Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa tarde a todos,

    Estou a escrever este texto pois recentemente surgiu-me uma oportunidade de negocio, na qual precisava de ajuda de alguem um pouco mais experiente.

    Tenho a oportunidade para comprar 1.5 ha de eucalipal, num terreno bom (arenoso). A minha questão surge pois naquele terreno já se encontra eucalipal há muitos anos (cerca de 30), deste modo será um bom investimento? isto do ponto de vista do desenvolvimento das próximas plantações de eucalipto a executar. Em termos de preço é a volta do 0,7 euros o m^2 pelo que penso tratar-se de um bom negócio.

    Toda a ajuda e experiencia no ramo será bem vinda.

    Um muito obrigado.
  2.  # 2

    O terreno está plantado com eucaliptos ou vai comprar só o terreno "limpo"?
  3.  # 3

    o terreno actualmente tem eucaliptos, apesar de haver muitos em falta e algum mato, ou seja não têm sido cuidados.
  4.  # 4

    E q como são os acessos?
  5.  # 5

    em termos de acesso é óptimo, fica ao lado de uma estrada nacional e de um ic. A minha maior duvida é mesmo em termos do desenvolvimento das próximas árvores, qual a sua opinião?
  6.  # 6

    Se os acessos são bons, se tem os euros disponíveis (10k), não estou a ver porque não pode ser um bom negócio a esse preço...
    O futuro ninguém lhe pode garantir...


    Colocado por: RmnlopesA minha maior duvida é mesmo em termos do desenvolvimento das próximas árvores

    Como assim o desenvolvimento? as árvores q tem não se estão a desenvolver/ crescer bem?
    Se o terreno for limpo e depois dependendo da idade das árvores colocar os adubos indicados, ajuda ao desenvolvimento...
  7.  # 7

    Obrigado pela sua opinião Nunos7, eu na minha opinião também está a bom preço, apesar de saber que terei de gastar mais algum para fazer uma nova plantação e mexer no terreno.

    A duvida que tenho é se o próprio solo não estará já muito explorado e não condicionará o desenvolvimento dos proximos que eu plantar. Os existentes estão localizados juntos a mais de 100 ha de eucaliptos que estao bem cuidados, o terreno que falo em causa é que já não é cuidado à vários anos e ja tem varias arvores em falta não estando alinhadas.
  8.  # 8

    Veja afastamentos a casas, industria, etc e senão tem que abater muita coisa

    Contacte um eng florestal e leve-o ao local
  9.  # 9

    Boa tarde RicardoPorto,

    O terreno fica bastante afastado das casas, localizado numa zona de eucalipal, mas tem optimos acessos. A minha maior duvida prende-se com o desenvolvimento das arvores. Acha que o Engº floresta seria importante? em que sentido?

    Muito obrigado pela sua opinião
  10.  # 10

    compre o terreno e plante mas é faias
  11.  # 11

    Colocado por: RmnlopesBoa tarde RicardoPorto,

    O terreno fica bastante afastado das casas, localizado numa zona de eucalipal, mas tem optimos acessos. A minha maior duvida prende-se com o desenvolvimento das arvores. Acha que o Engº floresta seria importante? em que sentido?

    Muito obrigado pela sua opinião


    No seu sentido de lhe fazer um estudo de viabilidade e planeamento e adequar o solo à melhor cultura
  12.  # 12

    infelizmente não ha grandes alternativas ao eucalipto para aqueles terrenos que compensem o investimento. Se fosse um terreno com outro tipo de vegetação eu ponderava outra especie, mas tudo ali à volta é eucaliptos e duvido que outra espécie se desenvolva. A minha ideia inicia seria plantar paulownias, mas neste momento estão consideradas como invasoras em Portugal :S
  13.  # 13

    Colocado por: Rmnlopesnão ha grandes alternativas ao eucalipto para aqueles terrenos que compensem o investimento.
    faia

    Colocado por: Rmnlopesmas neste momento estão consideradas como invasoras em Portugal :S
    .., e o eucalipto não é?
  14.  # 14

    não antonylemos, o eucalipto é permitido em portugal desde que em terrenos onde já esteja plantado neste momento.

    A faia não conheço, mas pelo que estive a ver duvido que se adpte bem aquele tipo de terrenos mais secos
  15.  # 15

    Está preocupado que o eucalipto não se desenvolva, só se o terreno for muito, mas muito mau, aquilo é uma praga , pelo menos na minha zona, reproduz-se/regenera-se com uma facilidade que até incomoda .... abate-se 1, daqui a uns meses nascem 10 😂.

    Se quer manter os eucaliptos não se preocupe muito.
  16.  # 16

    Colocado por: RmnlopesA faia não conheço, mas pelo que estive a ver duvido que se adpte bem aquele tipo de terrenos mais secos
    os terrenos sao secos por causa do eucalipto, eu tenho andado nos terrenos do meu pai a substituir o eucaliptal po carvalho francês e faia.. deixaram à muito de ser terrenos secos.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7, SMBS, Nostradamus
  17.  # 17

    Colocado por: antonylemosos terrenos sao secos por causa do eucalipto, eu tenho andado nos terrenos do meu pai a substituir o eucaliptal po carvalho francês e faia.. deixaram à muito de ser terrenos secos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nunos7,Nostradamus


    Abençoado seja, na minha modesta opinião, era árvore que devia ser erradicada do nosso país, isso e as autrálias, que nascem como erva daninha.
    Há tantas árvores tão mais benéficas do que essas, mas lá está, não são economicamente apetecíveis.
    • size
    • 25 junho 2020

     # 18

    Colocado por: Ana_Dado

    Abençoado seja, na minha modesta opinião, era árvore que devia ser erradicada do nosso país, isso e as autrálias, que nascem como erva daninha.


    Ambas, praga australiana...
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
  18.  # 19

    se plantar carvalho ou outra folhosa em 10 anos tem uma floresta sobria e humida que dificilmente arde no verão.

    Colocado por: Ana_Dadonão são economicamente apetecíveis.
    alguma vez tentou comprar soalho de carvalho francês?
  19.  # 20

    Colocado por: sizeAmbas, praga australiana...
    .. mas por outro lado, as austrálias (mimosa) têm uma madeira fenomenal.
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
 
0.0191 seg. NEW