Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Eu acho que deviam era meter fibra ótica na casa toda.

    Cat 6 normal ou cat5e chega perfeitamente para 99,99 % das casa em portugal.

    Depois não têm sequer equipamentos capazes de fazer routing a tráfego gigabit que custam uma pipa de massa
    Concordam com este comentário: luisms, sfss
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TicMic
  2.  # 122

    Colocado por: RicardoPortoEu acho que deviam era meter fibra ótica na casa toda.

    Cat 6 normal ou cat5e chega perfeitamente para 99,99 % das casa em portugal.

    Depois não têm sequer equipamentos capazes de fazer routing a tráfego gigabit que custam uma pipa de massa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TicMic

    Se tenho um repetidor que vai além dos 100, não vou castra-lo com um 5e que só permite esta velocidade.

    Sou capaz de ir para o 6A para já deixar isto future proof.
    Concordam com este comentário: tiago malheiro
  3.  # 123

    Colocado por: TicMic
    Se tenho um repetidor que vai além dos 100, não vou castra-lo com um 5e que só permite esta velocidade.

    Sou capaz de ir para o 6A para já deixar isto future proof.


    Cat.5E faz na mesma gigabit 1000mbps.

    De qualquer forma o mínimo atualmente é Cat.6, pode colocar Cat.6A que são cabos U/FTP(blindado).
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, sfss
  4.  # 124

    Colocado por: TicMic
    Se tenho um repetidor que vai além dos 100, não vou castra-lo com um 5e que só permite esta velocidade.

    Sou capaz de ir para o 6A para já deixar isto future proof.


    O 5e é capaz de gigabit, não suporta é às mesmas distâncias que cat 6 sem repetidores.

    Se é para fazer instalação nova actualmente eu até recomendaria cat 7 ou cat 8. Assim quando houver equipamento que aguente é só trocar os terminais e está feito.

    O cabo custa o dobro, mas para a grande maioria das casas uma bobine de 100m chega.
  5.  # 125

    Colocado por: Varejote

    Cat.5E faz na mesma gigabit 1000mbps.

    De qualquer forma o mínimo atualmente é Cat.6, pode colocar Cat.6A que são cabos U/FTP(blindado).


    Nem sempre. O meu cabo CAT6A da digitus é U/UTP, se bem que efetivamente a maioria que aparece nas pesquisas é blindado mas não é geral.
  6.  # 126

    Colocado por: MajorDerper

    O 5e é capaz de gigabit, não suporta é às mesmas distâncias que cat 6 sem repetidores.

    Se é para fazer instalação nova actualmente eu até recomendaria cat 7 ou cat 8. Assim quando houver equipamento que aguente é só trocar os terminais e está feito.

    O cabo custa o dobro, mas para a grande maioria das casas uma bobine de 100m chega.


    Boas, Cat7 após muita pesquisa e ponderação não recomendo. Para além de ser caro e de uma instalação mais "complexa" pois é blindado, muito mais rijo, e por fim não é um cabo certificado. A avançar na "loucura" apostaria no Cat8 mas aí tem gastos bastante superiores e na minha opinião não justifica face ao cat6a que numa casa/apartamento tem capacidade para 10Gb. E o cat8 mantém as mesmas questão na instalação (blindado, mais rijo e "dificil" de passar, etc) ... Quanto ás distâncias a maioria das casa possivelmente chegam 100m mas por exemplo no meu apartamento (T2) de 305m vão sobrar cerca de 40m xD
  7.  # 127

    Colocado por: EduuM

    Boas, Cat7 após muita pesquisa e ponderação não recomendo. Para além de ser caro e de uma instalação mais "complexa" pois é blindado, muito mais rijo, e por fim não é um cabo certificado. A avançar na "loucura" apostaria no Cat8 mas aí tem gastos bastante superiores e na minha opinião não justifica face ao cat6a que numa casa/apartamento tem capacidade para 10Gb. E o cat8 mantém as mesmas questão na instalação (blindado, mais rijo e "dificil" de passar, etc) ... Quanto ás distâncias a maioria das casa possivelmente chegam 100m mas por exemplo no meu apartamento (T2) de 305m vão sobrar cerca de 40m xD


    Ser certificado ou não é meh. Isso interessa para quem tem uma empresa com um datacenter, não interessa para aplicações residenciais. No final do dia o que se quer fazer é ligar o equipamento à tomada e que ele consiga trabalhar bem na velocidade escolhida. A grande diferença para o cat 8 é que o cat 8 já aguenta com velocidades superiores aos 10G, que já é um absurdo para a maioria dos equipamentos residenciais.

