Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Têm surgido no mercado várias propostas para a colocação de meios mecânicos de elevação como alternativa para a colocação de um ascensor tradicional.
    Têm a designação comercial de "HomeLift" e são basicamente plataformas elevatórias verticais.
    Parecem-me ter muitas vantagens relativamente aos elevadores.
    Nomeadamente no preço da aquisição, facilidade de montagem (ausência de poço e de extra-curso), alimentação elétrica (monofásica), ausência de inspeções obrigatórias e não obrigatoriedade de contrato de manutenção.
    No entanto tenho dúvidas sobre a durabilidade destes equipamentos e sobretudo se valem a pena, visto que a sua velocidade é muito reduzida.
    Estas máquinas têm a velocidade de 15 cm/s e um ascensor tem a velocidade mínima de 100 cm/s.
    Sendo este último o factor que me causa mais dúvidas.
    Não sei se alguém tem algum tipo de experiência que queira partilhar ou simplesmente dar a sua opinião.
  2.  # 2

    Em teoria já falou, na prática, já andou em algum? Julgo que não!
  3.  # 3

    Já agora os homelifts, de acordo com o espírito da Diretiva de Máquinas, são do tipo "homem presente", isto é, para se movimentar tem que pressionar continuamente o botão até ao piso de destino.
  4.  # 4

    Não, nunca andei em nenhum.
    Daí querer saber da opinião das pessoas que tenham experiência.
  5.  # 5

    De facto a manobra de homem-presente não é minimamente atractiva.
    Será que as empresas não contornam esta situação?
  6.  # 6

    Ilegalmente podem contornar e colocar automático, mas se haver algum acidente, pode haver problemas.

    Costumo andar em 2 lifts, só de um piso, comparativamente com um elevador é muito lento e ter de carregar no botão até ao piso.

    Imagino com 4 pisos.
  7.  # 7

    De facto.
    Obrigado Varejote,já me deu o que pensar.
  8.  # 8

    Um caso real, um cliente meu comprou loja com elevador do r/c para cave, 1 piso.

    Estava com avaria, pedi orçamentos de reparação à Schindler e Thyssen, depois de levantamento enviam orçamentos de 10000€ +iva.

    Que não cumpriam normas etc. tinha de ser praticamente tudo novo.

    Foi tudo recusado, o cliente não iria estourar mais de 10k na reparação.

    Entretanto descobri uma empresa "pequena" foi lá dar orçamento de reparação, resultado 300€ para substituir uma placa avariada.

    Perguntei se o elevador cumpria as normas, porque tinha orçamentos altos por não cumprir normas, ele disse que era um lift hidráulico, logo não necessitava de cumprir normas de ascensores, desde que trabalhe com "homem presente" e lá ficou a funcionar a com contrato manutenção trimestral, lento e homem presente.

    Ao fim de 4 anos avariou bomba hidráulica ou algo desse género, orçamento 2500€ + iva.
  9.  # 9

    Entre 2010 e 2016 instalei 4 homelifts em prédios de Lisboa.

    Nenhum deles tinha essa coisa de ter de carregar continuamente no botão para andar.

    Tirando a velocidade (devagarinho...) eram, em tudo, semelhantes aos elevadores "normais".

    Hoje existem elevadores que concorrem com as plataformas elevatórias (como não são plataformas elevatórias (estão sujeitas à legislação, deveres de manutenção / inspecção / segurança / etc.) que têm o motor acoplado à cabine, o que permite não ter casa das máquinas.
    Alguns são também monofásicos.
    Mas creio que todos necessitam de um pequeno poço

    Os preços são um pouco mais elevados, mas a velocidade (e segurança) não tem nada a ver.
  10.  # 10

    As plataformas têm de cumprir a directiva máquinas.
  11.  # 11

    Colocado por: Luis K. W.Entre 2010 e 2016 instalei 4 homelifts em prédios de Lisboa.

    Nenhum deles tinha essa coisa de ter de carregar continuamente no botão para andar.

    Tirando a velocidade (devagarinho...) eram, em tudo, semelhantes aos elevadores "normais".

    Hoje existem elevadores que concorrem com as plataformas elevatórias (como não são plataformas elevatórias (estão sujeitas à legislação, deveres de manutenção / inspecção / segurança / etc.) que têm o motor acoplado à cabine, o que permite não ter casa das máquinas.
    Alguns são também monofásicos.
    Mas creio que todos necessitam de um pequeno poço

    Os preços são um pouco mais elevados, mas a velocidade (e segurança) não tem nada a ver.


    Se têm acionamento automático, passam a ser elevadores e sujeitos à legislação de ascensores e não de plataforma elevatória.

    Portanto colocaram acionamento automático "off record", legalmente não podem.
 
0.0129 seg. NEW