Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estando num processo avançado de compra de terreno com vista a construção, queria ter alguns conselhos de situações que possam surgir que me façam ter de gastar mais dinheiro do que aquilo que me são ditos inicialmente.
    O processo do terreno está só avançado, ainda não comprei, se houver alguma coisa que julguem ser relevante para esta fase agradecia também.

    Assim sendo, tenho estes "óbvios" como certos:
    - IMT
    - Várias Taxas/Impostos referentes ao crédito da construção;
    - Licença de construção ( O que para a camara de almada será algo como 11.000€ para uma casa destas dimensões pelo que já li aqui no fórum também )

    Agradeço desde já qualquer feedback, sei que poderá surgir complicações mas a ideia é perceber se há complicações/custos que eu poderia já ter noção antes de começar sequer.
    Obrigado
  2.  # 2

    Depois da casa pronta tem de pagar o imposto do comboio nas finanças
    • Sira
    • 20 junho 2020

     # 3

    O processo de licenciamento tem custos também, não só com os técnicos que o vão elaborar, como taxas camarárias. Não sei se está a contabilizar isso na "licença de construção".

    Em relação ao terreno em si, a parte dos muros/arranjos exteriores pode trazer algumas surpresas, principalmente se não for plano.

    E no final da obra feita, há a licença de utilização.

    Boa sorte!
  3.  # 4

    Pode ainda ter de pagar a ligação aos ramais de esgotos, água, luz
  4.  # 5

    Sim os ramais são relevantes. Além disso, conte com o fiscal, caução para eventuais estragos na Câmara, telas finais de projeto, pode precisar de policia na descarga do Betão, certificados, taxas bancárias por cada libertação de dinheiro,... E claro o mais importante, os "já agora". Abraço e boa construção
  5.  # 6

    O terreno está urbanizado e tem as infraestruturas pagas pelo proprietário atual, por isso julgo eu, terá algumas coisas por ai que não vou ter de pagar.

    A licença de construção sei que é cara ( pelo menos em Almada ) mas a licença de habitação, estamos a falar assim desses valores ridículos ou uma coisa mais em conta?

    O terreno é praticamente plano, vai ter uns custos extra neste sentido também porque vai ter garagem subterrânea, por isso já sei que no orçamento da obra vai ter uma boa parcela só para a obra da garagem mas a preferência é mesmo nesse sentido para tentar aproveitar ao máximo o espaço exterior para a criança.

    Obrigado pelo feedback, já falaram em algumas coisas que não me tinha de facto lembrado, a caução para a câmara agora deixou-me um pouco preocupado, sendo na câmara de Almada vou acreditar que é outra exorbitância.
  6.  # 7

    Colocado por: ClaudioCAssim sendo, tenho estes "óbvios" como certos:
    - IMT
    - Várias Taxas/Impostos referentes ao crédito da construção;
    - Licença de construção ( O que para a camara de almada será algo como 11.000€ para uma casa destas dimensões pelo que já li aqui no fórum também )


    IMT e imposto de Selo e depois mesmo sem acabar a casa, começa logo a pagar IMI do terreno.

    depois tem que fazer um levantamento topográfico, pode estar incluído ou não no orçamento do gabinete de arquitectura, que tb é um custo.

    convem depois disto tudo deixar alguma folga pq o empreiteiro não vai começar a obra sem receber algum dinheiro e os bancos não gostam de avançar o dinheiro da primeira tranche sem obra feita.
  7.  # 8

    Colocado por: pauloagsantos

    IMT e imposto de Selo e depois mesmo sem acabar a casa, começa logo a pagar IMI do terreno.

    depois tem que fazer um levantamento topográfico, pode estar incluído ou não no orçamento do gabinete de arquitectura, que tb é um custo.

    convem depois disto tudo deixar alguma folga pq o empreiteiro não vai começar a obra sem receber algum dinheiro e os bancos não gostam de avançar o dinheiro da primeira tranche sem obra feita.


    O levantamento topográfico já está feito pelo dono atual do terreno, o projecto que ele tem em mãos já contempla as características do terreno, sendo esta também uma das razões para estar a pensar mais seriamente neste terreno em concreto.

    A questão do dinheiro para inicio de obra foi uma das questões que coloquei logo à minha gestora de conta ( BPI ), a primeira tranche é liberta logo com 70% da avaliação do terreno ( regra geral )
  8.  # 9

    Colocado por: ClaudioC

    O levantamento topográfico já está feito pelo dono atual do terreno, o projecto que ele tem em mãos já contempla as características do terreno, sendo esta também uma das razões para estar a pensar mais seriamente neste terreno em concreto.

    A questão do dinheiro para inicio de obra foi uma das questões que coloquei logo à minha gestora de conta ( BPI ), a primeira tranche é liberta logo com 70% da avaliação do terreno ( regra geral )


    À quanto tempo tem o projeto introduzido?
    Já obteve Feedback?
    Tenho também o meu projeto na Câmara Municipal de Almada...
 
0.0148 seg. NEW