    É sempre uma questão do que se está disposto a gastar e das limitações que se tem. Daí que eu falei em instalações novas.. no meu apartamento passei cat6. Primeiro, porque passei os cabos juntos com os da televisão, segundo porque já tinha uma bobine com uns 80m e não queria comprar outra.
    Se for a fazer uma moradia, vai levar com cat 8 para um bastidor nalgum lado. Mas ai as tubagens (ou falta delas) são feitas à minha medida.
    Concordam com este comentário: EduuM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EduuM, Hugo.
  8.  # 128

    Colocado por: MajorDerper

    Ser certificado ou não é meh. Isso interessa para quem tem uma empresa com um datacenter, não interessa para aplicações residenciais. No final do dia o que se quer fazer é ligar o equipamento à tomada e que ele consiga trabalhar bem na velocidade escolhida. A grande diferença para o cat 8 é que o cat 8 já aguenta com velocidades superiores aos 10G, que já é um absurdo para a maioria dos equipamentos residenciais.

    É sempre uma questão do que se está disposto a gastar e das limitações que se tem. Daí que eu falei em instalações novas.. no meu apartamento passei cat6. Primeiro, porque passei os cabos juntos com os da televisão, segundo porque já tinha uma bobine com uns 80m e não queria comprar outra.
    Se for a fazer uma moradia, vai levar com cat 8 para um bastidor nalgum lado. Mas ai as tubagens (ou falta delas) são feitas à minha medida.
    Concordam com este comentário:EduuM
    Estas pessoas agradeceram este comentário:EduuM


    Concordo plenamente, as certificações acabam por ser mesmo isso, apenas uma "observação". No meu caso também é uma instalação nova com bastidor e tubagens separadas apenas para rede. No caso optei pelo cat6a pois os custos de um upgrade seriam elevados e face á necessidade não acho que compense pelo menos por enquanto (e nos próximos anos). Claro que quando um dia e se necessário fazer o upgrade o facto de já estar tudo separado com praticamente um tubo por cabo e etc facilita no caso de querer passar cabo cat8 ou algo do género. Mas no final tudo se resume mesmo á questão da necessidade e obvio ao quanto estamos dispostos a gastar :)
  9.  # 129

    Colocado por: EduuM

    Nem sempre. O meu cabo CAT6A da digitus é U/UTP, se bem que efetivamente a maioria que aparece nas pesquisas é blindado mas não é geral.


    Já instalei muito cat.6A, foi sempre blindado e em cat6.A se vou colocar "melhor" não vou arriscar colocar UTP, mesmo que exista.

    Praticamente todos os conectores RJ45 Cat.6A são blindados.
  10.  # 130

    Colocado por: MajorDerper

    Ser certificado ou não é meh. Isso interessa para quem tem uma empresa com um datacenter, não interessa para aplicações residenciais. No final do dia o que se quer fazer é ligar o equipamento à tomada e que ele consiga trabalhar bem na velocidade escolhida. A grande diferença para o cat 8 é que o cat 8 já aguenta com velocidades superiores aos 10G, que já é um absurdo para a maioria dos equipamentos residenciais.

    É sempre uma questão do que se está disposto a gastar e das limitações que se tem. Daí que eu falei em instalações novas.. no meu apartamento passei cat6. Primeiro, porque passei os cabos juntos com os da televisão, segundo porque já tinha uma bobine com uns 80m e não queria comprar outra.
    Se for a fazer uma moradia, vai levar com cat 8 para um bastidor nalgum lado. Mas ai as tubagens (ou falta delas) são feitas à minha medida.
    Concordam com este comentário:EduuM
    Estas pessoas agradeceram este comentário:EduuM


    O ITED discorda.
    • sfss
    • 1 fevereiro 2021 editado

     # 131

    Colocado por: TicMica questão é, 250mm de profundidade serve para o que? Não da para NVR's nem nada de CCTV que esses já começam a ser mais longos.


    Com jeitinho dá! Os quadros atuais de ITED dá para muito menos!
    Existe outro tipo de NVR que ocupa menos espaço, pode usar uma NAS por exemplo.

    Estamos a falar de um armário com 25cm de profundidade, se calhar até pode ter mais um pouco, os 25cm pode ser desde o perfil vertical de fixação (U's). Até vou tirar a medida.

    A razão para instalar um destes é que é embutido fica ao nível da parede, e não tenho um armário pendurado saliente.
  11.  # 132

    Colocado por: Varejote

    O ITED discorda.


    O que o ITED diz é que "é obrigatória a utilização de cabos de pares de cobre constituídos por cobre sólido, de acordo com o estabelecido na EN 50288-1. Assim, é proibida a instalação de cabos de pares de cobre de alumínio cobreado e de aço cobreado. Estes cabos são genericamente conhecidos como CCA (copper clad aluminium) e CCS (copper clad steel)."

    Outra coisa é o standard Cat7 ser um standard universal como o Cat6/6a, que é uma questão que tem mais a ver com os standards que os próprios equipamentos irão cumprir no futuro.

    O ITED nem sequer fala de Cat8, o que reforça ainda mais a ideia que, por agora (e se calhar por muito tempo), Cat6a chega e sobra.
    Concordam com este comentário: EduuM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EduuM
  12.  # 133

    Colocado por: AlexRibeiro

    O que o ITED diz é que "é obrigatória a utilização de cabos de pares de cobre constituídos por cobre sólido, de acordo com o estabelecido na EN 50288-1. Assim, é proibida a instalação de cabos de pares de cobre de alumínio cobreado e de aço cobreado. Estes cabos são genericamente conhecidos como CCA (copper clad aluminium) e CCS (copper clad steel)."

