Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia pessoal,
    venho novamente pedir vos ajuda para uma nova realidade que é a construção da minha moradia, estou a dar inicio ao protejo, e deixo aqui as primeiras ideias, gostaria que me dessem a vossa opinião, todas as criticas construtivas são bem vindas, já ando por aqui a algum tempo, conheço como as pessoas agem, não levarei a mal, tudo o que for para me elucidar, esta construção tem que ter cave, r/c e 1º andar, são exigências do loteamento, e não pretendia ultrapassar os 160m2 úteis, daí ter só dois quartos e o escritório, e o I.S, no 1º piso,
    para já vejo que vou tirar o WC de serviço que está à entrada, depois haverá outras coisas que não estou a gostar, na cozinha por exemplo, deixem-me as vossas criticas, ideias, para poder melhorar a moradia, não sou da área, irei precisar da vossa ajuda ao longo deste processo, muito obrigado, um bem haja a todos.
  2.  # 2

    deixo planta r/c com sentido Norte
      RC.jpg
  3.  # 3

    Vai ter janela na frente da banca da cozinha?
    Eu passava-a para a parede nascente.
    Tem ali alguma área desperdiçada entre as duas salas.
    Aqueles cantinhos na parede nascente do R/Ch, acho que se podiam evitar.
    Janelas a Norte nos quartos do 1º piso, acho um erro tremendo.
    Concordam com este comentário: J_MatSolemar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J_MatSolemar
  4.  # 4

    olá 21papaleguas, foi a primeira opção, estamos a ponderar virar a banca da cozinha para nascente, mas sempre com a janela, a nascente neste caso, nos quartos 1º andar, tem toda a razão quando diz, evitar as janelas a norte, só que neste caso essa vista é a melhor de todas, está virada para a cidade (CASTELO) e termos optado por uma varanda, temos que ponderar...
  5.  # 5

    A vista é boa, mas a varanda e quartos são desconfortáveis.
    Onde moro tenho varanda a norte nos quartos (maior) e varanda a sul (pequena). Adivinhe qual é a única onde os miúdos vão brincar?
    Concordam com este comentário: J_MatSolemar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J_MatSolemar
  6.  # 6

    ricardo.rodrigues, óbvio a pequena a sul, concordo plenamente, e são essas coisas que me deixam indeciso, por um lado a vista que é boa, mas por outro, o inconveniente de estar virado a norte, como fazer ? Aceito sugestões...
  7.  # 7

    O arquitecto já simulou a exposição solar nessas fachadas?
    Como fazer... É uma discussão a realizar com o arquitecto. Tem de defenir a ponderação que cada factor terá para si na equação.
    Concordam com este comentário: J_MatSolemar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J_MatSolemar
  8.  # 8

    Vai ter portas interiores normais, ou do tipo ocultas/pivotantes?
    Só estou escrever isto, porque tem todas desenhadas do lado oposto ao sentido de abertura da porta...
    Concordam com este comentário: J_MatSolemar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J_MatSolemar
  9.  # 9

    Ola Pedro Barradas , é um projecto que esta a iniciar, mas creio que ainda não fez qualquer analise ou simulação da exposição solar dos alçados, sei que são coisas a ver com a minha arquitecta, mas aqui no forum tenho lido exposições com boas analises e bons concelhos, e ajuda bastante a tirar duvidas, daí eu recorrer ao grupo para ajuda.
    No que respeita às portas, sim, são todas portas ditas normais.
    Já agora o que lhe pareceu da planta?
  10.  # 10

    Colocado por: J_MatSolemare são essas coisas que me deixam indeciso, por um lado a vista que é boa, mas por outro, o inconveniente de estar virado a norte, como fazer ?


    Olá. Quanto tempo estará a ver a vista? O conforto sente-o sempre, faça sol ou faça chuva, de dia ou à noite. Se quer mesmo a vista porque não faz uma varanda para cada quarto? Uma de cada lado da casa, assim um quarto teria sol de manhã, o outro ao final do dia, e saindo à sua varanda, cada um tinha a vista a Norte na mesma...
    Concordam com este comentário: J_MatSolemar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J_MatSolemar
  11.  # 11

    Sobre a planta acho que há alguma área perdida ali no meio. E... entrar em casa e ver a esquina do patamar da escada a meia altura tampouco me parece muito interessante.
    Seria interessante de ver uma planta com o terreno topo e alguma envolvente, assim como algum 3D ou esquisso.
    Concordam com este comentário: J_MatSolemar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J_MatSolemar
  12.  # 12

    N Miguel Oliveira, É verdade o que diz, não vamos estar constantemente à varanda, Essa ideia de colocar uma varanda para cada quarto não é de deitar fora, em relação ao patamar das escadas, tem toda a razão, fica algo esquisito, também a área (perdida) que há por ali tem que ser mais bem resolvida, vou falar com a arq. para analisar estes e outros pontos que provavelmente poderão aparecer.
    o 3D, já falei com a arq. disse me que nesta fase ainda é cedo, por não estar ainda nada definido.
  13.  # 13

    Colocado por: J_MatSolemaro 3D, já falei com a arq. disse me que nesta fase ainda é cedo, por não estar ainda nada definido.


