Iniciar sessão ou registar-se
    • LuaPi
    • 8 junho 2020 editado

     # 1

    Boas,
    Encontrei uma moradia em planta por um ótimo preço que me suscitou muito a atenção. O único problema é que o projeto é um lote de 14 moradias a começar em Janeiro de 2021 e com previsão de finalização em junho de 2022. Parece-vos um prazo viável ou demasiado curto?
    Em relação aos pagamentos, existe o pagamento do sinal de 8000€ e depois no final de 2020 o pagamento do terreno que são 60000€, este é um procedimento corrente? Depois haverão tranches de pagamento durante a concretização da obra até à entrega da casa.
    Perguntei o que me salvaguardava no caso de obra ter de parar ou algo acontecer com o empreiteiro. Disseram me que a partir do momento que compro o lote do terreno no final do ano tudo o que lá está me pertence e que se a obra parar o que está feito é meu e só tenho que arranjar quem acabe o que falta construir. Parece-vos bom o suficiente para avançar? Estive a ver moradias anteriores do mesmo empreiteiro e gostei muito dos acabamentos.

    Desde já obrigada
  1.  # 2

    Colocado por: LuaPiDisseram me que a partir do momento que compro o lote do terreno no final do ano tudo o que lá está me pertence e que se a obra parar o que está feito é meu e só tenho que arranjar quem acabe o que falta construir.



    Se o empreiteiro colocar lá um monte de areia ?

    É um risco mas cada um sabe de si.

    Peça a minuta do contrato de promessa para vermos como isso está feito. Seria interessante.
  2.  # 3

    Isso não é nada normal, o terreno será do construtor até à data da escritura, se ele não tem dinheiro que peça ao banco, você no máximo pague de sinal e reforço de sinal 20%, mas mesmo assim tem que verificar a capacidade financeira da empresa, histórico, etc.
    Essa história do pagamento do terreno é uma aldrabice, você pagava o terreno, mas o terreno continuava em nome do construtor.
    14 moradias em 18 meses é muito curto.
  3.  # 4

    Estou com uma situação semelhante.
    Vi uma moradia em "planta" - https://www.idealista.pt/imovel/31674403/, sinceramente nem sei se pode ser designada por esse termo, visto que a única coisa que existe é um projeto de arquitetura e um documento com previsão de materiais que pode ser visto na respectiva página - https://www.imovictoria.pt/property-detail/moradia-terra-moradia-aveleda-terreno-aveleda-moradia-nova-moradia-piscina/100240.

    A questão é que está previsto fazer um loteamento para 6 moradias (ainda não submetido na câmara) e o promotor pretende passar já para a assinatura de um CPCV com sinal de 25% do total da obra.

    Para mim isto não faz sentido nenhum (sou leigo no assunto) e pelo que tenho pesquisado, avançar para o sinal de uma moradia sem projeto aprovado e caderno de encargos é um tiro nos pés.
    De uma forma muito simplista parece-me que o promotor pretende que os possíveis compradores "financiem" a obra.

    É possível avançar para a comercialização de uma moradia em planta sem loteamento (neste caso em concreto) e projetos submetidos na câmara?

    Obrigado pela atenção
  4.  # 5

    Esses links não parecem estar funcionais…
    Mas se não está sequer aprovado… eu não me metia nisso.
  5.  # 6

    a olhar para isso assim de repente fico sem perceber porque é que a garagem não fica logo de frente para a rua em vez de ficar de lado e obrigar os carros a uma curva de 90 graus dentro do terreno, retirando espaço (que já não é muito)
  6.  # 7

    Colocado por: SerialÉ possível avançar para a comercialização de uma moradia em planta sem loteamento (neste caso em concreto) e projetos submetidos na câmara?

    É!
    Assim hajam incautos que aceitem esse risco.
    Um sinal de 25% nem com projetos todos aprovados e fundações já abertas ...
  7.  # 8

    • RCF
    • 19 janeiro 2022

     # 9

    Colocado por: SerialA questão é que está previsto fazer um loteamento para 6 moradias (ainda não submetido na câmara) e o promotor pretende passar já para a assinatura de um CPCV com sinal de 25% do total da obra.