    Outra coisa é o standard Cat7 ser um standard universal como o Cat6/6a, que é uma questão que tem mais a ver com os standards que os próprios equipamentos irão cumprir no futuro.

    O ITED nem sequer fala de Cat8, o que reforça ainda mais a ideia que, por agora (e se calhar por muito tempo), Cat6a chega e sobra.
    Concordam com este comentário:EduuM
    Estas pessoas agradeceram este comentário:EduuM


    Citei isto "não interessa para aplicações residenciais".


    Naturalmente o ITED refere cat6A, cat7, cat7A, o ITED como qualquer regra técnica, refere mínimos, portanto o mínimo é cat.6, obviamente que nada impede colocar categoria superior.

    3.2.1 CABO DE PARES DE COBRE Os cabos de pares de cobre a utilizar nas ITED devem ser de Categoria 6, ou superior, cumprindo a Normalização Europeia aplicável, nomeadamente a indicada na tabela 3.2.

    CATEGORIA DO CABO BLINDAGEM NORMA APLICÁVEL

    6 Blindado EN 50288-5-1 Não blindado EN 50288-6-1

    6A Blindado EN 50288-10-1 Não blindado EN 50288-11-1

    7 Blindado EN 50288-4-1

    7A Blindado EN 50288-9-1
  13.  # 134

    Colocado por: sfss

    Com jeitinho dá! Os quadros atuais de ITED dá para muito menos!
    Existe outro tipo de NVR que ocupa menos espaço, pode usar uma NAS por exemplo.

    Estamos a falar de um armário com 25cm de profundidade, se calhar até pode ter mais um pouco, os 25cm pode ser desde o perfil vertical de fixação (U's). Até vou tirar a medida.

    A razão para instalar um destes é que é embutido fica ao nível da parede, e não tenho um armário pendurado saliente.


    Já comprei um bastidor - https://www.amazon.es/gp/product/B00CBNVL66/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o00_s00?ie=UTF8&psc=1, vou embutido na parede e soldar uma chapa na parte onde tem as "vassoura", dado que eu irei abrir na parte da frente 4 círculos de 40mm da uma, para passar a cablagem toda para os forros. Vou usar tubo verde de eletricidade, depois fecho os roços, coloco um quadro por cima, e já não se vê.
    • EduuM
    • 2 fevereiro 2021 editado

     # 135

    Colocado por: VarejotePara quem gosta de Krone, com técnicos a condizer...
      Krone.jpg


    Relativamente aos patchpanels tipo punchdown, a instalação com os que referi (Brand-Rex ou outras marcas desde que com o mesmo tipo de "cravamento") facilita em muito a organização e melhora significativamente o aspeto final da cabelagem no final :
      1112.png
      23132.png
      542351.png
  14.  # 136

    Colocado por: Varejote

    O ITED discorda.


    Alhos e bogalhos.

    Estava a falar de certificações IEEE.
  15.  # 137

    https://www.amazon.es/gp/product/B00CBNVL66/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o00_s00?ie=UTF8&psc=1

    Comprei este e chegou hoje, mas isto é um monstro, acho que exagerei no tamanho. Chegava metade disto! Talvez devolva e compre uma coisa mais pequena, pelo menos em profundidade.

    Acho que 30 cm será suficiente para os equipamentos que pretendo guardar (futuro NVR, switch POE câmeras, router da operadora e etc).

    Quando comecei a pensar que tinha de embutir isto, fiquei bastante reticente.

    Não há daquelas caixas de plástico, tipo item, com produzirdes de 30 CM?
  16.  # 138

    Eu comprei um RAQUITED de 17U (400mm de profundidade e 870mm de altura, com 600mm de largura standard) e até não me importava de ter ido para um de 24U :)

    Não há nada como ter tudo dentro de um armário (router, switch, NAS, NVR, Rasperry PI, etc), organizado e protegido, tudo alimentado por uma UPS, em vez de ter equipamento meio espalhado dentro de um armário.

    No meu caso tenho isto dentro de um armário onde também está o quadro elétrico. O armário tem um fundo falso nas costas, pelo que parte do bastidor está embutido nesse fundo.

    Se for só para ter o router da operadora e meia dúzia de terminais UTP, realmente é capaz de ser exagerado, mas se conta ter aí muito equipamento, fica mais bem servido.
  17.  # 139

    Também tenho uma UPS do computador velho antigo, mas não sei como utilizar aquilo para ligar os restantes aparelhos!

    O cabo que saia da UPS ligava diretamente ao computador.

    Sugestões?
  18.  # 140

    Colocado por: TicMicTambém tenho uma UPS do computador velho antigo, mas não sei como utilizar aquilo para ligar os restantes aparelhos!

    O cabo que saia da UPS ligava diretamente ao computador.

    Sugestões?

    Compras/fazes uma coisa destas

    Concordam com este comentário: Caravelle
 
0.0408 seg. NEW