Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Sou novo no fórum, é a primeira vez que coloco uma questão aqui e espero no futuro poder retribuir em dobro qualquer ajuda que me possam dispensar.

    Estou a pensar comprar uma moradia isolada com 3 frentes, construção em pedra, em Gondomar e em área de reabilitação urbana. A moradia precisa de muitas obras, e para ficar sem coisas esquisitas era necessário subir o telhado das traseiras e fazer uma abertura numa parede de pedra (com os reforços devidos). Essa parede tem agora duas portas, uma próximo de cada ponta, a ideia era derrubar o espaço entre elas e fazer uma portada envidraçada.
    A subida do telhado não afeta sombreamentos de ninguém porque já há um muro muito mais alto a fazer a sombra que havia para fazer.

    Esta obra altera a volumetria porque sobe o telhado e implica com a estrutura de estabilidade porque requer a remoção de pedra da parede exterior das traseiras.
    Penso que não há desenhos ou qualquer projeto da casa na câmara (anterior a 61, que é o 1951 do concelho).

    É a única forma de a casa não ficar "manca". Se fizer um pedido de licenciamento desta modificação, e segundo a experiência de quem a tiver com a câmara em questão, há grande probabilidade de me ser pedido projeto de arquitetura e da maioria das especialidades para a casa toda ou apenas arquitetura e estabilidade para a parte afetada?
    É algo que costume implicar muitas iterações na apresentação de documentos à câmara?

    Já sei que com base nisto não podem dar uma resposta concreta, mas o que quero é perceber qual o risco,digamos de 1 a 5 de ter de encarar o licenciamento quase como se de uma nova construção se tratasse.

    Desde já obrigado e desculpem se a pergunta é demasiado descabida.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Precisa de projecto completo.

    Arquitectura primeiro e as engenharias conforme o que for necessário.. Não existindo nada vai precisar de todas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tfigueiro
  3.  # 3

    A probabilidade é de 100 %
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tfigueiro
  4.  # 4

    Obrigado pelas respostas.

    Naturalmente a modificação de uma casa existente ou de um projeto de construção para cumprir com regulamentos de especialidades são coisas diferentes. Podem obrigar-me a fazer alguma mudança radical à casa que não seja contemplada numa reabilitação "normal" (revestimento exterior, telhados, tratamento de estrutura de madeira, janelas e portas, paredes,tectos,chao,electricidade e pichelaria,wc e cozinha)?

    Quero perceber se é pagar os projectos e a alteração que quero fazer (15 a 20k) ou se pode implicar muitos custos adicionais.

    Obrigado e um abraço
  5.  # 5

    É submeter o projeto de arquitetura primeiro e ver se é aprovado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tfigueiro
  6.  # 6

    No início, quando ainda estávamos balançados entre comprar uma casa e remodelá-la OU a construção de raíz, segundo o que me lembro das conversas iniciais com o nosso Arquitecto (que por acaso está habituado a trabalhar com a Câmara de Gondomar), é que esse tipo de obras se enquadraria numa Alteração de Fachada e/ou Ampliação.
 
0.0097 seg. NEW