Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Venho reportar a aparente rápida degradação de um deck Lunawood SHP Profix2 - ver fotos.
    O deck foi adquirido à Banema (representante da Lunawood) e aplicado pela empresa Gabrimóveis em Fev.2019.
    Tem uma área de ~35m2, à volta de uma piscina exterior, parte de uma moradia localizada no distrito de Aveiro mas longe do mar.
    Após exposição do caso à Lunawood, à Banema, à Gabrimóveis e ao arquitecto responsável, foi efectuada uma visita técnica ao local por essas entidades. Concluiram que se trata de um fungo e que necessitava de um tratamento próprio. Claro que esse tratamento demora em ser aplicado porque há pouco interesse / disponibilidade para o concretizar.

    Gostaria de perguntar aqui no fórum o seguinte:
    - concordam com a opinião que isto será um fungo?
    - a garantia do produto cobrirá estas situações? ou seja, poderei isentar-me de eventuais custos do tal tratamento argumentando que ainda está na garantia? de quem é a responsabilidade por este problema?
    - alguém tem o contacto de empresas dedicadas a Decks, no norte do país, que me possam dar uma segunda opinião ou que possam proceder à reparação / substituição do deck?

    Agradeço os vossos comentários e sugestões
      deck3.jpg
      deck2.jpg
      deck1.jpg
  2.  # 2

    Protegeu a madeira com algum produto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcp82
  3.  # 3

    Tem colónias de fungos... Mas isso pode ser causa exterior ao material... Acho isso muito estranho...

    O local apanha sol? O deck está devidamente ventilado, sob o mesmo? Que tipo de tratamento dá à piscina. Tem fungos nas zonas verdes adjacentes?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcp82
  4.  # 4

    Obrigado pelos comentários.

    O carpinteiro que instalou o deck, e que me disse que já tinha instalado vários decks, aplicou um produto aquando da instalação (Fev.2019) e repetiu essa operação passado 2-3 meses (Maio-Junho 2019). Aparentemente parece-me que esse produto se está a destacar do deck, porque eu vejo uma espécie de película transparente a descolar-se...

    O local apanha muito Sol (orientação Sul-Poente).
    O deck está instalado sobre uma estrutura de cimento, a cerca de 5-10cm do solo. Não sei se isso é ventilação suficiente.
    O tratamento da piscina é feito por adição de Sal, e depois as máquinas de electrólise, cloro e pH fazem o resto - isso poderá ter influência?
    Não vejo fungos nas zonas verdes adjacentes.
    Refiro também que tenho um deck de igual material na varanda dos quartos que, embora não esteja tão "mau", também apresenta sinais de deterioração. Isto num segundo piso, muito longe da piscina e do jardim. Por isso é que esta justificação dos fungos não me convence muito, mas eu não percebo nada disto.
  5.  # 5

    Colocado por: amcp82Aparentemente parece-me que esse produto se está a destacar do deck, porque eu vejo uma espécie de película transparente a descolar-se...

    eu acho que o problema advem então disso!? se forma pelicula, não é adequado a esse tipo de madeira termomodificada.
    A solução que vejo é decapar isso tudo, lavar com agente biocida ( solução de hipoclorito), deixar secar. e reaplicar um protector de madeira de deck, á base de oleo.
    Tem de ser colorido. tem oleo deck da BONA, tem da BIOFA. a cada 2 anos, basta lavar o deck, deixar secar e reaplicar o oleo colorido... com uma "boneca".

    Eu tenho um deck desses faz mais de 10 anos.

    Leia estes topicos:

    https://forumdacasa.com/discussion/9381/quase-escandalizada-com-orcamento-para-deck-composito/
    https://forumdacasa.com/discussion/64557/revestimento-exterior-com-thermowood-opinioes-sobre-preco-manutencao-etc/
    Neste ultimo link, leia as paginas todas, para se aperceber do que deve ser feito , do que não deve, e como prevenir.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcp82
  6.  # 6

    Por ultimo e so agora reparei...
    Isto, este remate... tem tudo para correr mal e não ter durabilidade alguma.

