Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola


    Tanto eu e o construtor achamos estranho que uma parede de cave enterrada com 4m comprido e3.5m de altura

    No projecto é apresentado isto:
    20cm de espessura
    armadura de 10 vertical e 8 horizontal com distanciamento a 30cm e 25cm
    tem sapata de 50cm de altura com 120 de largura.

    Nas laterais tem os pilares da estrutura da casa e na parte superior viga com ferro de 16 e a laje do piso de cima.


    Tive a ver alguns exemplos e normalmente em muros de contenção com altura identica usam ferro 12 com distanciamento 20 e espessura do muro de 30cm.

    Existe assim tanta diferença na armação em paredes de cave enterradas e muros de contenção?
  2.  # 2

    Se tem os pilares a formalizar nervuras nas paredes de betão, tendo em conta a existência de laje de piso... Se calhar está bem calculado...
    O tipo de solos também tem influência...
    Já questionou o autor do projecto de estabilidade?
  3.  # 3

    Eu, pessoalmente, nunca coloco uma malha inferior a 15 cm.
    Prefiro utilizar uma armadura mais baixa, 6 ou 8 mm, e um espaçamento mais curto.
    Coloque aí o pormenor do muro para vermos se esta algo a escapar.
  4.  # 4

    Um muro cave tipicamente tem 20cm de espessura, pelo que é normal ainda para mais sendo a parede quase quadrada, pois pode estar a funcionar tanto na vertical como horizontal. Espaçamento de armaduras de 30 parece elevado por causa de questões de fendilhacao, e na horizontal parece pouca armadura por questões de retração.

    Discuta com o seu projetista para reforçar um pouco e diminuir os espaçamentos... Idealmente não mais do que 20cm nas zonas mais esforçadas.
  5.  # 5

    Aqui está os desenhos

    a
    a
    a
    a
  6.  # 6

    Não conheço as condicionantes do projeto, mas como disse atrás os muros parecem ter pouca armadura quer vertical quer horizontal.

    Essa solução de sapatas parece um pouco exagerada, a mim salta-me à vista essa sapata central 200x180x80 ainda para mais travada por 4 vigas de fundação. Tem aí 4m3 de betão para gastar.
  7.  # 7

    Colocado por: fredcunhaNão conheço as condicionantes do projeto, mas como disse atrás os muros parecem ter pouca armadura quer vertical quer horizontal.

    Essa solução de sapatas parece um pouco exagerada, a mim salta-me à vista essa sapata central 200x180x80 ainda para mais travada por 4 vigas de fundação. Tem aí 4m3 de betão para gastar.


    Talvez a razão da sapata seja por ser uma moradia de 2 pisos + cave. Coisas sobredimensionadas não me aflige.


    A realidade é que já foi tudo betonado...
    Irei questionar o autor do projecto mas já não há muito a fazer...
  8.  # 8

    O sobredimensionamento devia afligir a sua carteira.

    Estando tudo betonado, está feito. Agora é esperar que as paredes não fissurem daqui a uns anos.
    • riscos
    • 17 junho 2020 editado

     # 9

    Um dos nossos a ser acabado. Muro de 25..so numa zona com 20 para dar para passar tubagem sem me lixar em o muro.cave + 2 pisos, aproximadamente 500m2, e com esta imagem já apanhei um erro nessa folha😂😂
      IMG_20200617_105959.jpg
  9.  # 10

    Riscos, não é prudente utilizar mais armadura horizontal para evitar fendilhação causada pela retracção/deformações impostas? Eu não colocaria abaixo de 10//0.20 numa parede de 20-25cm.
  10.  # 11

    Colocado por: fredcunhaRiscos, não é prudente utilizar mais armadura horizontal para evitar fendilhação causada pela retracção/deformações impostas? Eu não colocaria abaixo de 10//0.20 numa parede de 20-25cm.

    A horizontal com 20 cm já não tem problema com fendilhacao, agora usar a principal a 30 já tem.. O que está aí no projeto apresentado do user foi saído do programa, depois não foi ajustado, saíu do programa está bom.. É assim..
    Concordam com este comentário: elastikman, RicardoPorto, fredcunha
  11.  # 12

    Falei com o autor do projecto.
    Ele diz para ficar descansado que o ferro embora esteja nos mínimos regulamentado é o suficiente
    tem os pilares laterais e o ferro de 16 na zona da laje, pelo menos segurar as terras nao há problema.
    A questão da fissurasão já tou adivinhar. o solo em redor é bastante compactado pode ser que que me safe...
    Nao posso é descurar na impermeabilização dos muros.

    Aqui estão eles:

    muri
    mgf

    Vou estar atento na correcta impermeabilização e drenagem nesses muros imperkote + tela app + tela pitonada e suposto drenos envoltos em brita para minimizar patologias de uma possivel fendilhação no futuro.
    Há algo mais q possa acrescentar?

    Como diz o riscos...É assim.
 
0.0166 seg. NEW