Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos os participantes.

    Sou engenheiro civil, e tenho feito a minha vida profissional pelas pequenas/médias remodelações, pertencendo aos quadros da empresa surgiu agora a oportunidade de construirmos uma moradia.

    Acontece que a minha experiência na construção nova é nula. Deste modo, se fosse possível a algum colega, gostaria de algumas dicas de como proceder correctamente na direcção deste tipo de obras, nomeadamente toda a burocracia envolvida com aberturas de estaleiro, factos relevantes a constar em livro de obra, etc.

    Sei que é vago, mas também estou um pouco perdido..
  2.  # 2

    Uma coisa é a direção de obra por parte do técnico do empreiteiro, outra são as burocracias a que o DO está obrigado.
    Qual a sua posição? Empreiteiro ou Dono de obra?
  3.  # 3

    Responsabilidades do empreiteiro:
    Apresentar ao DO, seguro de responsabilidade civil, seguro de acidentes de trabalho e termo de responsabilidade pela direção técnica.
    Organizar uma paste de obra com toda esta e a demais documentação que o PSS/coordenador de segurança solicitar
    Registar no livro de obra o andamento do trabalhos
  4.  # 4

    eu estou do na parte do empreiteiro.
  5.  # 5

    Colocado por: Julentieu estou do na parte do empreiteiro.

    Não esquecer que apenas podem subcontratar empresas que possuam habilitação legal e demais documentação em ordem
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilva
    Não esquecer que apenas podem subcontratar empresas que possuam habilitação legal e demais documentação em ordem


    Isso nada diferete em relação ás remodelações correcto?
    O que me preocupa acima de tudo tem a ver com as cotas de trabalho. ha que pedir sempre verificações das soleiras e alinhamentos? deve ser mencionado algum aspecto em particular na abertura do livro de obra?
  7.  # 7