Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Comprei uma casa em segunda mão remodelada. Acontece que depois de começar a habitar a casa reparei em alguns defeitos que me vão custar caro..
    Meteram um teto falso com 40 cm que tapa as caixas dos estores, o móvel da cozinha está todo mal montado, desalinhado e as portas não fecham bem, a sanita verte água...
    Isto e mais alguns problemas...
    Pelos vistos o antigo proprietário comprou o imóvel fez obras e vendeu, contactei o mesmo e não se quer chegar à frente para reparar os defeitos...
    Desculpem a minha ignorância, é a primeira vez que compro casa, há alguma coisa que possa fazer?

    Obrigado
  2.  # 2

    Quando comprou já tinha os defeitos.
    • eu
    • 22 junho 2020

     # 3

    Colocado por: greenkaizenhá alguma coisa que possa fazer?

    Sim, reparar os defeitos.
    Concordam com este comentário: PoisÉ
  3.  # 4

    Colocado por: greenkaizenDesculpem a minha ignorância, é a primeira vez que compro casa, há alguma coisa que possa fazer?


    não. só as casas novas é que tem 5 anos de garantia.

    devia ter perdido mais tempo a inspecionar a casa antes de a comprar e como isso tentar baixar o preço para com a diferença arranjar a casa.
  4.  # 5

    Pode começar a pedir orçamentos para os arranjos...

    O vendedor já se está a marimbar, agora a batata quente está nas suas mãos. É a triste realidade.
  5.  # 6

    Pois basicamente já lhe disseram tudo. O greenkaizen aceitou comprar a casa nas condições em que ela se encontrava. Pode ter havido desonestidade da parte do vendedor ao fazer uma remodelação ás 3 pancadas, mas infelizmente a correcção dos erros cabe-lhe a si.

    É daquelas lições de vida que vem com a experiência, ou com uma personalidade mais fria que lhe permite analisar tudo ao pormenor antes de avançar. Contudo a compra de uma casa, ainda para mais da primeira continua a ter uma grande componente emocional, e quem vende aproveita-se disso mesmo.
  6.  # 7

    Não é bem assim, tratando-se de má fé na venda, com conhecimento de causa existe sim a possibilidade de levar a tribunal, tem que ser ter 3 elementos:
    "I- As presunções retiradas dos factos provados constituem, também elas, matéria de facto, pelo que são insindicáveis pelo Supremo Tribunal de Justiça (...)

    II) - Para a procedência da acção de impugnação pauliana, importa que exista, em comum, a consciência dos protagonistas do negócio oneroso, in casu, um contrato de compra e venda de um imóvel que, ao assim actuarem, o fazem com consciência de prejudicar o credor.

    III) - Se apenas se provou a existência de má-fé, nos termos definidos no art. 612º, nº2, do Código Civil, no negócio celebrado entre o devedor alienante e os compradores, e não já na venda que estes fizeram a terceiros subadquirentes, a acção improcede; o demandante apenas poderá exigir do réu primeiro alienante, o valor do bem vendido, com fundamento no instituto da responsabilidade civil extracontratual, e não ao abrigo da acção de impugnação pauliana.

    Desejo-lhe sorte no seu processo, pelo que me diz, vale a pena fazê-lo, não é o único e a maioria tem sido positiva para os compradores.
  7.  # 8

    Não deve ter havido má fé na execução do trabalho, o que houve foi colocar o Zé faz tudo, com orçamento baixo a remodelar o imóvel.
    Concordam com este comentário: RRoxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marta88
  8.  # 9

    Colocado por: marta88Não é bem assim, tratando-se de má fé na venda, com conhecimento de causa existe sim a possibilidade de levar a tribunal, tem que ser ter 3 elementos:
    "I- As presunções retiradas dos factos provados constituem, também elas, matéria de facto, pelo que são insindicáveis pelo Supremo Tribunal de Justiça (...)

    II) - Para a procedência da acção de impugnação pauliana, importa que exista, em comum, a consciência dos protagonistas do negócio oneroso, in casu, um contrato de compra e venda de um imóvel que, ao assim actuarem, o fazem comconsciência de prejudicar o credor.

    III) - Se apenas se provou aexistência de má-fé, nos termos definidos no art. 612º, nº2, do Código Civil, no negócio celebrado entre o devedor alienante e os compradores, e não já na venda que estes fizeram a terceiros subadquirentes, a acção improcede; o demandante apenas poderá exigir do réu primeiro alienante, o valor do bem vendido, com fundamento no instituto da responsabilidade civil extracontratual, e não ao abrigo da acção de impugnação pauliana.


