Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    JCoimbra
    Normalmente é necessário pedir autorização e colocar um projecto.
    No entanto, dou-lhe o exemplo de uma amiga minha que fez uma piscina na zona de Coimbra, sem licença.
    Após denúncia de um vizinho, ela teve de pagar à CMC o licenciamento e meter um projecto.
    Com a coima ficou em cerca de 200Euros.
    Cumpr.
    João André
  2.  # 2

    Colocado por: andre74Com a coima ficou em cerca de 200Euros.

    Isso mal dá para o lev. topografico... como é que só pagou isso!?
    Não se cuide, não, meta pelo menos, 5x mais. pelo menos...
    Concordam com este comentário: antonylemos
    • eu
    • 15 junho 2020

     # 3

    Colocado por: andre74Após denúncia de um vizinho

    O que levará um vizinho a denunciar a construção de uma piscina ?
  3.  # 4

    Colocado por: eu
    O que levará um vizinho a denunciar a construção de uma piscina ?
    Barulho, inveja, demasiado tempo livre, algum fundamentalismo.

    Não aposto dinheiro, mas diria que mais de 50% das piscinas em Portugal estarão ilegais
  4.  # 5

    Colocado por: andre74Com a coima ficou em cerca de 200Euros.
    isso inclui o preço da legalização, etc? nao acredito.
  5.  # 6

    Colocado por: HAL_9000Barulho, inveja, demasiado tempo livre, algum fundamentalismo.
    ... e alguma razão, quer gostem quer não...
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  6.  # 7

    Colocado por: eu
    O que levará um vizinho a denunciar a construção de uma piscina ?

    Ou então o cumprimento da lei 😂
    Onde já chegámos, andarmos a cumprir leis!
    Concordam com este comentário: antonylemos
  7.  # 8

    Colocado por: antonylemos... e alguma razão, quer gostem quer não...
    Não disse o contrário. Concordo que deva ser tudo licenciado para estarmos de consciência tranquila. Mas se o meu vizinho fizer ilegal, sem que daí resulte qualquer dado para a sociedade, tb não vou denunciar. Já vi as câmaras a licenciar coisas que atentam bem mais o bem comum.

    Por vezes os custos despendidos no licenciamento taxas e taxinhas e incremento de IMI consome tantos recursos como a piscina em si, daí que perceba a motivação de algumas pessoas para a fazerem à margem da lei.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu
  8.  # 9

    Colocado por: rjmpiresOu então o cumprimento da lei
    OK. Mas mas dado o incumprimento em causa, terá o vizinho assim tanta necessidade de fazer a denúncia?

    As leis são para cumprir, mas obviamente que temos de ter algum bom senso nas nossas acções também. Eu por exemplo não denunciaria nessa situação em particular. A Câmara que faça as devidas vestorias, agora com o google earth, até está facilitado o trabalho.
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 10

    Colocado por: HAL_9000Mas se o meu vizinho fizer ilegal, sem que daí resulte qualquer dado para a sociedade, tb não vou denunciar.
    isso já são questões sociológicas eu sei lá... no entanto, visto por outro lado... em paises com esse tipo de atitude prevalece anda tudo na linha, cumprem-se leis etc etc medo de dunucias? talvez.. agora onde prevalece uma certa mentalidade de chiquismo / anarquia temos o nosso belo portugal descaracterizado a torto e direito com obras ilegais..

    ok, uma piscina num logradouro nao é grande problema, mas é igual, cá tanto é com coisas pequenas como grande.. .. é só uma piscina, é só isto ou aquilo... depois aparecem na televisaõ situaçõies idênticas, mas de outra escala, já é tudo corrupto e gera indignação geral...
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  10.  # 11

    Colocado por: JoelM
    Cada um é livre de fazer o que quiser, agora apelidar o vizinho disto e daquilo quando o outro é que comete uma ilegalidade...
    Ó JoelM não apelidei o vizinho de nada, quanto muito disse que um dos motivos era inveja.
    Parece que neste fórum nunca ninguém fez "xixi fora do penico". Como tenho sempre medo das consequências, sempre paguei todos os meus impostos certinhos, licenciei tudo e mais alguma coisa, mas admito que pedi um desconto no IVA na construção. Não tive sorte nenhuma e no final terei pago 40K em IVA, mas tentei.

