Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos os participantes.

    Sou engenheiro civil, e tenho feito a minha vida profissional pelas pequenas/médias remodelações, pertencendo aos quadros da empresa surgiu agora a oportunidade de construirmos uma moradia.

    Acontece que a minha experiência na construção nova é nula. Deste modo, se fosse possível a algum colega, gostaria de algumas dicas de como proceder correctamente na direcção deste tipo de obras, nomeadamente toda a burocracia envolvida com aberturas de estaleiro, factos relevantes a constar em livro de obra, etc.

    Sei que é vago, mas também estou um pouco perdido..
  2.  # 2

    Uma coisa é a direção de obra por parte do técnico do empreiteiro, outra são as burocracias a que o DO está obrigado.
    Qual a sua posição? Empreiteiro ou Dono de obra?
  3.  # 3

    Responsabilidades do empreiteiro:
    Apresentar ao DO, seguro de responsabilidade civil, seguro de acidentes de trabalho e termo de responsabilidade pela direção técnica.
    Organizar uma paste de obra com toda esta e a demais documentação que o PSS/coordenador de segurança solicitar
    Registar no livro de obra o andamento do trabalhos
  4.  # 4

    eu estou do na parte do empreiteiro.
  5.  # 5

    Colocado por: Julentieu estou do na parte do empreiteiro.

    Não esquecer que apenas podem subcontratar empresas que possuam habilitação legal e demais documentação em ordem
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilva
    Não esquecer que apenas podem subcontratar empresas que possuam habilitação legal e demais documentação em ordem


    Isso nada diferete em relação ás remodelações correcto?
    O que me preocupa acima de tudo tem a ver com as cotas de trabalho. ha que pedir sempre verificações das soleiras e alinhamentos? deve ser mencionado algum aspecto em particular na abertura do livro de obra?
  7.  # 7

    Não se preocupe que se o dono de obra tiver um fiscal em condições vai orientar o seu trabalho com um pau de marmeleiro para não faltar nada
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoNão se preocupe que se o dono de obra tiver um fiscal em condições vai orientar o seu trabalho com um pau de marmeleiro para não faltar nada


    Se conseguir evitar levar porrada evito.. Bem não há-de ser nenhum bixo de sete cabeças. só custa a primeira não é?
  9.  # 9

    Colocado por: JulentiIsso nada diferete em relação ás remodelações correcto?

    Correto!
    A nível de burocracias é exactamente igual.

    Colocado por: Julentiha que pedir sempre verificações das soleiras e alinhamentos?

    Correto. Dependendo da câmara deve pedir a validação das cotas de soleira e alinhamentos. Essa validação deve ser registada no livro de obra pelo técnico da câmara.
    Para sua salvaguarda, peça sempre a validação e registo da fiscalização.
    Nunca pode betonar nada sem a validação e registo no livro de obra por parte da fiscalização.
    O livro de obra é o documento que no dia em que houver ... lhe vai salvar o coiro.
    Colocado por: Julentisó custa a primeira não é?

    Claro que sim. Bem como a 2ª e a 3ª :))
    Um pormenor muito importante, a fiscalização tem sempre razão, mesmo quando estiverem a dizer as maiores barbaridades. Concorde sempre com eles, depois faz à sua maneira mas não caia na asneira de contradizer aquelas almas.
  10.  # 10

    O amigo segue os projectos...
    Prepara a obra, as cotas de soleira, há municipios ainda que vão verificar, outros não vão. nuns tem de pedir á fiscalização, mas isso fica a saber é normalmente constante da documentação entregue ao Dono de obra quando do levantamento da licença de construção, ou a´te antes, com o oficio de aprovação dos projectos de especialidade, explicma os procedimentos que lhe es~tao obrigados.

    ainda faltam os SMAS, se houver, muitos obrigam a vistotias intermédias...
    è ler o RMUE, e tudo o que for aplicável ao municipio em causa... e as questões relativas ao PSS também.. depende
    • ig8
    • 15 junho 2020

     # 11

    Colocado por: zedasilvaUm pormenor muito importante, a fiscalização tem sempre razão, mesmo quando estiverem a dizer as maiores barbaridades. Concorde sempre com eles, depois faz à sua maneira mas não caia na asneira de contradizer aquelas almas.

    I saw what you did there... ahahahah
  11.  # 12

    Se vai necessitar de energia eléctrica na obra, só a pode pedir depois dos projectos aprovados, e conte com 3 meses para ter luz na obra.
  12.  # 13

    Colocado por: Picaretae conte com 3 meses para ter luz na obra.

    Ou então pede emprestada ao vizinho.
    Mas é ilegal
  13.  # 14

    Ou um gerador.

    E ainda falta referir que tem que desenvolver o PSS de obra e ptre e aprovação materiais, autos, gestão do contrato etc
  14.  # 15

    Colocado por: RicardoPortoE ainda falta referir que tem que desenvolver o PSS de obra e ptre e aprovação materiais, autos, gestão do contrato etc

    Não assustem o rapaz.
    Não tarda nada vão dizer que tb têm que apresentar cronogramas de trabalho, relação de equipamentos e avaliações de risco.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  15.  # 16

    E meter dinheiro do bolso dele para pagar minis ao fiscal antes do auto!!
  16.  # 17

    Colocado por: RicardoPortoE meter dinheiro do bolso dele para pagar minis ao fiscal antes do auto!!

    Não esquecer a sandes de courato, os gajos da fiscalização têm figados sensiveis, não bebem assim a seco
  17.  # 18

    Colocado por: Julenti
    Acontece que a minha experiência na construção nova é nula. Deste modo, se fosse possível a algum colega, gostaria de algumas dicas de como proceder correctamente na direcção deste tipo de obras, nomeadamente toda a burocracia envolvida com aberturas de estaleiro, factos relevantes a constar em livro de obra, etc.

    Sei que é vago, mas também estou um pouco perdido..


    Olá Julenti.
    Por acaso estou exactamente na mesma situação que você, para iniciar uma moradia.
    Podemos ir trocando umas ideias e unir esforços para conseguirmos fazer o melhor trabalho possível.

    Cumprimentos
  18.  # 19

    Colocado por: Arquimedesunir esforços para conseguirmos fazer o melhor trabalho possível.

    A fiscalização proíbe!
    DT informado é fiscal lixado.
  19.  # 20

    Ok, então a primeira coisa a arranjar para a obra é uma roulotte com minis e sandes de courato.
    check.

    Colocado por: Arquimedes
    Olá Julenti.
    Por acaso estou exactamente na mesma situação que você, para iniciar uma moradia.
    Podemos ir trocando umas ideias e unir esforços para conseguirmos fazer o melhor trabalho possível.


    E quando vai começar a sua? a nossa está prevista para iniciar em setembro, no concelho de loures.
 
0.0220 seg. NEW