    Pensei que um 3D fosse sobretudo uma ferramenta de trabalho... Tal como um esquisso ou maquete por exemplo... É que a casa parece bastante recortada, seria interessante imaginar isso em 3 dimensões...
    Concordam com este comentário: J_MatSolemar
  14.  # 14

    e é com certeza uma ferramenta de trabalho, provavelmente não o será para todos!
    Para mim seria uma grande ajuda ver em 3D, já que não percebo um chavo de projectos, e nem sou da área da construção, por isso agradeço, e é bem vinda toda a ajuda que vier a obter aqui no forum.
  15.  # 15

    Boas Pessoal!
    Gostaria de ter mais algum feedbak em relação ao projecto da minha moradia, mas não está a ter grande impacto, será por ser uma moradia tipo "casita" ;) esta semana vou reunir com a minha arq. para fazer algumas alterações, logo que tenha alguma coisa mais coloco aqui, para ter as v/opiniões, tenho muitas duvidas, mas sei que não vou por telhados planos, tipo modernos, receio uma má impermeabilização, depois tenho duvidas entre o isolamento tipo capoto, e o que se coloca pelo interior, qual o melhor, já tenho seguido alguns tópicos aqui no fórum, e vejo que o capoto está a frente, mas tem alguma fragilidade, daí andar indeciso, outra questão é o aquecimento, prh com caldeira a Gaz, é o que irei por, mas não haverá problema com a caldeira ou a instalação visto haver muitos dias em que só será preciso que ela trabalhe umas horas por dia! será tipo para arranca, para arranca, o que me podem dizer sobre isto? obrigado.
    Continuação de uma boa semana.
    cumprimentos.
  16.  # 16

    Colocado por: N Miguel OliveiraSobre a planta acho que há alguma área perdida ali no meio. E... entrar em casa e ver a esquina do patamar da escada a meia altura tampouco me parece muito interessante.
    Seria interessante de ver uma planta com o terreno topo e alguma envolvente, assim como algum 3D ou esquisso.
    Concordam com este comentário:J_MatSolemar
    Estas pessoas agradeceram este comentário:J_MatSolemar

    e sim tambem por ser uma casita mas não por ser pequena e simples mas por parecer algo um pouco sem alma sobretudo o 1ºandar vai ficar tipo pudim em cima do rc
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  17.  # 17

    Bom dia Marco,
    Tem alguma sugestão para que esse pudim passe a ser bola de noiva? ;) reconheço que fica ali qualquer coisa de mal acabada, mas é para €vitar€€€€€€, não queria chegar a 200K, este valor é o limite...
    queria por tudo no R/C, mas o loteamento obriga a fazer com 1º piso, então pensamos pôr só o qb.
    Cumps.
    • RCF
    • 17 junho 2020

     # 18

    Não tem janelas a nascente por não poder ter ou por opção? Nascente é, para mim, o melhor lado para ter janelas... a norte é de evitar.
    No R/Ch, o WC e closet sem janelas também é de evitar. Conforme está, dificilmente o closet (a roupa) não ganhará facilmente humidades.
    Não sei bem como, mas eu tentaria dar uma volta ao R/Ch, especialmente à suite. No R/Ch vai ter necessidade de ter um WC de serviço. Se estiver na cozinha ou sala e necessitar de ir ao WC, não é prático ir ao andar de cima, nem ir ao WC da suite no R/Ch. Não é prático para quem reside e muito menos para uma visita. Por isso, se quiser eliminar o WC de serviço previsto na planta, é conveniente que retire o outro WC da suite e o transforme num WC de serviço, que sirva o quarto, mas também a zona social do R/Ch.
  18.  # 19

    RCF, obrigado pelo seu Feedback, na verdade as janelas a norte foi só porque tem vista para a cidade (castelo) mas vamos provavelmente alterar , o WC de serviço do rc vai ficar, mas não aonde está, tentar encontrar um sítio mais em zona social...as janelas que falou no closet, e wc da suite, nem tínhamos dado por ela, no closet não haverá grande necessidade, mas no wc de serviço sim, parece me importante ter, e é para manter, porque não retiramos o de serviço social...
    Cumprimentos
  19.  # 20

    J.Mat

    sim podia dar alguma sugestão mas para isso tinha de alterar muita coisa, isto não funciona tipo corte e costura, tem de haver um todo que se interliga
    no seu caso a caixa de escada no sitio onde está condiciona logo á partida tudo o resto
    meta aqui uma planta do lote e de forma a que se perceba os declives do terreno existente e de certeza que as opiniões poderão ter um pouco de mais valor, ou seja para se perceber um pouco mais das potencialidades desse lote e de como as plantas poderiam ter outras hipóteses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J_MatSolemar
 
0.0225 seg. NEW