Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    Crio essa discussão para perceber junto de quem sabe como está de momento a avaliação dos imóveis em Portugal?
    Tem aumentado ao longo dos anos?

    Mais concretamente nos Açores o preço tem aumentado por M2? Existe alguma tabela/indice/norma que diga o valor do m2 atual por municipio?

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Avaliação para que efeitos?

    IMI?
    Crédito Habitação?

    Avaliação de que sentido?
  3.  # 3

    Tem aqui no INE.. mas sinceramente de pouco vai servir
    https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_base_dados
    Concordam com este comentário: Nelhas
  4.  # 4

    Colocado por: NelhasAvaliação para que efeitos?

    IMI?
    Crédito Habitação?

    Avaliação de que sentido?


    Crédito Habitação.


    A ideia que tenho é que cada "avaliador" avalia como quer. Exemplo se eu for a uma casa como avaliador posso meter 900€m2 e outro pode meter 1100€m2
  5.  # 5

    Colocado por: K0STRA ideia que tenho é que cada "avaliador" avalia como quer. Exemplo se eu for a uma casa como avaliador posso meter 900€m2 e outro pode meter 1100€m2


    O avaliador protege os eu cliente ( Banco).
    Logo não avalia a sorte como diz.
    Avalia a melhor forma de proteger o investimento do seu cliente e com enquadramento do que o banco pretende de si
  6.  # 6

    Tem conhecimento de ser esse o procedimento??

    O banco tem um "pré-acordo" com o avaliador para um determinado preço?
  7.  # 7

    Colocado por: K0STRTem conhecimento de ser esse o procedimento??

    O banco tem um "pré-acordo" com o avaliador para um determinado preço?


    Primeiro.
    Vamos começar por aqui.

    O Banco é dono do dinheiro que voçe precisa, logo não vale a pena por nada revoltar-se com as decisões deles.

    2

    O avaliador é um "empregado" do Banco.
    Está lá para proteger o seu cliente.

    3

    O Avaliador pode ser enquadrado tendo em conta o perfil do cliente que quer determinado imóvel.
    Se o negocio interessa ou não ao Banco.

    Imagina que o cliente quer um empréstimo de 50k num imovel que têm potencial para valer 200k.
    Este negócio interessa ao Banco.
    Até rezam para que não pague.

    O Avaliador avalia com base em critérios isentos, mas é um contratado não é um independente.
  8.  # 8

    Ok. Obrigado pela explicação.
  9.  # 9

    Colocado por: K0STROk. Obrigado pela explicação.


    É só para não se desiludir.
    E pode sempre recorrer caso não goste da mesma.

    E as vezes são surpresas boas.
    • Sira
    • 12 junho 2020

     # 10

    Já agora.. eu tenho ideia que há uns anos deixou de ser obrigatório a avaliação ser feita por um avaliador do banco. Ou seja, que desde que fosse alguém inscrito na CMVM (espero não estar a dizer nenhum disparate) que teriam de aceitar a avaliação externa.

    Isto não é verdade?
    • PoisÉ
    • 12 junho 2020 editado

     # 11

    Colocado por: Sirateriam de aceitar a avaliação externa

    Os bancos teriam de aceitar a avaliação externa? Como assim?
    Quem pede o dinheiro é que contrata o avaliador e o banco tem que aceitar essa avaliação?

    Não, que eu saiba, não é verdade.

    O dia em que fizerem isso, pode crer que todos os pedidos de crédito feitos com recurso a avaliador externo são recusados logo na casa da partida, isto se o banco entretanto não lhe cobrar na mesma a avaliação feita por eles (de outras maneiras criativas).

    Percebo a angústia da avaliação mas não se esqueçam que o negócio tem que fazer sentido para todos.
  10.  # 12

    Os bancos são obrigados a contratar empresas de avaliação externas.
    Estas empresas são obrigada as ter cobertura nacional.

    Pode sempre pedir ao relatório da avaliação.
  11.  # 13

    Colocado por: ADROatelierOs bancos são obrigados a contratar empresas de avaliação externas.

    Mas são os bancos que escolhem os avaliadores e não o cliente.

    No dia em que o cliente puder contratar o avaliador à sua vontade e o banco não concordar com a avaliação, o crédito é recusado, tão simples quanto isso.
    • ml21
    • 12 junho 2020

     # 14

    Eu não percebo é o medo das avaliações, se for muito abaixo do esperado é sinal que provavelmente era um mau negócio e até é melhor a compra ficar por ali, partindo do pressuposto que se salvaguardaram no cpcv.
    Eu nunca tive qualquer medo com avaliações porque sabia que tinha feito um bom negócio, só estava curioso para saber o valor, se era mais 30 ou 40% daquilo que tinha pago.
    • Sira
    • 12 junho 2020

     # 15

    Eu não percebo é o medo das avaliações


    O meu interesse não era por medo de não conseguir o que quero/preciso na avaliação, mas por me causar uma certa revolta o valor que os bancos pedem por cada uma. E por não poder usar a mesma para negociar com vários bancos, sendo feita por uma entidade independente.

    Sempre são uns "trocos" que se poupam. Agora podem dizer que "ah e tal isso não é nada no preço de uma casa", mas grão a grão...
    • PoisÉ
    • 12 junho 2020 editado

     # 16

    Colocado por: Siramas por me causar uma certa revolta o valor que os bancos pedem por cada uma

    Não é que eles precisem de defesa, até porque prontos não a merecem mas, é uma fonte de receita.
    Quando o poder político lhes "tira" dinheiro dum lado, eles vão buscá-lo a outro, é tão simples quanto isso.

    Não andamos quase todos a pagar uns 20€ por um cartão que antes era de borla? É a mesma coisa.

    A próxima notícia que vir a dizer que os bancos deixam de poder cobrar "tal" comissão, já sabe... ou aumentam uma existente ou vem outra a caminho.
    • Sira
    • 12 junho 2020

     # 17

    é uma fonte de receita


    Acha que não lhes chega já o que pagamos de spread? E mais as outras taxas e taxinhas anexas à contratação?

    Enfim, eu sei que não devia me queixar, quem quer quer, quem não quer não quer.. o mal é eu precisar deles.
 
0.0187 seg. NEW