    O ideal é que toda a gente seguisse escrupulosamente as leis, mas existem alguns desvios que sinceramente não me fazem ter vontade de denunciar.

    As próprias câmaras licenciam coisas incompreensíveis, como casas em zona agrícola, sem distâncias regulamentares para o eixo da via.
  11.  # 12

    Colocado por: antonylemosisso já são questões sociológicas eu sei lá... no entanto, visto por outro lado... em paises com esse tipo de atitude prevalece anda tudo na linha, cumprem-se leis etc etc medo de dunucias? talvez.. agora onde prevalece uma certa mentalidade de chiquismo / anarquia temos o nosso belo portugal descaracterizado a torto e direito com obras ilegais..
    Concordo ideologicamente, apenas digo que eu não faria denúncia por causa da piscina. Já se ele fizesse um barracão com chapas zincadas e descaracterizasse a "paisagem", é pá.....
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 15 junho 2020 editado

     # 13

    Colocado por: rjmpiresOu então o cumprimento da lei 😂
    Onde já chegámos, andarmos a cumprir leis!


    Eu compreendo as denúncias quando começam a construir algo que não podem construir, como por exemplo um anexo ilegal.

    Mas quando constroem algo que podem construir, e a única coisa em falta é um papel, é um pouco estranho... neste caso, o vizinho denunciante teve que ir à câmara ver se havia licenciamento?
  12.  # 14

    Colocado por: eu

    Eu compreendo as denúncias quando começam a construir algo que não podem construir, como por exemplo um anexo ilegal.

    Mas quando constroem algo que podem construir, e a única coisa em falta é um papel, é um pouco estranho... neste caso, o vizinho denunciante teve que ir à câmara ver se havia licenciamento?

    É por isso que há uns que pagam o IVA, a SS, a reforma e os carros dos outros!
    É claro que não somos todos meninos do coro e os supra sumos da razão, eu também não ia denunciar um vizinho por fazer uma piscina, não é o mesmo que ser cúmplice num homicídio 😂
  13.  # 15

    Colocado por: eu
    O que levará um vizinho a denunciar a construção de uma piscina ?

    Já agora imagine que o vizinho não gosta do barulho que vem do outro lado do muro, provavelmente com uma piscina não ia ficar mais calmo.
    Eu como gosto de algazarra não havia problema, e provavelmente ainda ia levar umas minis e mandar umas bombas na piscina!
    Concordam com este comentário: JCoimbra
  14.  # 16

    Colocado por: JoelM

    como é que sabe que pode construir? falta ultrapassar o índice de construção por exemplo.... (não sei se é o caso ou não).

    Eu tenho um caso próximo na família que se meteu a fazer umas quantas obras ilegais porque os vizinhos são porreiros, o empreiteiro disse que não havia problema e tal e agora coça na cabeça porque provavelmente nem são licenciáveis...

    O que poderá vir daí? Demolição?

    A não ser que sejam abortos construtivos, é prática casas todas pipis serem demolidas por falta de licenciamento?
  15.  # 17

    Colocado por: miguel.fernandes
    O que poderá vir daí? Demolição?

    A não ser que sejam abortos construtivos, é prática casas todas pipis serem demolidas por falta de licenciamento?
    podem nao concordar, mas se nao o fazem mais deviam de o fazer... haveria menos construção ilegal.

    mas como vivemos num pais onde tudo mundo vive à margem da lei e impune.. é a vida
  16.  # 18

    Colocado por: andre74Boa tarde, LMGuerreiro
    Tenho fotos dos trabalhos de desenvolvimento do projecto.
    Todos os dias depois do trabalho, tirava sempre uma foto.
    Cumprimentos
    João André


    Importa-se de publicar? É sempre bom percebermos como foram executados os vários processos. O que estiver bem ótimo, se algum estiver mal aprendemos e corrigimos.

    Obrigado
  17.  # 19

    O que não falta é casas ilegais neste país fora.
    Aqui ao lado tenho uma obra embargada e mora lá uma família há quase 30 anos, água, luz, meo.. só não está completamente acabada e pintada.
  18.  # 20

    Colocado por: JoelM

    mas quando quiserem fazer partilhas ou vender, nao vai ser fácil...
    Concordam com este comentário:rjmpires

    Muitas vezes esse problema fica para os herdeiros resolverem
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
 
0.0242 seg. NEW