Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Fiquei recentemente com um terreno (o da foto) que tem cerca de 3 mil m^2. O terreno encontra-se numa zona protegida, por isso não posso plantar eucaliptos. A minha ideia é limpar o mato e plantar pinheiros bravos. Conhecem empresas que fazem este tipo de serviços e por quanto pode ficar?

Cumprimentos
      106010496_710790182813967_3946357187446942131_n.jpg
  2.  # 2

3000m2 não é nada.
    O terreno esta cheio de afloramentos rochosos, pela foto deve estar super exposto ao vento. Pinheiro!?

zona protegida, é o quê!? parque Natural? Se sim, vá falar com os tecnicos do parque natural e veja as opções que possam ser mais validadas do ponto de vista ´tecnico e da sustentabilidade.. não gaste dinheiro à parva.

Não estou a ver que seja boa ideia para plantação de arvores, mas sim deve efectuar a manutenção de pastos, plantação de espécies arbustivas autoctones e promover a limpeza preventiva selectiva.
  3.  # 3

Colocado por: tomasalmeida.99por isso não posso plantar eucaliptos.
    ainda bem!!!
    Concordam com este comentário: SMBS, maria rodrigues
  4.  # 4

Colocado por: Pedro Barradas3000m2 não é nada.
    O terreno esta cheio de afloramentos rochosos, pela foto deve estar super exposto ao vento. Pinheiro!?

zona protegida, é o quê!? parque Natural? Se sim, vá falar com os tecnicos do parque natural e veja as opções que possam ser mais validadas do ponto de vista ´tecnico e da sustentabilidade.. não gaste dinheiro à parva.

Não estou a ver que seja boa ideia para plantação de arvores, mas sim deve efectuar a manutenção de pastos, plantação de espécies arbustivas autoctones e promover a limpeza preventiva selectiva.
  5.  # 5

Então acha melhor ficar um terreno só com mato, em vez de reflorestar?
  6.  # 6

Colocado por: tomasalmeida.99efectuar a manutenção de pastos, plantação de espécies arbustivas autoctones e promover a limpeza preventiva selectiva.

Colocado por: tomasalmeida.99Então acha melhor ficar um terreno só com mato, em vez de reflorestar?

Leia melhor...

Colocado por: tomasalmeida.99parque Natural? Se sim, vá falar com os tecnicos do parque natural e veja as opções que possam ser mais validadas do ponto de vista ´tecnico e da sustentabilidade..

Nem sempre uma "floresta" é o indicado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmmoreira
  7.  # 7

Se os terrenos fossem bons para árvores, não acha que ali à volta estava tudo cheio de árvores?
  8.  # 8

Sobreiros...ou castanheiros
  9.  # 9

Sobreiros!?... ali!?

Informar-se com o Parque natural , ou ICNF, ou com um arq. paisagista, eng. florestal ou agrónomo.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasSobreiros!?... ali!?

Informar-se com o Parque natural , ou ICNF, ou com um arq. paisagista, eng. florestal ou agrónomo.

E porque não?pode-se saber?
  11.  # 11

Colocado por: jfsmoreira
    E porque não?pode-se saber?
    o terreno é perfeito para sobreiros e carvalhos/carrascos
  12.  # 12

Colocado por: tomasalmeida.99Então acha melhor ficar um terreno só com mato, em vez de reflorestar?

Ninguém gosta do mato, coitado...
  13.  # 13

parece-me um local exposto,de altitude, não estou a ver sobreiros a darem-se ali.. estrarei enganado?
  14.  # 14

Colocado por: Pedro Barradasparece-me um local exposto,de altitude, não estou a ver sobreiros a darem-se ali.. estrarei enganado?
    está.. o que falta ali são as árvores..

quanto ao mato,o mato é necessário , faz parte do ecosistema é habitat para praticamente toda fauna que cá existe, sem ele os animais não têm onde se esconder
  15.  # 15

antes das arvores tens de estabelecer um ecossistema de base.... para depois poderes ter arvores...
    Mas já sabem onde é o lugar para dizerem que sobreiros é adequado? sobreiros? está a que altitude? 600m? mais? qual a vertente daquela encosta? aquilo é onde, em Portalegre? Mais a Norte
  16.  # 16

com o aspeto daquele solo (rocha) acho q as árvores vão tombar todas, pois n vão conseguir penetrar com as raízes para se segurarem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 17

Por mim era encher aquilo de Arbustus unedo... Eventualmente carrascos(Quercus coccifera L.) e etc...
  18.  # 18

Colocado por: NTORIONcom o aspeto daquele solo (rocha) acho q as árvores vão tombar todas, pois n vão conseguir penetrar com as raízes para se segurarem.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    parece, mas nao acredito.. cá no norte conheço alguns lugares assim que é só penedos e carvalhas e sobreiros velhos...
  19.  # 19

A Finlândia está cheia de árvores a crescer em rocha praticamente sem terra. Tem é água.

Desde que exista humidade dá sempre. Podem é demorar um pouco mais a crescer
  20.  # 20

Bom, voltando à vaca fria.
    Se procura obter rendimento de recursos florestais, 3000m2 não é viável, muito menos vendo o tipo de terreno que é.
    Se procura a valorização ambiental, tem muitas possibilidades (já aqui apontadas)

0.0195 seg. NEW