Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: zedasilvaSim é sempre responsabilizado a menos que consiga provar que não tinha conheçimento da situação o que em questões de segurança em obra é sempre mto dificil de conseguir provar.
    Os operários não podem beber dentro do estaleiro. No café já podem. Não podem é voltar para dentro da obra : ))
    Provar que não sabia é fácil, não estava lá. Isso basta?
    Isto da segurança é como a questão da Qualidade nos produtos. Lá por ter um selo ou um papel a garantir a qualidade do mesmo não garante por si só que tudo foi respeitado.
  2.  # 62

    Só uma pequena história pra quem pensa que só acontece aos outros.
    Sou técnica nível 5 de HST. No entanto, a minha actividade não tem nada a ver com esta área. A empresa em que trabalho decidiu a dada altura fazer uns pavilhões novos. Acharam por bem, e devido às minhas habilitações, colocarem-me como coordenadora de segurança.
    Respondi que não havia problema e, achava importante realizar-se entretanto uma reunião para preparar o trabalho.
    Preparar trabalho? Mas isto é só para o papel, não vai ser preciso fazer nada!
    Uns meses mais tarde, visitinha da ACT. 10 dias para apresentar provas em como a coordenação de segurança existia realmente. Caso contrário, multa!
    Lá teve a "je" de andar a fazer em poucos dias o que podia ter sido feito em condições durante todo o processo. Relatórios e mais relatórios! Lá acabaram por se safar!
  3.  # 63

    Isso de ser sempre respoa responsabilidade não é

    Colocado por: mafgodE não pode existir garrafas de cerveja na obra?
    Elas podem conter água.... ;-)
    Quer dizer que os operários não podem beber na obra, mas se houver um café na esquina, podem lá ir e embebedarem-se?

    Esta questão da segurança aínda me faz confusão....
    Eu, como dono da obra, não posso estar todos o tempo lá, assim como o coordenador também não.
    Se por azar, os inspectores aparecerem na obra no dia seguinte ao coordenador e numa altura em que o dono da obra esteja no seu emprego, e o empreiteiro estiver mais os seus homens a fazer "porcaria", sou responsabilizado?!
    Então eu pago a um coordenador para não ter chatisses e, posso á mesma ter de pagar multas por situações que se passam nas minhas costas?
    Como deverei de proceder nestes casos?


    Não, não é sempre responsável como é óbvio.
    Tem de garantir que como Dono de Obra fez tudo o que estava ao seu alcance para promover a segurança:
    - Tem um coordenador de segurança ( só é obrigatório de existirem duas ou mais empresas em obra) ou um responsável pela segurança-
    - Tem visita periódicas à obra, devidamente registadas no livro de obra. De preferência com relatórios e fotografias das diversas visitas.
    - Tem PSS, devidamente actualizado (isto inclui EPI´s, documentação, medicina do trabalho do empreiteiro, formação dos trabalhadores, etc)

    Se ainda assim existir um acidente claro que terá de ir a tribunal, mas safa-se..

    É como no trânsito, a GNR passa-lhe sempre a multa. Se pagar pagou, se acha que não é responsável contesta em tribunal (e ganha ou não). Se tiver um acidente grave pode ter que ir a tribunal defender-se...
  4.  # 64

    Colocado por: PBarata- Tem PSS, devidamente actualizado (isto inclui EPI´s, documentação, medicina do trabalho do empreiteiro, formação dos trabalhadores, etc)
    Tenho de garantir que o empreiteiro tem medicina do trabalaho para os empregados!? E formação dos mesmos?!
    Tou a ver que vai ser muito dificil arranajar um empreiteiro nessas condições...

    Se ainda assim existir um acidente claro que terá de ir a tribunal, mas safa-se..

    É como no trânsito, a GNR passa-lhe sempre a multa. Se pagar pagou, se acha que não é responsável contesta em tribunal (e ganha ou não). Se tiver um acidente grave pode ter que ir a tribunal defender-se...
    É pá.... isto de construir é mais complicado do que pensava.....

