Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,
    Depois de uns anos a viver num apartamento, começamos a ter necessidade de um espaço maior e com outras comunidades. Construir uma casa!
    Digo construir, porque já possuo o terreno ( 30m largura e 60m comprimento). Mas aqui surgem as primeiras dúvidas.
    O meu objetivo será fazer uma moradia térrea, que pelo que me têm dito, é possível devido á largura do terreno (30m). O terreno situa se em Aveiro, no PDM está como "tipo 2...".
    O terreno ainda não está em meu nome, faz parte de uma herança! Como posso saber que tipo de moradia posso construir? Qualquer desenhador/projetista/arquitecto me consegue dar essa informação? Ou terá de ser directamente na câmara?
    Se for na câmara, como posso saber se nem documentação tenho?!
    Obrigado
    Pedro Gomes
  2.  # 2

    na camara basta dizer onde é o local nem precisa de ser ainda proprietário para ter essa informação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrogomes1985
  3.  # 3

    E conseguem me informar que tipo de moradia posso construir? Térrea, 1 pisos, 2 pisos ..
  4.  # 4

    claro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrogomes1985
  5.  # 5

    Fui hoje a câmara, como já tinha consultado o PDM já sabia que o terreno se encontrava na zona do tipo 2. Sendo o próximo passo fazer um "pedido de informação prévia". Que já engloba um projecto de arquitectura para o local!
    Agora a minha pergunta é, esse projecto é um gênero de um esboço?!? Com o gênero de casa que pretendo?
    Um projeto destes é para andar á volta de que valores?
    Obrigado
    Abraço
  6.  # 6

    Género.. gênero é brazuca...

    Um estudo prévio de arquitectura para instrução de um PiP, é praticamente o mesmo que um projecto para a fase de licenciamento/ comunicação prévia.
    Tem menos umas quantas peças desenhadas e pormenores e bastante menos peças escritas e outras burocráticas.
    em termos de trabalho e de custo, é praticamente a fatia maior de tempo de desenvolvimento de um projecto de arquitectura para submeter na câmara.

    Preços, isso o amigo tem de pedir cotações a gabinetes/ arquitectos que tenham interesse em desenvolver o projecto.
    Concordam com este comentário: marco1
  7.  # 7

    Bom dia

    Cruzando o artº14º do RJUE com o anexo II, ponto 7 da portaria que define os elementos instrutórios pode no PIP apenas requerer informação sobre certos aspectos que pretende saber, nomeadamente implantação, cércea, volumetria, etc...sem definir para já o projecto de arquitectura em concreto. Pode ser util em situações em que tenha tempo para iniciar a construção e queira saber as condicionantes do terreno. Advirto desde já que nem todas as câmaras municipais têm este entendimento. Se não me falha a memória, no Porto apresentei um PIP apenas para saber da volumetria a construir enquanto que em Ilhavo exigiam praticamente toda a documentação correspondente a um processo de licenciamento, como o Pedro Barradas referiu.

    Caso queira que lhe dê uma cotação e apresentação dos nossos serviços, terei todo o gosto.
    Os meus melhores cumprimentos

    Rafael Fortes, Arq.
    963614228 | [email protected]
  8.  # 8

    Colocado por: Rafael Fortesenquanto que em Ilhavo exigiam praticamente toda a documentação correspondente a um processo de licenciamento, como o Pedro Barradas referiu.


    Não podem, só podem pedir os documentos previstos para o PIP.

    Em relação ao tema em concreto, a vantagem do PIP é, caso seja instruído com detalhe correcto, iniciar a construção com comunicação prévia, especialmente útil em zonas sem loteamento ou que não estejam em zonas consolidadas.

    Para isso tem de ir já o boneco parecido ou similar ao detalhe de licenciamento.

    Normalmente abato o valor do PIP nos honorários do licenciamento ou comunicação prévia subsequente, visto que grande parte do trabalho já está, em princípio, feito.
  9.  # 9

    Colocado por: brunomrosaNormalmente abato o valor do PIP nos honorários do licenciamento ou comunicação prévia subsequente, visto que grande parte do trabalho já está, em princípio, feito.

    Obviamente... se for para seguir sem alterações, é siga para a frente.
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes
 
0.0143 seg. NEW