Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Somos novos neste forum.

Compramos uma moradia em planta (em Nov.2019), que iniciou a obra em Abril 2020.
    A casa terá 3 frentes, 200m2 e é voltada a nascente.

Nesta fase temos muitas dúvidas sobre decisões importantes a tomar em casa fase da obra.

Gostaria da vossa opinião sobre:

- Escolher Ar Condicionado ou Aquecimento Central (Gás Natural);
    - Chão piso 0: Cerâmico ou Flutuante? Ou misto?
    - Lareira: estamos inclinados para optar por pellets - alguém tem feedback?

Daqui até ao final da obra terei muitas dúvidas!
    Alguns aspectos teremos hipótese de alterar/escolher e por isso não queria deixar de tomar as melhores decisões dentro do possível.

Obrigada,
  2.  # 2

Pode, eventualmente, mostrar alguma planta da habitação?
    • GFB
    • 7 junho 2020

# 3

Bom dia,

Como disse " ADROatelier " se tiver as plantas assim seria mais facil de o orientar.

Relativamente a dar uma opinião as questões que fez temos:
    Aquecimento/arrefecimento --> existe muitos tipos diferentes e cada un tem as suas vantagens/desvantagens
    A DECO Proteste fez varias analises de custos de soluções e as mais economicas são a biomassa (lenha e pellet)e as bombas de calor, a longo prazo. No caso de optar pour um sistema consumidor de energia electrica aconselho instalar paneis fotovoltaicos para compensar o consumo.

Tipos de revestimentos de chão --> é muito usual numa moradia encontrar os dois tipos (cerâmica e flututante). Recomendo o cerâmico para as zonas sociais e de aguas e o flutuante de madeira ou madeira colada nos quartos, isto tendo em conta o desgaste ao longo do tempo.

Lareira --> Em primeiro é importante saber se esta servira para o aquecimento central ou se é para uma estética da moradia. Se é só para estética, do meu ponto de vista, pensava em suprimi-la e canalizava essa economia para as outras instalações. Evita também toda a manutenção que seria precisa com essa instalação (trazer pellet, limpar, manutenções, etc.).

Estes pontos têm a suas relevancias mas veja bem a qualidade do isolamento térmico da fachadas.

Cps,
  3.  # 4

Boa tarde,

Anexo as duas plantas.

O propósito da lareira será apenas aquecimento da sala, faz parte do projecto e agrada-me tê-la no inverno.

No piso 0 gostava de ter o chão mais uniforme possível e confortável com a exceção do wc. Daí a dúvida...

Obg
      B0D2AD40-EBCD-4262-81EC-1BD82E434020.jpeg
      FFA8B274-BF5C-4E8D-BB01-EC89E6CF2447.jpeg
    • GFB
    • 7 junho 2020

# 5

Boa noite,

Já agora que tipo de construção estamos a falar ?

Cps,
  4.  # 6

A ilha da cozinha não tem lógica nessa organização espacial ... Manias, modas.

Na sala, porque outra zona de refeições!?
  5.  # 7

Tipo de construção? Como assim?
    Desculpem a ignorância...
  6.  # 8

O projecto não cumpre as acessibilidades.. O patamar superior, no piso 1, tem de ter no mínimo 120cm, fora outros detalhes....
    Concordam com este comentário: GFB, eu
  7.  # 9

Refeições da cozinha será apenas na mesa, não terá bancos na ilha, é apenas desenho.

Sala para refeições com visitas.

A casa era T4 com quarto no piso 0, o qual não pretendemos, optamos por aumentar a cozinha.
    • GFB
    • 7 junho 2020

# 10

Boa noite,

Ao ver as suas plantas tenho algumas reflexões a fazer:

No piso 0: o positionamento da lareira com a disposição da sala não é muito coerente pois corta o muro ao meio e não tem como centralizar um movel para a TV. Não estou a imaginar pôr este à frente da escada aberta para a sala. Acho que deve rever o positionamento da lareira até porque existe possibilidade de movimentar esta tendo em conta que por cima está o closet.
    O alpendre/garagem é muito curta... carro encostado ao muro e do outro no limite exterior... como tira as compras/abre a mala... à chuva. Deve alargar esta na largura total da moradia para o conforto de utilização.

No piso 1: acho que a casa de banho comum pequena está mal organizada pois a porta a abrir encima do WC é uma aberração. Tem do meu ponto de vista de rever a diposição desse local. Mais vale pôr um chuveiro para permitir outra organização pois já tem uma banheira no quarto ou então alarga-la.

Revestimento: pelo que se vejo nas plantas só tem cerâmica nas zonas de agua. Cuidado na cozinha pois ai punha no minimo cerâmica da janela até à extremidade da ilha central.

Local técnico: onde está este ?? tem cave ? Onde fica a caldeira e o balão da água ?
    Lavandaria ? é tudo na cozinha ?

