Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos. Estou a pensar adquirir duas pequenas moradias germinadas de 40m2 cada uma para fazer uma só moradia de 80m2. Naturalmente, que tenho que fazer duas escrituras de compra. Depois nas finanças tenho que pedir alteração do registo predial apresentando o projecto de reconstrução aprovado pela câmara? Alguém me pode esclarecer e quais os custos inerentes a este processo.

Obrigado,

Gonçalo
  2.  # 2

Interessa antes de mais saber a zona em que isso vai acontecer, pois câmaras e conservatórias funcionam de forma diferente.

Eu tenho uma grande história sobre o assunto, e para resumir o muito que penei, vou com 7 anos ( e dois escritórios de advogados) para juntar 2 terrenos cujo pdm previa casas geminadas. (e não tenho nada construido) isto passa-se em Loures e ainda não terminou... Não quero desanima-lo e digo-lhe já que um casal amigo fez a mesma coisa na Benedita em 2 meses.
    O meu stress acabou por ser na conservatória onde o processo está pendurado há 6 anos... parece incrível não é? A conservadora já falou em obter as cadernetas prediais do bairro todo (perto de 170!!!), em pagar os registos de alteração nos 170 (@ 125€ cada seriam 21.250€). é claro que os advogados também se atiraram a ela e essas exigências foram postas de lado...

Conselho de quem cá anda... não deixe de fazer o que pretende, mas abra a carteira para pagar aconselhamento de um advogado pois por 200 ou 300 € é capaz de poupar muitos meses de stress.
  3.  # 3

O local é na Freguesia da Ajuda em Belém e já há outras moradias onde isso foi feito. Curiosamente mantiveram as duas portas da fachada - o que é normal porque tem sempre que se manter a fachada - e dois numeros de porta. Resta saber se na caderneta predial estão registados dois imóveis distintos quando na realidade é só uma moradia...será possivel? Entretanto vou reunir na Camara e tentar saber mais informações.

Obrigado
  4.  # 4

Ser é!

Alias em Loures, um dos seus desenhistas disse-me para fazer exactamente isso... eu mandei-o plantar couves, mas o burro afinal era (mesmo) eu...
  5.  # 5

Pois, mas isso depois levanta outras questões como a licença de habitabilidade no final das obras...etc..... Como vou pedir empréstimo e na realidade são dois imóveis, provavelmente tenho que pedir dois empréstimos e quando quiser passar para um só registo predial, o banco também tem que estar presente....afinal há duas hipotecas em nome do banco.... Ainda ninguém passou pelo mesmo? Isto parece uma grande confusão...como muitos custos...
  6.  # 6

Como já disse, advogados... Eu perdi o amor ao dinheiro quando vi o TEMPO e o trabalho que dá perceber o que cada entidade quer (Banco, Câmara e Conservatória). Faça um contacto prévio com um advogado e ele explica-lhe todas as implicações da sua decisão.

Cuidado que, como já disse, o meu caso pode ser excepcional e na CML as coisa podem correr sobre rodas, e dois meses depois pode ter tudo prontinho!

Dado que até estou satisfeito com este ultimo escritório (é de Lisboa) posso dar um contacto...
  7.  # 7

O meu caso seguiu-se estes procedimentos

Aquisição dos dois lotes
    Apresentação à CMLoures de um estudo prévio e pedido de alteração Plano Pormenor do Bairro (arquitecta 800 €)
    Aprovação em Reunião de Câmara da alteração
    Emissão da certidão (penso que gratuita)
    Alteração dos lotes para 1 lote nas finanças (reavaliação dos valores patrimoniais --> alteração do IMI)
    Apresentação à conservatória do registo das alterações (125€ * 2?...)
  8.  # 8

os meus sera na castelhana
    o meu objectivo e construir nos 2 terrenos uma moradia germinada para 2 familias mas encostada a uma das partes do terreno
    sabe quantos m2 estao a dar para a construçao ,sendo os 2 terrenos 600m2?
    vinha grande e no estacal???
  9.  # 9

Colocado por: suissasos meus sera na castelhana
    o meu objectivo e construir nos 2 terrenos uma moradia germinada para 2 familias mas encostada a uma das partes do terreno
    sabe quantos m2 estao a dar para a construçao ,sendo os 2 terrenos 600m2?
    vinha grande e no estacal???

Isso parece-me ainda mais complicado!... porque não geminadas centradas no terreno? assim não tinha que unificar os lotes?
    Os m2 de construção dependem de muita coisa, o alvará do bairro e o projecto pré-existente. eu para 495m2 tive 170m2 de implantação (construção não quero mentir mas penso que foram 240m2, tenho que verificar...)
  10.  # 10

entretanto o os lotes ficam so para uma moradia
    preciso de 200 m2 chega bem para a moradia pelo menos a parte para ser ficalizada ....

0.0147 seg. NEW