Iniciar sessão ou registar-se
    • SPDias
    • 15 junho 2020 editado

     # 1

    Bom dia. Preciso de alguma ajuda para mudar o contador de luz e o quadro elétrico de sítio. Estão num hall de entrada, mas vão passar para um terraço que sempre foi fechado e que funciona como hall, é como se fosse um compartimento normal da casa com paredes de alvenaria e tecto igual ao resto. Sei que mudar contador tem de ser feito por técnico habilitado, mas pretendo preparar apenas a infraestrutura de modo a chegar lá o técnico e montar. Não sou eu que pretendo fazer nada dessa parte excepto ter os tubos e os fios a chegar lá.

    Quero passá-los para uma coluna saliente em pladur que vou construir no terraço porque a parede que separa o hall e o terraço é parede mestra em alvenaria de pedra. Mas tenho as seguintes dúvidas:
    - Posso por o contador por baixo do quadro elétrico?
    - Que tipo de portas ou de caixas se devem adquirir para encastrar nessa coluna de pladur junto da parede?

    Obrigado pelos esclarecimentos.
  1.  # 2

    Bom Dia,

    Têm de se explicar melhor.
    Do que descreve , nenhum desses procedimentos podem ser feitos sem um técnico habilitado ir ao local.
  2.  # 3

    Bom dia.

    De onde é?
    Tem fotos do local onde quer colocar o quadro?
    • SPDias
    • 15 junho 2020 editado

     # 4

    O contador e o quadro estão de um lado de uma parede em alvenaria de pedra. Quero passá-los para o outro lado dessa parede, basicamente. Mas como é uma parede mestra não vou abrir buracos para encastrar. Terão de ficar à face da parede, eventualmente dentro de uma caixa própria, e para as caixas não ficarem salientes faço uma parte saliente em pladur a disfarçar só com as tampas à face para dar impressão de estarem encastrados. É isso que quero fazer, não é montar eu o quadro e o contador, só o sítio onde ele vai ficar e onde vão passar os tubos com os fios. O quadro é primitivo ainda.

    A primeira foto é onde estão os dois, um ao lado do outro. A segunda foto é o sítio onde vão ficar que fica do outro lado da parede do contador na primeira foto.

    Quadro e contador
    futura localização
    • Nelhas
    • 15 junho 2020 editado

     # 5

    Colocado por: SPDiase onde vão passar os tubos com os fios


    Mas não vai fazer emendas a cablagem.
    Precisa de um técnico que analise isso.
    • SPDias
    • 15 junho 2020 editado

     # 6

    Não vão haver emendas, vai ser tudo refeito no futuro, tanto os tubos como os cabos vão ser trocados. Eu só quero é despachar a obra no hall actual e ter o espaço para lá colocar o quadro e o contador no futuro. Não vai ser feito já. Só quero fazer a tal coluna em gesso cartonado com espaço para meter as caixas e sítio onde passar os tubos e os fios no futuro. E para isso gostava só de saber se em vez de lado a lado o contador pode ficar por baixo e o tipo de caixas que devo escolher para meter em pladur, sem ser encastradas em parede de alvenaria. E sim, eu sei que a dimensão da caixa depende do dimensionamento do quadro elétrico e tudo o mais. Mas até agora só vi coisas de encastrar em parede normal.
  3.  # 7

    Se vai mexer nisso atenção que deveria ter o contador e portinhola com acesso direto da rua.
    Concordam com este comentário: Nelhas
    • SPDias
    • 15 junho 2020 editado

     # 8

    Colocado por: RicardoPortoSe vai mexer nisso atenção que deveria ter o contador e portinhola com acesso direto da rua.


    Isso é que já complica mais o esquema, porque é quase impossível de acontecer agora. Ainda por cima com instalação aérea directamente para dentro de casa.
  4.  # 9

    Colocado por: RicardoPortoSe vai mexer nisso atenção que deveria ter o contador e portinhola com acesso direto da rua.


    A EDP vai obriga-lo a isso.
    • SPDias
    • 15 junho 2020 editado

     # 10

    Vou falar com a EDP então, porque isso não é possível. A casa é muito antiga. Em último caso fica tal e qual como está e muda-se só o quadro.
    • Nelhas
    • 15 junho 2020 editado

     # 11

    Colocado por: SPDias
    1. Vou falar com a EDP então, porque isso não é possível. A casa é muito antiga.


