Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!
    parabéns pelo forum!

    o caso:
    sou casado com um filho. vou mudar de concelho.
    tenho umT2 e quero comprar outro.
    o valor em divida é de 60.000€ - a casa "vale" 120.000€ - renda actual 145€ (spread 0.4 e estiquei o crédito a 50 anos, este ano posso reverter tudo como estava anteriormente)
    o valor da casa que quero comprar é de 100.000€
    tenho quem me alugue a casa por 500€ com opção de compra em 3 anos. tudo legal com contrato.
    agora como eu compro a outra casa?
    3 opções:
    1- crédito troca de casa montepio, periodo de carência 3 anos, pago só os juros das duas. avaliam-na em 120.000€ e com os 90% que me dão sobre isto pago a casa mais as despesas ficando a pagar de juros por mês e pelas duas casas cerca de 280€. despesas 4000€ (2 escrituras, 2 avaliações....) se não vender ao fim de 3 anos passam a minha casa actual para rendimento. Quando tenho de pagar o dinheiro da amortização do periodo de carência? é diluido nas prestações até eu ter 80 anos?
    2- crédito obtido através do rendimento. pouco sei deste processo mas basicamente a ideia é emprestarem-me os 90% sobre o valor da avaliação da outra casa com base no rendimento garantido pelo contrato de arrendamento (e a opção de compra). sei quem o já tenha feito e garanta que no fim das contas não se perde tanto dinheiro como no crédito troca de casa. só é feita uma escritura, 1 avaliação....
    3- Pedir um reforço do empréstimo actual e contrair mais um empréstimo pessoal. esta é a mais louca penso eu. se devo 60.000€ e a casa vale 120.000€ o banco empresta-me 50.000. a renda actualmente saltaria para os 320€. os restantes 50.000 pedia um empréstimo pessoal, que as taxas actuais deveria rondar os 500 ou mais euros...esta é para esquecer.

    eu aponto para a 2 hipotese. o que os mestres pensam?
  2.  # 2

    actualização:
    1- o dinheiro da amortização não pago no periodo de carência é diluido nas restantes prestações
    2- fico a pagar 290€ por este novo emprestimo. tenho 2400€ de despesas de escritura. + 200 para alterar o meu contrato actual para arrendamento. e tenho de passar o meu emprestimo actual de 50 anos para 40 anos.
    vantagens: menos despesas no processo, fica já tudo tratado, vou amortizando as duas casas, posso pedir mais 4000€ e acabo de pagar o carro (- uma prestação de 150€ mês).

    o truque: de verão alugo a casa que vou comprar, mudo-me para a casa da sogra. com o dinheiro abro uma conta poupança habitação (benificios fiscais? quanto?) abatendo no empréstimo mais pequeno.

    em termos de IRS é que devo levar uma boa cacetada...mas posso meter mais umas despesas de manutenção das casas...
    e os recibos do arrendamento? basta uns feitos no pc?

    Obrigado!
    •  
      FD
    • 20 outubro 2009

     # 3

    Colocado por: kalashnikovpago só os juros das duas

    Cuidado! Paga só os juros mas este período de carência não é gratuito. Durante o tempo em que só paga juros, está a acumular mais juros pelo capital que não está a amortizar...

    Colocado por: kalashnikov2- crédito obtido através do rendimento. pouco sei deste processo mas basicamente a ideia é emprestarem-me os 90% sobre o valor da avaliação da outra casa com base no rendimento garantido pelo contrato de arrendamento (e a opção de compra). sei quem o já tenha feito e garanta que no fim das contas não se perde tanto dinheiro como no crédito troca de casa. só é feita uma escritura, 1 avaliação....

    Tem dados sobre isto? Sabe que, em princípio, a taxa de juro será muito diferente (para cima), certo?

    Colocado por: kalashnikovcom o dinheiro abro uma conta poupança habitação (benificios fiscais? quanto?) abatendo no empréstimo mais pequeno.

    Não compensa as chatices ou a poupança em termos de IRS.

    Colocado por: kalashnikove os recibos do arrendamento? basta uns feitos no pc?

    Sim.

    Eu tentaria pagar as duas casas ao mesmo tempo, sem período de carência.
  3.  # 4

    Tenha atenção ao seguinte : os juros estão no seu ponto mais baixo de sempre. Há fortes probabilidades de no final de 2010 começarem a subir e voltarem a níveis "normais" - o que pode significar que em 2011 a sua prestação terá duplicado.
  4.  # 5

    Cuidado! Paga só os juros mas este período de carência não é gratuito. Durante o tempo em que só paga juros, está a acumular mais juros pelo capital que não está a amortizar...

    sim, a amortização não paga é diluida nas prestações restantes após a venda.

    Tem dados sobre isto? Sabe que, em princípio, a taxa de juro será muito diferente (para cima), certo?


    os dados que tenho da simulação são os seguintes:
    TAE: 2,7916%
    SPREAD: 1.1000%
    TAN:1.8720%
    valor emprestimo: 100.000€
    prazo: 41 anos
    Prestações constantes

    Tenha atenção ao seguinte : os juros estão no seu ponto mais baixo de sempre. Há fortes probabilidades de no final de 2010 começarem a subir e voltarem a níveis "normais" - o que pode significar que em 2011 a sua prestação terá duplicado.


    no esquema para o qual estou mais virado, emprestimo com base no rendimento, o aluguer da minha casa cobre os dois emprestimos. mesmo que a taxa volte para os niveis anteriores fico com uma prestação de 300€ o que é perfeitamente suportável.

    obrigado pelas respostas!
  5.  # 6

    fico com uma prestação de 300€ o que é perfeitamente suportável


    Atenção - faça uma simulação de IRS com o valor da renda.
  6.  # 7

    Atenção - faça uma simulação de IRS com o valor da renda.


    sim...isso ainda tenho de fazer. até hoje sempre recebi a totalidade dos meus descontos. com esta renda...bem terei mais por onde abater (obras de conservação...)


    fico com uma prestação de 300€ o que é perfeitamente suportável

    estes 300 euros é a somar aos 500 que recebo da renda, ou seja teria cerca de 800 de rendas para pagar num cenário de subida das taxas de juro para os níveis a que estavam à uns meses atrás.

    obrigado!
 
0.0147 seg. NEW