Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou aqui com dúvida no dimensionamento de lajes para uma adega.
    A adega tem 3 pisos, uma cave onde ficam as pipas
    Por cima zona de armazenamento produto acabado
    E por cima escritórios.
    Ora o Arquitecto encheu aquilo de pilares do rés do chão para cima , mas a cave não tem pilares, fica mais clean o espaço.

    Temos vaos de 20 metros.

    O problema está nas cargas de dimensionamento, da laje piso rés do chão ,pois ninguém sabe a quantidade de garrafas a armazenar, além de que tem um portão onde pode entrar um carrinha pesada .

    Alguma sugestão?
  2.  # 2

    Eu não o consigo ajudar com o dimensionamento, mas aconselho a colocar desde já de prevenção a siderúrgica e a central de betão para depois não faltar material na execução da obra! :)
  3.  # 3

    Fale com o engenheiro que facilmente apresenta uma solução
  4.  # 4

    Se houver excesso de peso sobre a laje, eu posso ir lá buscar umas garrafas para aliviar. Puro altruísmo, note-se.
    Concordam com este comentário: bettencourt, RicardoPorto
  5.  # 5

    Não é uma situação comum nem se pode agarrar muito a regulamentos para definir as cargas.

    Tem de se definir com o arquiteto e cliente o que se vai armazenar e que quantidades, e estimar a carga respectiva. Não cabe ao engenheiro fazer adivinhação.

    Se ninguém decidir nada, é avisar o cliente que se vai assumir ali todo espaço carregado de garrafas em toda a área até ao tecto, e ele ficar ciente do custo que uma solução dessas implica na estrutura.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    Colocado por: fredcunhaTem de se definir com o arquiteto e cliente o que se vai armazenar e que quantidades, e estimar a carga respectiva. Não cabe ao engenheiro fazer adivinhação.


    Exactamente!
  7.  # 7

    ...
  8.  # 8

    Colocado por: callinasPois não, mas de uma malha de pilares definida pelo arq. que até é coerente no edifício e que se repete nos vários pisos, na cave retiram os pilares.

    Fale com o arquitecto sobre a possibilidade de colocar mais uns pilares na cave.
  9.  # 9

    E o arquitecto que não se esqueça que é preciso levar o material para a cave e não faça rampas mt inclinadas ou os empilhadores não sobem.. Ou então monta cargas devidamente dimensionados.

    O cliente tem que estipular o que lá vai colocar, depois é cubicar, dividir pela área, coeficnete cagaco e sobrecarga.

    Já fiz um piso térreo onde me pediram para armazenamento de garrafas com 8m de altura mais empilhadores.. Foi um piso para 20kn/m2 de carga de serviço
  10.  # 10

    ... Até porque para efeitos de SCIE, na determinação da carga de incêndio modificada, teremos de ter bem caracterizados os locais de armazenamento/ fabrico e os materiais e actividades a desenvolver... Quem diz para o SCIE, para a estrutura, para as águas e esgotos, inst electricas... E prever bacias de retenção, etc...
    Para pipas, tonéis, cubas metalicas, vasilhame, garrafas, ou o que seja...
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, callinas, fredcunha
 
0.0170 seg. NEW