    é o que se chama, não entender as propriedades e as limitações do material.
    Já agora, que tipo de parafusos/ pregos foram utilizados!?

    A má fama destas soluções, advem da má aplicação, não do material...
    Sem querer entrar em alarmismos, mas isso merecia ser arrancado e revisto.

    PS: Eu estou muito satisfeito com a madeira do deck, mas tam´bem na minha instalação, form afeitos erros crassos, utilizadas ferragens desadequadas, não seguiram as recomendações de instalação do fabricante e ainda por cima uma sub-estrutura demasiado fraca. Repvejo, apesar de em 10 anos a coisa se tem vindo a aguentar, ter de remover e reaplicar o deck novamente daqui a uns 2 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcp82
      Anotação 2020-06-08 101345.jpg
  7.  # 7

    Colocado por: amcp82Após exposição do caso à Lunawood, à Banema, à Gabrimóveis e ao arquitecto responsável, foi efectuada uma visita técnica ao local por essas entidades. Concluiram que se trata de um fungo e que necessitava de um tratamento próprio. Claro que esse tratamento demora em ser aplicado porque há pouco interesse / disponibilidade para o concretizar.


    Isso ganhou o fungo devido aos espaços criados entre o filme de protecção/ verniz e a madeira... que conjugado com o sol e humidade, foi a receita para esse desastre.

    Não me diga que ninguem lhe disse nada, acerca deste fenómeno? a meu ver o "culpado" da existencia de fungos, fora os outros erros de concepção/ instalação, é mesmo desse verniz...
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, RRoxx, Joao Dias
  8.  # 8

    Pedro Barradas,

    Obrigado pelos seus comentários.
    Já verifiquei os tópicos que me indicou: dou-lhe os parabéns pelo seu Deck que parece em excelentes condições!

    O meu problema é que confiei que quem instalou o Deck sabia como proceder, era seguir o manual da Lunawood. Já percebi que foram cometidos erros na instalação do material e no tratamento efectuado.
    Agora, eu pretendo soluções. Será de insistir na decapagem e novo tratamento? Ou devo pensar em remover todo o deck? Se o fizer não volto a nenhum tipo de madeira, prefiro pedra: tenho nos pátios à volta da casa e não trabalho nenhum, o que na minha opinião compensa a desvantagem estética.

    Perdi a confiança no material/instalação: esperava que a Lunawood/Banema só vendessem o material a quem estivesse devidamente habilitado para o instalar! Disso depende a própria reputação desses Decks! Na minha opinião não é o comprador que tem de se assegurar que o material é devidamente instalado. Por isso acho que a responsabilidade não é só do instalador mas também do distribuidor. É assim noutros negócios.
  9.  # 9

    Colocado por: amcp82mas também do distribuidor.

    so se o mesmo tenha recomendado o instalador.. e mesmo assim responsabilidade limitada. Depois tem aí outros pormenores de montagem que... não fazem parte de nenhum manual de instalação... nomeadamnte utilizar pregos e o remate como tem na zona assinalada a amarelo.

    sinceramente tem duas hipoteses:
    1 - os parafusos de fixação são em inox, são adequados e o remate assinalado pode ser alterado para uma prancha inteira a emcabeçar aquelas reguas. Lixar/ decapar toda a superficie, biocida e aplicar um oleo colorido adequado a madeiras com pouca absorção. Acho que a lunawood recomenda da OSMO.

    2 - Remover isso e mudar por completo o sistema construtivo. Talvez qq coisa mais parecido, ou mesmo no material das lajetas que ali tem.



    Colocado por: amcp82Já verifiquei os tópicos que me indicou: dou-lhe os parabéns pelo seu Deck que parece em excelentes condições!

    Está mais ou menos. mais deformado... e com as zonas de ficação dos parafusos... meio desfeitas. Este ano vai levar mais uma dose de oleo.
  10.  # 10

    Já agora, isto também não se faz.. bem sei que é porreiro aproveitar todas as sobras.. mas caramba!!!
    Concordam com este comentário: Joao Dias
      deck12.jpg
  11.  # 11

    Essa junta é para permitir o acesso ao poço da piscina, onde se encontra o motor que enrola a cobertura.

