Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    gostava de colocar aqui uma pergunta sobre Reabilitação urbana.
    Sou proprietário de um apartamento com 40 anos numa ARU (Braga Sul). O apartamento está em fraco estado de conservação e vamos realizar ainda este ano obras de melhoramento. As janelas são de vidro simples, as casas de banho são antiquadas e aspeto gasto. No teto da sala caiu algum do estuque. Na cozinha e na casa de banho há manchas de humidade na parede.
    Quero agora mudar a canalização, janelas, estores, portas e a louça das casas de banho. Também tetos falsos com isolamento, mudar o chão, pintar e por uma cozinha nova.
    Para se ter direito aos benefícios fiscais é necessário subir dois níveis no "estado de conservação". Ou seja, passar de médio para muito bom. O apartamento é habitável e até está alugado, mas já não corresponde ao conforto atual.
    A minha dúvida é quão mau tem de estar o apartamento para ser "médio"? Se lhe derem a classificação de “bom”, já não consigo subir dois níveis. Alguém tem uma experiência semelhante?
    Muito obrigado.
  2.  # 2

Dificilmente terá bom, já que pelos critérios actuais mesmo a edificação nova por vezes tem classificação de bom.

Mas antes de pedir a vistoria tente reunir com o técnico e mostrar umas fotos para explicar a situação. Convém estar a par dos critérios para depois perceber como obter o tal nível superior.
  3.  # 3

Caro fredcunha, obrigado pela resposta.
    Eu li o manual de avaliação e fiquei com a impressão que a casa tem de estar a cair para ser considerado médio.
    http://www.portaldahabitacao.pt/opencms/export/sites/nrau/pt/nrau/docs/MAEC_2007-10.pdf

Não sei se em Braga os técnicos estão disponíveis para um aconselhamento.
    Durante a vistoria há alguma coisa que se possa fazer? Realçar os pontos negativos da casa, por exemplo.
  4.  # 4

A minha experiência é mais em Matosinhos, e em conversa informal com um técnico a informação que me deu foi que mesmo algumas casas novas apenas teriam o bom.

Tente ver qual a entidade municipql que faz essa avaliação e questionar diretamente.

0.0093 seg. NEW