Iniciar sessão ou registar-se
    • jforum
    • 13 junho 2020 editado

     # 1

    Para quem perceba de Frio :-\

    Hoje deparei-me com a Arca Congeladora desligada e os alimentos todos a descongelar!!

    É uma FAGOR CFV 200R (Vertical). Estava tudo desligado, motor parado..sem luzes..nada.

    Desliguei\liguei a ficha, abri a tampinha do motor e havia corrente nos terminais. Abri depois a parte do termostato e não vi nada queimado tb.., rodei o botão até ao máx. e começou a trabalhar..

    Depois testei rodar o botão\termostato até ao mínimo\Stop e só voltou a funcionar depois de a desligar da ficha, esperar uns segundos e volta a ligar. Testei isto 2x e comportamento foi sempre este. Na primeira vez que testei assim (ir ao STOP), o motor parecia bloqueado, tipo um barulhinho de fundo mas não estava a funcionar. Desliguei a ficha, esperei um pouco, voltei a ligar e já funcionou.

    Será termostato? é fácil mudar? Sei que é apenas necessário tirar 1 e colocar outro igual, mas a parte onde ele está 'colado' à parede da arca é algum vedante especial?

    https://i.postimg.cc/LsQf7gDb/IMG-4179.jpg

    https://i.postimg.cc/YC3Q6sWk/IMG-4180.jpg

    Isto é um vedante ou apenas uma borracha que se pode tirar e voltar a colocar?
    https://i.postimg.cc/0NyDc0YS/IMG-4183.jpg


    Já é um pouco antiga, mas nunca deu qualquer problema. Isto é daquelas coisas que.. e agora? Onde há um técnico?! Será que compre uma nova? Ah.... :-\

    No entanto agora està a trabalhar.. mas não tenho confiança para a deixar ficar sem perceber o que aconteceu..

    Desde de manhã que está a trabalhar, o motor está um pouco quente, a parte mais quente da carcaça está entre os ~70-80ºC, é normal? O que é certo é que está a fazer gelo..

    Que acham que faça?

    Obg
  1.  # 2

    Quando o motor é forçado a parar só volta a trabalhar passado algum tempo.

    Pela descriçao poderá ser o termico do motor, visto haver corrente nos terminais do motor.
    • SMBS
    • 13 junho 2020

     # 3

    Se já é antiga verifique se não vale a pena mudar uma vez que as antigas podem consumir centenas de euros em electricidade por ano. Fora a comida que pode vir a estragar-se
    • jforum
    • 14 junho 2020 editado

     # 4

    Sinceramente não sei mesmo se é do motor ou do termostato. Se calhar está a acusar os 25 anos e a pedir uma nova! :-\

    Ela tem 2 sintomas diferentes, primeiro pensei que fosse mesmo o termostato por isto:

    1º => Quando pára e deixa mesmo de fazer gelo, o motor não tem corrente, ou seja, indiferentemente da temperatura o termostato não ativa o motor! Ok, seria assim do termostato.

    No entanto, depois de ver isso, fiz um teste:

    - Para ela voltar a trabalhar, tenho de rodar o termostato até ao máximo (SUPER Congelação) e só assim ativa o motor, fiz isto e logo a seguir desliguei a ficha da tomada... passado uns segundos voltei a ligar e adivinhem?: Não funcionou, mas o sintoma agora era outro:

    2º => Motor com corrente! 220V ativos, mas estava tipo como que bloqueado, fazia tentativas de se ligar mas não ligava e ouvia-se um 'hummm' depois parava, e passado uns segundos voltava ao mesmo...

    Posto isto, pode ser do automático\bobine (não sei como se chama) do motor, mediante este 2º sintoma, mas se for pelo 1º sintoma parece que é do termostato! Raios pá..
  2.  # 5

    é o termostato que entregou a alma ao criador.

    Como lhe disse acima o motor depois de forçado a parar demora a ligar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jforum
 
0.0110 seg. NEW