Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Comprei recentemente um terreno com cerca de 7000 m^2 que tem muitas árvores nomeadamente eucaliptos. As árvores são finas mas muito altas (algumas com seguramente uns 4 metros de altura). A minha questão é: Vale a pena cortar as árvores agora ou esperar que elas alarguem, se é que isso acontece? Faço notar que o terreno tem muito mato, não sei se influencia ou não.

    Cumprimentos,

    Tomás de Almeida
      104553650_1166632767032690_240854542286987590_n.jpg
      104337532_626804941256521_1647857432337237032_n.jpg
  2.  # 2

    Não tem de limpar o terreno ?
    Concordam com este comentário: tviegas, tomasalmeida.99
  3.  # 3

    Depende de como tem as árvores, pelas fotos, o primeiro q deve fazer é limpar o terreno.
    Depois verificar o numero de árvores q estão muito juntas, se as árvores q tem, foram "rebentos" de um corte feito, então não deve deixar muitos desses "rebentos", penso q 2 ou 3 (os melhores) é o q se acostuma ver...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tomasalmeida.99
  4.  # 4

    Colocado por: enf.magalhaesNão tem de limpar o terreno ?
    Concordam com este comentário:tviegas,tomasalmeida.99


    Tenho, por isso é que pergunto se corto agora as árvores e o madeireiro que as for buscar as arvores com as máquinas tambem me limpa o terreno, ou se corto eu o mato e no futuro quando tiverem maiores vendo as árvores.
  5.  # 5

    Essas árvores ainda não dão corte... limpe o terreno e daqui a 8/10 anos venda as árvores.
  6.  # 6

    Depois de limpo, pode aproveitar para colocar algumas árvores onde tiver falhas...
  7.  # 7

    Colocado por: nunos7Essas árvores ainda não dão corte... limpe o terreno e daqui a 8/10 anos venda as árvores.


    Pelas fotos, consegue dizer mais ou menos que idade elas terão? Eu não percebo nada disto.
  8.  # 8

    Eu tb não percebo muito disso... mas as primeiras devem ter uns 2 a 3 anos (pelas fotos até me parecem os rebentos de um corte q foi feito) as outras já devem ter uns 5 a 6 anos..

    Aqui no fórum temos pessoal q está mais por dentro disto e com mais conhecimento, é esperar um pouco e devem aparecer a comentar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tomasalmeida.99
  9.  # 9

    Então já não se tem de fazer um pedido ao ICNF, para ele irem vistoriar o terreno e dizer quais os Eucaliptos que podemos retirar? Se os jovens, se os adultos?
  10.  # 10

    Colocado por: Anonimo12122020Não faça reflorestação agora, os eucaliptos pequenos vão ter um crescimento mau pois vai faltar o sol. A madeira de eucalipto para ser rentável tem que ter 10, onze anos, principalmente onde sejam árvores a primeira corte. Se não depois de ser muito grossos os rebentos que vão nascer não se conseguem desenvolver bem. Agora o meu conselho passa por destroçar esse matagal, deixar no chão para servir de fertilizante. E meta adubo de crescimento. O adubo convêm meter a meio da com cerca de 3 anos e depois 1 ou 2 anos antes dos corte. Assim vão rebentar muito melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tomasalmeida.99


    Tem ideia de quanto as empresas de limpeza de terrenos cobram por este tipo de serviço?
  11.  # 11

    Dependendo da zona, pode falar com algum agricultor ou vizinho q tenha corta-mato...
    Para uma limpeza mais a sério (desflorestação, triturador, etc) é pedir orçamentos a empresas q trabalhem na sua zona.
  12.  # 12

    Colocado por: Anonimo12122020qual a zona?


    Póvoa de Lanhoso, Braga
 
0.0210 seg. NEW