    Ou seja:
    Colocado por: mafgodSe por azar, os inspectores aparecerem na obra no dia seguinte ao coordenador e numa altura em que o dono da obra esteja no seu emprego, e o empreiteiro estiver mais os seus homens a fazer "porcaria", sou responsabilizado?!
    Pago a multa, pago o tribunal e, por sorte lá me safarei... ou então não. E por algo que não fiz!
  5.  # 65

    mafgod
    Tudo aquilo que estamos aqui a relatar não é nada do outro mundo.
    Todos os empreiteiros tem que ter uma empresa que lhe assegura os serviços de HST
    Todos os trabalhadores tem que ter fivhas de aptidão médica
    Todos os empreiteiros tem seguros
    è sò reunir isso tudo e mais uns 4Kg de outros papeis e arquivalos no PSS
  6.  # 66

    E depois perguntam porque é que em certas zonas do pais a construção parece que é mais barata ou porque é que certos empreiteiros têm preços maravilha. Ou os gajos sabem fazer contas de sumir ou somos nós que não sabemos fazer contas de somar
  7.  # 67

    Esta é uma polémica que nem gostava de alimentar pois não tenho dados que o provem mas a minha sensação é que quanto mais subimos no país e tirando os grandes centros menos cultura de segurança se encontra e mais desinformação não só por parte dos donos de obra mas igualmente por parte das empresas.
  8.  # 68

    Caro cict

    Ainda necessita do um coordenador de segurança: Eu sou de Bucelas e tenho alguns conhecimentos com arquitectos, e posso falar com eles de forma a tentar arranjar um coordenador...

    Abraços Carlos Alves
  9.  # 69

    grupoalves
    Caso ainda não se tenha apercebido essa é a minha área : )))
    Mas obrigado na mesma pois é esse o espirito que se quer aqui o de entreajuda entre todos os elementos do forum.
  10.  # 70

    Colocado por: zedasilvagrupoalves
    Caso ainda não se tenha apercebido essa é a minha área : )))
    Mas obrigado na mesma pois é esse o espirito que se quer aqui o de entreajuda entre todos os elementos do forum.


    Caro zedasilva

    Meu caro fiz confusão ao ler todos os posts não me apercebi que tinha mudado de pagina.


    Vou já alterar.
    As minhas desculpas
  11.  # 71

    Caros,

    a segurança não é nenhum "drama", tem regras que têm que ser cumpridas, tudo o que é exigivel está estipulado na lei. Cada um dos interveninetes em obra tem uma quota parte de responsabilidade em termos de segurança, no entanto o dono de obra tem que garantir que "as regras do jogo" estão efectivamente a ser cumpridas, para isso é obrigado a nomear um coordenador, que verifica, fiscaliza, e regista factos no livro de obra.
    A segurança é uma actividade como tantas outras, no entanto tem a "particularidade" de ter como objectivo principal salvaguardar a saude e vida do trabalhador. Eu sei perfeitamente que se verificam muitas falhas em termos de segurança nos locais de trabalho, no entanto é para minimizar/eliminar estas situações que pessoas como eu e o Zedasilva trabalhamos todos os dias.

    Ana
  12.  # 72

    Tem razão Ana.
    Trabalhamos todos os dias e são raros aqueles em que o nosso trabalho é reconheçido.
  13.  # 73

    Colocado por: Ana Viegasno entanto o dono de obra tem que garantir que "as regras do jogo" estão efectivamente a ser cumpridas,
    Continuo é não perceber, como é que o dono da obra pode garantir tal coisa e mesmo que o garanta na sua presença, poderá ser multado/incriminado por algo que passa à sua rebelia....
    Colocado por: Ana Viegaspara isso é obrigado a nomear um coordenador, que verifica, fiscaliza, e regista factos no livro de obra.
    Mesmo assim, poderá ser multado!

    Gostaria de saber é o que é que um dono da obra deveria de fazer para que estivesse 100% seguro destes problemas/chatisses.
  14.  # 74

    mafgod
    Para estar 100% seguro tem que garantir (com provas) que cumpriu ou está a cumprir todas as suas obrigações, obrigações estas que estão descritas no DL 273/2003
    • jma
    • 23 outubro 2009 editado

     # 75

    a 100%? não existe... e para estar lá perto, tem de contratar uma equipa de Fiscalização e uma equipa de Coordenação de Segurança para estar a 100% na obra e tem de ter um contrato onde salvaguarde Penalidades severas para incumprimentos, onde salvaguarde a intervenção da Fiscalização e da Coordenação de Segurança, etc... mas isso custa dinheiro.. e nem nas "obras grandes", com equipas de Fiscalização de Coord. de Segurança devidamente dimensionadas e com poderes claros para intervir (porque isso dos poderes claros depende em muitos casos das "atitudes" dos D.O, face a situações criticas), mesmo neste caso, dizia eu, os Donos de Obra não se livram de "apanhar" com um empreiteiro que julgue que vive no "far-west" e julgue que a obra é dele... se o dialogo não resove o problema, aí é chamar as autoridades, suspender pagamentos, por o DTO na rua, mandar o empreiteiro às ortigas, sei lá eu... tramam-se todos...
 
0.0235 seg. NEW