não me sinto muito claustrofóbico. :)
  7.  # 8

Colocado por: JpauloVtendo em conta que depois ia levar tecto falso..iamos ficar com 2,30...axo pouco

2.30m, não é legal

1. A altura mínima, piso a piso, em edificações destinadas à habitação é de 2,70m
    (27M), não podendo ser o pé-direito livre mínimo inferior a 2,40m (24M).
  8.  # 9

Colocado por: ParamonteMenos dos típicos 2,70m e parece que você vive num bunker.

menos de 2,70 e mais que 2,40 dá perfeitamente para viver
    para mim no minimo 2.50, em geral deve-se deixar minimo 60cms altura da pessoa/tecto.
  9.  # 10

O arquitecto estava seguramente a falar em 2.40 já finais ou seja livres, não acredito que estivesse a cometer um erro de palmatória.
  10.  # 11

Colocado por: marco1O arquitecto estava seguramente a falar em 2.40 já finais ou seja livres, não acredito que estivesse a cometer um erro de palmatória.

o arquitecto não mas o user, ao acrescentar tecto falso.
  11.  # 12

Fernando, precisamente, por isso disse o que disse, o user certamente compreendeu mal o arquitecto.
  12.  # 13

Bom dia e novamente reabrindo este tópico, só para dizer que o projecto ta em fase final de apreciação e o pé direito dos apartamentos (em bruto) foi com 2.60. Logo dps contando com tecto falso e pavimentos irá ficar com +/-2.45?? certo?? Qual a opinão dos entendidos?? é uma boa solução??

Cumps,
    JPaulo
  13.  # 14

Colocado por: JpauloVBom dia e novamente reabrindo este tópico, só para dizer que o projecto ta em fase final de apreciação e o pé direito dos apartamentos (em bruto) foi com 2.60. Logo dps contando com tecto falso e pavimentos irá ficar com +/-2.45?? certo?? Qual a opinão dos entendidos?? é uma boa solução??

Cumps,
    JPaulo

não será um pouco baixo?
  14.  # 15

Pois isso queria eu saber, e queria também saber se os 15cm que indico para o pavimento e o tecto falso são os correctos.

Cumps,
    JPaulo
  15.  # 16

Colocado por: ParamonteMenos dos típicos 2,70m e parece que você vive num bunker.

2,70m? essa medida é pouco comum... antes os 2,50m... já viu se quiser fazer portas com pé direito total, o tamanho da folha da porta e os preços que vai ter? e se quiser ter tecto falso para passar condutas ou outras coisas, qual é a medida de pé direito contado do "tosco" que vai ter?
  16.  # 17

Pé direito em tosco =2,60m
  17.  # 18

Para mim pé direito em limpo: 2,70

Mais baixo do que isso nota-se sobretudo em compartimentos c\ alguma área , como salas
  18.  # 19

Colocado por: JpauloVPois isso queria eu saber, e queria também saber se os 15cm que indico para o pavimento e o tecto falso são os correctos.

Cumps,
    JPaulo

15 cm de quiser pavimento radiante... se não com 10 cm consegue-se.
    A altura caixa de tecto falso depende da altura final de pé direito que pretende. Até com 5cm dá para colocar focos iluminários de tecto... não se preocupe com essa questão.
  19.  # 20

Colocado por: bhp
    Colocado por: JpauloVPois isso queria eu saber, e queria também saber se os 15cm que indico para o pavimento e o tecto falso são os correctos.

Cumps,
    JPaulo

15 cm de quiser pavimento radiante... se não com 10 cm consegue-se.
    A altura caixa de tecto falso depende da altura final de pé direito que pretende. Até com 5cm dá para colocar focos iluminários de tecto... não se preocupe com essa questão.

Não irei ter pavimento radiante, logo presumo que os 10cm cheguem. Eu em tosco irei ter 2,60m, queria ficar no mínimo com 2,50m finais, já com tecto falso e o pavimento.

0.0204 seg. NEW