    Vou tentar junto da Banema obter contactos de empresas que me possam solucionar o problema. Concordo consigo: ou me removem todo o deck e fazem o tratamento adequado, ou terei de o remover definitivamente e substituir por outro material.

    O que me parece criticável é venderem-se produtos (que podem ser muito bons e muito bonitos) sem garantirem a sua correcta instalação e manutenção por empresas certificadas. As grandes empresas não costumam fazer isso. Como já troquei mails com a representante europeia da Lunawood, farei questão de a informar do sucedido, porque no final é essa a marca que sai prejudicada. Eu pessoalmente nunca recomendarei essa marca, a não ser que este meu problema tenha uma solução muito eficaz!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
    • sbcnv
    • 8 junho 2020 editado

     # 12

    Que material foi aplicado?

    Sera que foi o oleo da marca Penofin? A penofin nas ultimas remessas tem tido imensos problemas onde passados uns meses, os decks praticamente ficam pretos e cheios de fungo, desde decks de pinho a decks de madeira exotica!

    Veja se nao foi algo do genero. Veja inclusive se mesmo sendo uma marca diferente, se a marca-mae nao sera a mesma.

    Outra coisa refere que o produto se esta destacar... sera que ele aplicou uma especie de poliuretano ou verniz? Se foi o caso, entao e obvio que se esta a destacar. Por acaso agora que refere isso, isso parece mesmo um verniz que falhou ou algo do genero com esse esbranquicado todo.

    Poliuretanos e vernizes nao sao para aplicar em exteriores que estejam expostos 100% 24/7, porque depois quando falham sao uma chatice do diabo - so lixando tudo!
  12.  # 13

    Em que zona do Pais foi aplicado o Deck?
  13.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasPor ultimo e so agora reparei...
    Isto, este remate... tem tudo para correr mal e não ter durabilidade alguma.

    é o que se chama, não entender as propriedades e as limitações do material.
    Já agora, que tipo de parafusos/ pregos foram utilizados!?

    A má fama destas soluções, advem da má aplicação, não do material...
    Sem querer entrar em alarmismos, mas isso merecia ser arrancado e revisto.

    PS: Eu estou muito satisfeito com a madeira do deck, mas tam´bem na minha instalação, form afeitos erros crassos, utilizadas ferragens desadequadas, não seguiram as recomendações de instalação do fabricante e ainda por cima uma sub-estrutura demasiado fraca. Repvejo, apesar de em 10 anos a coisa se tem vindo a aguentar, ter de remover e reaplicar o deck novamente daqui a uns 2 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:amcp82
      Anotação 2020-06-08 101345.jpg


    Realmente... com esta piscina, espero bem que o carpinteiro tenha usado parafusos de aco inoxidavel! Se usou parafusos de exterior galvanizados, os parafusos e pregos vao comecar a partir todos num instante junto a piscina (que e tratamento salgado).
    • sbcnv
    • 8 junho 2020 editado

     # 15

    Colocado por: amcp82Essa junta é para permitir o acesso ao poço da piscina, onde se encontra o motor que enrola a cobertura.

    Vou tentar junto da Banema obter contactos de empresas que me possam solucionar o problema. Concordo consigo: ou me removem todo o deck e fazem o tratamento adequado, ou terei de o remover definitivamente e substituir por outro material.

    O que me parece criticável é venderem-se produtos (que podem ser muito bons e muito bonitos) sem garantirem a sua correcta instalação e manutenção por empresas certificadas. As grandes empresas não costumam fazer isso. Como já troquei mails com a representante europeia da Lunawood, farei questão de a informar do sucedido, porque no final é essa a marca que sai prejudicada. Eu pessoalmente nunca recomendarei essa marca, a não ser que este meu problema tenha uma solução muito eficaz!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas


    Nao concordo. O material esta acessivel a qualquer um. Caramba, culpar o fabricante? Cabe a pessoa contratar uma pessoa que realmente saiba o que fazer, caso a pessoa nao saiba, para isso e que servem as garantias ou tribunais.