    As regras são muito simples.
    A EDP permite-lhe ( em instalações já existentes) ter o contador onde for desde que não queira mudar a potência ou muda-lo de sitio.
    Portanto não pode força-lo a fazer obras para mudar.

    Mas

    Se desejar alguma alteração
    So alteram se mudar para o exterior.

    Possivel é, custa é dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SPDias
  5.  # 12

    Colocado por: Nelhas

    As regras são muito simples.
    A EDP permite-lhe ( em instalações já existentes) ter o contador onde for desde que não queira mudar a potência ou muda-lo de sitio.
    Portanto não pode força-lo a fazer obras para mudar.

    Mas

    Se desejar alguma alteração
    So alteram se mudar para o exterior.

    Possivel é, custa é dinheiro.


    Custa dinheiro e tem um sem fim de problemas para se resolver. Mas pronto. Tirou-me as dúvidas. Ainda vou falar com alguém para estudar a possibilidade, mas financeiramente é totalmente inviável agora.

    Quanto a mudar o quadro mas mantendo-o no sítio onde está... há problema quanto a isso no que diz respeito a EDPs e afins?
  6.  # 13

    Colocado por: SPDias
    1. Quanto a mudar o quadro mas mantendo-o no sítio onde está... há problema quanto a isso no que diz respeito a EDPs e afins?


    Vai mudar o quadro ou não?
  7.  # 14

    Mudar o contador de sítio nem que seja 1 metro ao lado, obriga a desselagem do contador, requerida por técnico credenciado à EDP.
    Concordam com este comentário: Nelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SPDias
  8.  # 15

    O objectivo era mudar o quadro mas manter no sítio ode está. O que existe agora tem 3 sectores e não separa luz de tomadas.

    Se for muito complicado não mudo e nada e fica como está.
  9.  # 16

    Colocado por: VarejoteMudar o contador de sítio nem que seja 1 metro ao lado, obriga a descelagem do contador, requerida por técnico credenciado à EDP.


    Isso eu sei. Mas tal como disse, não ia fazer eu isso. Só ia preparar o espaço onde iria ficar. Seja como for a ideia foi por água abaixo. Fica onde está.
  10.  # 17

    Se mexer no contador ou na localização deste, o mais provável é a EDP obrigar a colocar o contador no exterior, como foi dito.

    Se não mudar o contador de sitio, pode apenas mudar o quadro (ou criar um novo).
    Se o quadro novo é para ficar na parede por trás, pode furar da zona do contador para o local do quadro novo, quando for para ligar tem de pedir à EDP para retirar o selo, liga o contador ao quadro novo e eles voltam a selar o contador.

    Se houver alteração de potência, podem pedir vistoria à instalação, dependendo da potência pedida.

    Em que zona é a casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SPDias
    • SPDias
    • 15 junho 2020 editado

     # 18

    Na Freguesia de Algueirão Mem Martins perto de Sintra. Mas acho que vou simplesmente mudar o quadro mas manter as localizações de ambos. Não faz sentido manter o contador dentro, passar para fora o quadro e depois voltar tudo para dentro outra vez. Também não faço ideia como é que a ligação por via aérea iria parar ao contador na parte de fora da casa. Nem sei se há espaço nos muros para meter o contador para fora, é uma moradia, e para isso teria de estragar alguma coisa a passar fios, mais que não fosse o pavimento de fora e as paredes, nem tenho dinheiro para fazer isso tão cedo tendo em conta as despesas que já vou ter. Infelizmente parece-me tudo muito inviável e complicado demais. Enfim, não era o que pretendia mas devo ficar com as coisas no sítio e um dia mudo só o quadro.
  11.  # 19

    Depois de muito pensar quase sem conseguir dormir se calhar não é assim tão estúpido passar só o quadro elétrico para o outro lado da parede. Acho que é isso que irá acontecer. Fica apenas o contador inalterado e faço o tal procedimento. Mas vou pessoalmente a uma loja da edp distribuição pedir informações e falar com um técnico, assim que encontrar um.

    Permanecem no entanto as dúvidas quanto à caixa de embutir no pladur, mas pronto, se vier técnico ele deverá saber.
  12.  # 20

    Colocado por: SPDiasa uma loja da edp distribuição


    Vão criar uma situação que vai obrigar a mudar o contador para a rua em caso de intervenção
 
0.0213 seg. NEW