    Pois, o problema vai ser provar o ponto II e III...como se prova isso? Que tinham consciência e agiram de má-fé? ...é tão subjectivo!
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 10

    Colocado por: pauloagsantosnão. só as casas novas é que tem 5 anos de garantia.

    neste caso, se o vendedor fosse uma empresa cuja actividade fosse a compra e venda de imóveis, existia garantia.
  10.  # 11

    Isto deve acontecer tantas e tantas vezes nestes últimos anos...

    Há pouco fui visitar uma urbanização com +/- 10 anos, que foi construída em frente a outra com +/-40/50 anos.

    Quais eram os prédios com os exteriores em melhor estado?
    Os de 1970/1980. Os novos pareciam "velhos", apesar do desenho mais actual.

    Fachadas todas pretas, fungos, escorrimentos, bolhas, rachas, um festival de construção de qualidade.

    Antigamente, o aldrabão era português, agora internacionalizou-se e ainda percebe menos que o português, pelo que todas estas casas "remodeladas" são, muitas das vezes, apenas e só "remendadas", assim como algumas caras bonitas da TV numa televisão com emissão 4K.
  11.  # 12

    Colocado por: econom.pedro

    Pois, o problema vai ser provar o ponto II e III...como se prova isso? Que tinham consciência e agiram de má-fé? ...é tão subjectivo!


    Existem uma série de clausulas de má-fé, o ex. de receber um cpv e só realizar a escritura apos 2/3 meses, não dar a planta das obras ao novo proprietario (esta só por si culmina tudo)
  12.  # 13

    Colocado por: PoisÉAntigamente, o aldrabão era português, agora internacionalizou-se e ainda percebe menos que o português, pelo que todas estas casas "remodeladas" são, muitas das vezes, apenas e só "remendadas", assim como algumas caras bonitas da TV numa televisão com emissão 4K.


    Anda tudo a procura do mais barato. Dá nisto. Vamos voltar ao tópico das selvejaria dos imobiliários, está lá tudo escrito. Isto está bom é para o espertalhão, que faz por meia duzia de euros, nao paga impostos, nem sequer alvará, e o zé que compra as obras sofre por ser ignorante.

    É o que temos. E sinceramente, é bem feito. Os Donos de Obra, principalmente das remodelações, estão como o sérgio conceiçao: "estou-me a **** pra isso", nem sequer perdem 2 horas da vida para irem ver os materiais, imagine lá a massada de ver se está a ficar minimamente bem feito.
    • RCF
    • 22 junho 2020

     # 14

    Colocado por: RRoxxAnda tudo a procura do mais barato. Dá nisto.

    E o mais caro dá em quê?!
  13.  # 15

    Colocado por: RCF
    E o mais caro dá em quê?!


    diga-me você porque eu não conheço nem nunca fiz o mais caro. Mais baratos já corrigi muitos.
    • RCF
    • 22 junho 2020

     # 16

    Colocado por: RRoxx

    diga-me você porque eu não conheço nem nunca fiz o mais caro. Mais baratos já corrigi muitos.

    portanto, critica o mais barato, mas não conhece o mais caro... ok, esclarecido...
    O que lhe digo, por experiência, é que o mais caro não é garantia de qualidade. Nem concordo que, apenas porque se compra barato, se transfira a responsabilidade do mau profissional para o comprador.
    Caro ou barato, se o trabalho/resultado é bom ou mau, o mérito é do profissional que fez o trabalho.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Vítor Magalhães
  14.  # 17

    Colocado por: RCFO que lhe digo, por experiência, é que o mais caro não é garantia de qualidade.

    Também concordo que o caro não é sinal de qualidade, mas bom e barato não existe.
    • eu
    • 22 junho 2020

     # 18

    Colocado por: Picaretamas bom e barato não existe.

    Se for muito feio, talvez se encontre...
    • Carvai
    • 22 junho 2020 editado

     # 19

    Comprar casas remodeladas é um enorme risco. Na grande maioria de casos as remodelações são meras pinturas para iludir.
    Actualmente estou comprador de um apartamento usado. As minhas condições são : o prédio e os elevadores têm de estar cuidados e mostrar que tem um condomínio a funcionar bem. O interior do apartamento nem preciso de ver, basta-me olhar para a planta para ver se posso fazer as obras que pretendo.
    No meu apartamento posso gastar o que quiser com as obras. No prédio nada posso fazer.
    Concordam com este comentário: eu, Vítor Magalhães
    • eu
    • 22 junho 2020

     # 20

    Colocado por: CarvaiComprar casas remodeladas é um enorme risco. Na grande maioria de casos as remodelações são meras pinturas para iludir.


    Quase sempre tudo aquilo que é importante e não está à vista (por exemplo canalizações) não é mexido.

    Deve ser extremamente raro encontrar um apartamento remodelado à venda que tenha sido bem remodelado.
 
0.0215 seg. NEW