    O que esta a dizer, seria o equivalente a um talhante por exemplo, ter de se certificar, que quem lhe faz um bife no restaurante o faz bem.

    Com certeza a empresa devera ter instaladores certificados, onde se certifica que esses instaladores sabem o que fazem e seguem as recomendacoes. Usando instaladores fora desse circulo, tanto lhe pode sair alguem que saiba ler as instrucoes do fabricante ou que faz o que lhe der na gana.

    Mas sinceramente a solucao ate me parece bem facil - ainda que de trabalho.

    Decapar tudo com uma lixadora de chao/industrial e voltar a madeira base. Dar um tratamento nao com hipoclorito de sodio como referiram, o hipoclorito e muito agressivo e muda o pH da madeira. Preferivel usar percarbonato de sodio (que no fundo e OxiAction). Em seguida lavar com acido oxalico para repor o pH da madeira e as fibras de lenina.

    Deixar ai uns 3 dias de bom sol para secar isso bem. Apos isso, dar-lhe com oleo com pigmento no maximo dos maximos Semi-Transparente (ou seja nao ser pigmento opaco se nao acontece como acima).

    Convem certificar-se que as ferragens utilizadas junto a piscina sao em inox (parafusos, pregos e quaisquer outro material. Ao fazer isto, tem ai deck para muitos e bons anos.

    De 2 em 2 anos +/- dar uma nova de mao com oleo, ou ate pode ser ligeraiemnte antes de 2 anos. Depende do trafego na zona.
  14.  # 16

    Colocado por: sbcnv
    Decapar tudo com uma lixadora de chao/industrial e voltar a madeira base. Dar um tratamento nao com hipoclorito de sodio como referiram, o hipoclorito e muito agressivo e muda o pH da madeira. Preferivel usar percarbonato de sodio (que no fundo e OxiAction). Em seguida lavar com acido oxalico para repor o pH da madeira e as fibras de lenina.



    Sbcnv, o ácido oxalico é misturado com água em que proporção?
  15.  # 17

    Colocado por: sbcnvDar um tratamento nao com hipoclorito de sodio como referiram, o hipoclorito e muito agressivo e muda o pH da madeira. Preferivel usar percarbonato de sodio (que no fundo e OxiAction). Em seguida lavar com acido oxalico para repor o pH da madeira e as fibras de lenina.


    Certo. Mas como esta madeira tem a estrutura molecular alterada devido ao tratamento térmico... Não sei se será assim tão grave. Além disso... Numa piscina, hipoclorito de sódio é o que normalmente não falta.
  16.  # 18

    Colocado por: nocas1

    Sbcnv, o ácido oxalico é misturado com água em que proporção?


    Eu geralmente uso e peco desculpa os termos de "cups" mas fica mais facil.

    Cerca de 4 litros de agua quente/morna para 1.5-2 copos de acido oxalico - por copo faco a definicao do equivalente de 300 ml de volume - portanto uma lata pepsi.

    Mexer bem para dissolver, e aplicar no deck enquanto ainda estiver quente/morno. O acido oxalico vai tornar a madeira como nova e se usou uma especie de lixivia antes disso, vai voltar a trazer a madeira para o seu ph normal.



    Alias o acido oxalico e o que os produtos de marca para limpeza de decks, geralmente os kits sao 2 produtos, onde o primeiro e percarbonato de sodio e o segundo e o acido oxalico.

    Se conseguir arranjar os ingredientes em si, fica muito mais barato para uso recorrente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, nocas1
  17.  # 19

    Mas antes destas sugestões todas peça um relatório técnico à banema e reenvie para o empreiteiro e peça plano de açao e prazos para efeitos de garantia.
  18.  # 20

    sbcnv agradeço os seus comentários, são algo animadores para mim!

    Eu não tenho formação nesta área mas quero acreditar que existe uma solução.

    Como não tenho disponibilidade nem capacidade para resolver isto sozinho, a minha pergunta é com quem poderei falar para me dar um orçamento para reparação deste deck?
 
0.0281 seg. NEW