Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a tod@s,

    Peço ajuda aos entendidos :-) tenho um problema com a minha bomba, em que fica sem pressão passados cerca de 30 segundos a dar água com uma mangueira de 1 polegada, se for com uma mangueira de 3/4 pode ficar dias sem perder pressão/caudal (enchi uma piscina com 53000 l em 3 dias, com a mangueira de 1 polegada não passava de 30 segundos e depois a pressão cai para quase 0)
    Marca Lowara trifásica, quadro sem sondas , tensões nas fases de cerca 7 amperes, pressostato a trabalhar correctamente com pressão máxima de 4 bar e mínima de 2.5, Autoclave de 75 litros.
    Pensei que seria falta de agua no furo (110m) fiz o teste com a torneira aberta de 1 polegada até perder a pressão, e fui medir a água no furo e a 7 metros da superfície já tinha água ou seja tinha 107m de reservatório cerca de 615 litros, o que no meu ponto de vista não é motivo para deixar de ter caudal e pressão.

    Obrigado
  2.  # 2

    Caudal é uma coisa, pressão é outra.
    1bar em 1" é uma coisa, 1bar em 3/4" é outra (isto falando em pressão dinamica).
    Qual a razão da bomba parar?
  3.  # 3

    Obrigado pela sua explicação...
    A bomba não pára, a pressão cai para perto do 0 com um caudal de 30l/m.
  4.  # 4

    Acho que a bomba não tem capacidade para esse diâmetro e caudal
  5.  # 5

    Sabes as características da bomba e a que profundidade está?
  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoAcho que a bomba não tem capacidade para esse diâmetro e caudal
    já "deu" água com esse diâmetro sem problemas.
  7.  # 7

    Colocado por: rjmpiresSabes as características da bomba e a que profundidade está?
    a bomba está a sensivelmente 90m, da bomba de água infelizmente não sei, apenas sei a potência.
  8.  # 8

    A potência já ajuda qualquer coisa, qual é?
  9.  # 9

    rjmpires , obrigado pela ajuda , a bomba tem 2.2Kw .
      lowara.jpg
    • SrR
    • 14 junho 2020

     # 10

    Deve estar a precisar de umas pás novas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trancas
  10.  # 11

    Com uma bomba dessas eu diria que tem o tubo principal roto... A bomba parece recente e potente.
    53m3 em 72h não chega a 1m3/hora o que é pouco.
    O furo é recente?
  11.  # 12

    Colocado por: rjmpiresCom uma bomba dessas eu diria que tem o tubo principal roto... A bomba parece recente e potente.
    53m3 em 72h não chega a 1m3/hora o que é pouco.
    O furo é recente?


    O furo e a bomba são 2018, agora que fala nisso retiramos a bomba á coisa de 1 ano, para verificar a altura do furo pois vinha com muita sujidade e eu duvidei do relatório da empresa que efectuou o trabalho e decidi medir eu próprio a profundidade do furo com a ajuda de 2 pessoas, será que o tubo foi danificado e terá aberto algum buraco.. vou ter que retirar outra vez para analisar, o tubo que vem da bomba é de 1 polegada 1/4, que depois reduz para 1 polegada , acha que está correcto ?
  12.  # 13

    Com essa tubagem de saida essa bomba devia dar muito mais caudal, a minha é menos potente e dá-me cerca de 4-5m3/h.
    Essa saida parece-me correta para a bomba.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trancas
  13.  # 14

    Colocado por: SrRDeve estar a precisar de umas pás novas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:trancas


    Quando a bomba foi instalada esteve durante algum tempo a sugar areias pois estava muito perto do fundo, poderia ter causado algum desgaste ás pás...?
    • SrR
    • 14 junho 2020

     # 15

    Sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trancas
  14.  # 16

    Colocado por: SrRSim
    Estas pessoas agradeceram este comentário:trancas

    Existe alguma forma de perceber se efectivamente necessita de pás novas ?
    Digo isso pois não tenho fornecimento de água pública, e ficando sem bomba fico sem água...
  15.  # 17

    Colocado por: trancas

    Quando a bomba foi instalada esteve durante algum tempo a sugar areias pois estava muito perto do fundo, poderia ter causado algum desgaste ás pás...?

    Quanto tempo é algum tempo? 20minutos, 3 dias?
  16.  # 18

    Colocado por: rjmpires
    Quanto tempo é algum tempo? 20minutos, 3 dias?


    A bomba foi instalada no final da construção da nossa moradia e os pedreiros utilizaram a bomba para encher um deposito com cerca de 1000l 2 a 3 vezes por semana durante aproximadamente 6 meses.
  17.  # 19

    Mande fazer uma revisão. Ou então enchanum tanque/cuba previamente e teste com a bomba cá fora a ver o que acontece
    Concordam com este comentário: trancas
  18.  # 20

    Colocado por: trancas

    A bomba foi instalada no final da construção da nossa moradia e os pedreiros utilizaram a bomba para encher um deposito com cerca de 1000l 2 a 3 vezes por semana durante aproximadamente 6 meses.

    E esse tempo sempre com areia?
    Às tantas o SrR tem razão, mas experimente-a cá fora e veja o débito dela só para comparar
 
0.0193 seg. NEW