    Para mim isto não faz sentido nenhum (sou leigo no assunto) e pelo que tenho pesquisado, avançar para o sinal de uma moradia sem projeto aprovado e caderno de encargos é um tiro nos pés.

    E está a pensar muito bem...
    Estes projetos podem ser interessantes, desde que não tenha de haver um investimento inicial tão grande e, especialmente, sem que sequer existam projetos aprovados.
    Ainda assim, se realmente tiver interesse, comece por investigar esse construtor/promotor e veja até que ponto é credível ou não. Tente ver o histórico dele. Que obras está a fazer e que obras já fez. Depois, satisfazendo, ainda assim, tente não dar tanto de entrada e antes de projetos aprovados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Serial
  8.  # 10

    IS sem cumprir acessibilidades…
    Acabamentos… ….
    Flutuantes… pre de AC…
    Electrodomesticos…
    Não há ref a isolamentos…
    1500€/m2

    Sem nada aprovado…
    Digo de novo. Não me metia nisso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Serial
  9.  # 11

    Este é mais um exemplo onde é dado enfoque especial à "imagem"
    Pelo descritivo das características técnicas trata-se de uma construção perfeitamente normal com uma qualidade de acabamentos bastante básica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Serial
  10.  # 12

    Sem sistema de climatização e aproveitamento de energias renováveis não é possível aprovar os projetos.

    Se o o projeto de arquitetura do loteamento ainda não foi submetido, conte com pelo menos meia dúzia de anos para a conclusão da casa, isto na melhor das hipóteses.
    Sem o alvará de loteamento registado na conservatória não existem os lotes, não sei como é que se vende uma moradia num lote que nem sequer existe.
    Mas anda por aí muita gente a dormir e dentro de pouco tempo tem tudo vendido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Serial
  11.  # 13

    Duas das IS sem iluminação natural, há clarabóia na cozinha mas não nas IS.
    Quanto a isolamento falam de EPS 5cm no revestimento, XPS 10 cm na cobertura.
    Caixilharia de correr, vidro 6 + 10 + 44.1
  12.  # 14

    Colocado por: zedasilvaEste é mais um exemplo onde é dado enfoque especial à "imagem"
    É o que vende
    Concordam com este comentário: zedasilva
  13.  # 15

    Colocado por: gil.alves1500€/m2

    Para ser justo, esse valor é ao m2 útil, que não é a métrica comum. Normalmente só se usa essa bitola para enviesar as contas :)

    (350k / 188 m2 úteis) - IVA = ~1500m/m2
    (350k / 476 m2 brutos) - IVA = ~600€/m2

    Embora a probabilidade do anúncio ter as medidas correctas é quase nula :)

    Há dias também encontrei um anúncio, que nem sequer tem terreno (!)
    Licenciamento do projecto, construção e, claro, fiscalização eheh
    O exterior tem boa pinta.

    https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/moradia-t4-1-em-t-vistas-panoramicas-360-ID17J5I.html

    Muito cuidado com estes negócios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Serial
  14.  # 16

    Pois era bom que apenas contassem os m2 uteis :)
  15.  # 17

    25% de sinal em condições normais não, então o que dizer nestas condições de tanta volatilidade?! O risco é enorme! E se ainda falta lotear, aprovar projectos de loteamento etc... vai durar anos. Se os preços baixarem o tipo ajusta o preço? E se subirem? Pois... não se meta nisso.

    Já agora:
    Não tem lavandaria;
    Muito espaço em corredores (até dentro dos quartos);
    Não tem escritório
  16.  # 18

    Muito obrigado pela ajuda.

    Já tinha essa ideia, mas queria obter mais opiniões.

    Esqueci de dizer que o promotor aponta para início das obras de loteamento em agosto de 2022 e finalização das moradias a dezembro de 2023. Isto sem, à data de hoje; entrar o projeto de loteamento na câmara.
  17.  # 19

    Colocado por: Serialo promotor aponta

    Neste momento o promotor vai apontar tudo o que os potenciais DO queiram ouvir.
 
0.0194 seg. NEW