Cps,
    • GFB
    • 7 junho 2020

# 11

Boa noite,

Se percebi a casa tem licença para construção com outra configuração, a qual deve respeitar as acessibilidades... mas no entanto vocês já mudou isso e hoje não está conforme.

Tem as plantas originais ?

Cps,
  8.  # 12

A casa já foi comprada com projecto arquitectura feito, e o licenciamento saiu em abril deste ano.
  9.  # 13

Provavelmente é isso. Não somos os donos da obra.

Não tenho outras plantas comigo.

Estás foram dadas pela imobiliária.

Colocado por: GFBBoa noite,

Se percebi a casa tem licença para construção com outra configuração, a qual deve respeitar as acessibilidades... mas no entanto vocês já mudou isso e hoje não está conforme.

Tem as plantas originais ?

Cps,
  10.  # 14

O local técnico é ao lado do frigorífico.

Máquina da roupa/secar ficará na garagem: foi alterado;

O revestimento da casa é capoto.

As banheiras serão bases de duche: alteração.

Em relação à lareira veremos em obra, ainda está em fase inicial (2 meses de obra).

No piso 0: o positionamento da lareira com a disposição da sala não é muito coerente pois corta o muro ao meio e não tem como centralizar um movel para a TV. Não estou a imaginar pôr este à frente da escada aberta para a sala. Acho que deve rever o positionamento da lareira até porque existe possibilidade de movimentar esta tendo em conta que por cima está o closet.
    O alpendre/garagem é muito curta... carro encostado ao muro e do outro no limite exterior... como tira as compras/abre a mala... à chuva. Deve alargar esta na largura total da moradia para o conforto de utilização.

No piso 1: acho que a casa de banho comum pequena está mal organizada pois a porta a abrir encima do WC é uma aberração. Tem do meu ponto de vista de rever a diposição desse local. Mais vale pôr um chuveiro para permitir outra organização pois já tem uma banheira no quarto ou então alarga-la.

Revestimento: pelo que se vejo nas plantas só tem cerâmica nas zonas de agua. Cuidado na cozinha pois ai punha no minimo cerâmica da janela até à extremidade da ilha central.

Local técnico: onde está este ?? tem cave ? Onde fica a caldeira e o balão da água ?

Cps,

Cps,
    • eu
    • 7 junho 2020

# 15

Colocado por: ccpisca- Escolher Ar Condicionado ou Aquecimento Central (Gás Natural);

Eu sugiro aquecimento/arrefecimento por piso radiante e bomba de calor. Na minha opinião, atualmente, em construção nova, não optar por piso radiante é uma asneira. É algo que proporciona um conforto térmico tão bom que deve ser uma prioridade.

Colocado por: ccpisca- Chão piso 0: Cerâmico ou Flutuante? Ou misto?

Flutuante, não, cruzes, credo. Ou cerâmico ou soalho de madeira a sério.

Colocado por: ccpisca- Lareira: estamos inclinados para optar por pellets - alguém tem feedback?

Com piso radiante, eu até riscaria por completo a lareira.
  11.  # 16

Compreendo todas as sugestões, mas há coisas que não podemos alterar.

Há um preço de aquisição que já está definido.

Do que for possível, tentarei tomar as melhores opções.
    • GFB
    • 7 junho 2020

# 17

Boa noite,

Provavelmente é isso. Não somos os donos da obra.
    Não tenho outras plantas comigo.
    Estás foram dadas pela imobiliária.

Disse que comprou..., logo é o Dono de Obra hoje. A obra foi licenciada com um projeto que se vocês alterou logo será responsavel por essas alterações e suas consequências.
    Mais tarde quer a licença de habitabilidade mas esta não está conforme e vai pager um "saco azul" ou ter que fazer alterções. Isto depois da casa estar feita vai custar...

Cps,
  12.  # 18

Só alteramos a divisão da cozinha. Nada mais estrutural.
    Acredito há haja plantas oficiais e que contemplem estas normas, caso contrário não seria licenciado.
  13.  # 19

16 degraus??

espero que o arquiteto saiba o que está a fazer, neste caso visto ter um degrau no patamar mais valia ter ai mais dois na diagonal e folgar a extensão da escada

a wc comum no 1ºandar vai ter o lvatório em frente á janela não permite espelho mas...
    agora já não vale muito a pena esmiuçar mas essa planta dá ideia que foi algo que foi sendo martelada martelada e está ai algo um pouco sem alma.
  14.  # 20

Colocado por: ccpiscaCompreendo todas as sugestões, mas há coisas que não podemos alterar.

Há um preço de aquisição que já está definido.

O preço está definido para aquilo que acordaram, pode sempre fazer alterações, tem é que pagar a diferença caso isso tenha custos.

0.0232 seg. NEW