Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,
    Gostaria de saber se alguém pode fazer o favor de ajudar na seguinte situação:

    Estou a estudar uma solução para aproveitar a água de um poço para Wcs, cozinha e maquina de lavar roupa e louça. Posso usar uma bomba de superficie já com balão e pressostato ou tenho obrigatoriamente de usar uma bomba submersa?

    Altura do poço: +- 8 Metros
    Distância cimo do poço até bomba superfície: +- 5 metros
    Pisos: 2

    Esta solução é viável que indico abaixo é viável?

    https://pt.trotec.com/produtos-e-servicos/ferramentas/bombas/bombas-de-superficie-balao/

    Cmpts,
    Domingos Nunes
    •  
      aacc
    • 8 junho 2020

     # 2

    Colocado por: dmanAltura do poço: +- 8 Metros


    Se tiver mais de 8 metros, já não pode ser bomba de superfície
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dman
    • SrR
    • 8 junho 2020

     # 3

    Tem agua da companhia?
    • SrR
    • 8 junho 2020

     # 4

    Colocado por: aacc

    Se tiver mais de 8 metros, já não pode ser bomba de superfície
    ao nivel da agua, se o poço tiver 8mt e o nivel da agua rondar os 4mt por ex ja dá
  2.  # 5

    Colocado por: SrRao nivel da agua, se o poço tiver 8mt e o nivel da agua rondar os 4mt por ex ja dá


    Não porque a bomba estaria ainda com mais 5m de elevação

    Colocado por: dmanDistância cimo do poço até bomba superfície: +- 5 metros
    • SrR
    • 8 junho 2020

     # 6

    O problema nao é a elevação, este tipo de bomba nao pescam a mais de 7mt, alias nenhuma delas pesca a mais de 7mt
    • SrR
    • 8 junho 2020

     # 7

    Colocado por: dmanDistância cimo do poço até bomba superfície: +- 5
    isto ja nao tinha lido
    • SrR
    • 8 junho 2020

     # 8

    Para pescar a mais tinham k ter um vacuo absoluto
  3.  # 9

    Colocado por: SrRTem agua da companhia?


    Boa tarde,

    Sim tenho água da companhia
  4.  # 10

    Colocado por: aacc

    Se tiver mais de 8 metros, já não pode ser bomba de superfície
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dman


    Obrigado pelo seu comentário.

    encontrei este kit, mas está muito acima do meu orçamento.
    será que tenho de gastar assim tanto?

    https://www.felixenergy.pt/produto/kit-completo-para-furos-de-ate-50-metros/
  5.  # 11

    Colocado por: Anonimo06082021Existem mas é um confusão dos diabos.

    O melhor será optar uma bomba submersível tipo EBARA ou LOWARA..etc

    Esse tipo de bombas a pescar nessa profundidade pode dar barraca.


    Boa tarde,


    Já estive a pesquisar e talvez seja melhor uma bomba submersa, mas tenho de comprar à parte o autoclave e pressostato.
    Tenho de ver como montar....
    • SrR
    • 8 junho 2020

     # 12

    Colocado por: dman

    Boa tarde,

    Sim tenho água da companhia
    isto porque à luz da
    Lesgislacao actual o uso de agua de poços e furos privados, nao pode ser utilizada em circuitos de agua para consumo caso tenha acesso a agua da companhia a menos de 20mt da sua casa
  6.  # 13

    Colocado por: SrRisto porque à luz da
    Lesgislacao actual o uso de agua de poços e furos privados, nao pode ser utilizada em circuitos de agua para consumo caso tenha acesso a agua da companhia a menos de 20mt da sua casa


    eu sei, mas as contas da água têm sido elevadas e tenho de encontrar uma forma de baixar custos.
    • SrR
    • 8 junho 2020

     # 14

    Colocado por: dman

    eu sei, mas as contas da água têm sido elevadas e tenho de encontrar uma forma de baixar custos.
    percebo perfeitamente, mas convem estar informado da lei em vigor, alem disto nao se esqueça que poupa na agua mas aumenta aos custos da electricidade por causa da bomba
  7.  # 15

    Colocado por: dmaneu sei, mas as contas da água têm sido elevadas e tenho de encontrar uma forma de baixar custos.
    Repare que teria de fazer um circuito de água totalmente diferente do da água da companhia. A água do seu poço em momento algum se pode misturar com a água da companhia, caso contrário estará a contaminar a água da rede pública.

    Perante o investimento necessário em fazer um circuito autónomo, acha que iria recuperar o investimento em quanto tempo?

    Aproveite a água do poço para usos no exterior da habitação, para regas e lavagens, logo aí já poupa bastante na conta da água. Depois é adoptar comportamentos que limitem o consumo excessivo de água.
  8.  # 16

    Colocado por: Anonimo06082021A água pública está a ser contaminada e ninguém sabe ou liga.

    Não é só com a interligação das águas dos poços que a água é contaminada!!

    E esse é um argumento que interessa âs consecoes..Tanta água que não é controlada e muitas que dizem ser tem cloro a mais.

    E o cloro em demasia também faz mal.
    De acordo que a água da companhia por vezes também pode estar contaminada, muitas vezes pelos próprios canos que já estão impróprios, outras vezes porque o cloro é medido "a lá olhometro", o que dá origem aos excessos do mesmo, mas também à sua insuficiência.
    Agora convenhamos que tem de haver controlo, e na maioria das situações, a água que nos chega a casa é própria para consumo. O mesmo não se pode dizer da água do poço. Se toda a gente injectar água de poços na rede, então existe um perigo bastante real de contaminação microbiológica da mesma.

    Infelizmente, actualmente, os nossos solos já não têm a qualidade de há 20 ou 30 anos, e a água dos poços facilmente está contaminada com tudo e mais alguma coisa. Junte-se a isso o facto de poucas pessoas fazerem a limpeza devida, e temos um cocktail diarreico.
 
0.0204 seg. NEW