Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Qual a vossa opinião, em termos de isolamento térmico, para:

    - paredes exteriores com espessura > 30 cm com 2 panos de tijolo 11, com caixa de ar preenchida por Wallmate espessura 3cm, revestimento exterior de argamassa 1,5 cm e revestimento interior de estuque 1,5 cm?

    - Portas exteriores em aluminio termolacado, oscilobatente de 2 folhas e vedação em borracha?

    - Vãos envidraçados em aluminio termolacado c corte térmico. Vidro duplo de 4 a 8mm + 16 + 5mm?

    - Janelas em caixilho de aluminio termolacado com corte térmico?

    - O que significa classe energética B- ?

    Obrigada
  2.  # 2

    a mim parecem-me bem essas caracteristicas Ana.
    as classes energéticas são como as etiquetas dos electrodomesticos, A,B .... gasta mais ou menos energia, desempenho energético

    link
  3.  # 3

    Muito obrigada
  4.  # 4

    no meu caso as paredes vou colocar tijolo15cm por fora, wallmate 4cm, caixa de ar e tijolo 11 cm por dentro de resto parece me bem. no meu caso a classificação foi A. não quer dizer que seja só por este aspecto, porque há muitas variantes que podem alterar essa classificação..

    cump
  5.  # 5

    Boas

    - paredes exteriores com espessura > 30 cm com 2 panos de tijolo 11, com caixa de ar preenchida por Wallmate espessura 3cm, revestimento exterior de argamassa 1,5 cm e revestimento interior de estuque 1,5 cm?

    Dependendo da situação geográfica tanto pode ser adequado como não.

    - Portas exteriores em aluminio termolacado, oscilobatente de 2 folhas e vedação em borracha?

    - Vãos envidraçados em aluminio termolacado c corte térmico. Vidro duplo de 4 a 8mm + 16 + 5mm?

    - Janelas em caixilho de aluminio termolacado com corte térmico?

    Depende das características - coeficiente de transmissão térmica - do material usado.

    cumps
    José cardoso
  6.  # 6

    reparei agora que era duas fiadas de 11cms, pode como já foi dito colocar uma fiada de tijolo de 15 em vez de 11.
    se for em clima mais aguestre convém mesmo.
    cumprimentos
  7.  # 7

    A casa situa-se na zona litoral Oeste. Relativamente ao clima é ameno ao longo de todo o ano, o pior é mesmo o vento e a humidade, devido à proximidade do mar...
    Pois, devia rever essa situação do tijolo
    Obrigada
  8.  # 8

    Boas

    A casa situa-se na zona litoral Oeste.

    Assim sendo a solução apresentada enquadra-se nos valores de referência indicados para essa zona pelo que, em princípio, serve.

    cumps
    José Cardoso
  9.  # 9

    Ana Franco,

    Se estamos a falar da casa do seu tópico «opinião sobre projecto», terá de tomar atenção à espessura dos vidros, e ao isolamento térmico da cobertura.

    Por exemplo: quanto a "Vidro duplo de 4 a 8mm + 16 + 5mm", eu colocaria NO MÍNIMO: 5mm + (caixa de ar 14mm) + 6mm. Isto devia estar bem explicitado no projecto térmico, mas eu não me importaria de sobredimensionar (ligeiramente) o isolamento.
    Não se esqueça que o que gastar agora a mais em isolamento térmico, vai poupar toda a vida em energia.
  10.  # 10

    Boas

    eu não me importaria de sobredimensionar (ligeiramente) o isolamento.

    Nem mais. Eu faria o mesmo

    Por exemplo: quanto a "Vidro duplo de 4 a 8mm + 16 + 5mm", eu colocaria NO MÍNIMO: 5mm + (caixa de ar 14mm) + 6mm.

    Para auxiliar a escolha de vidros (é um tanto maçudo mas tem muita informação pertinente) ver este documento

    cumps
    José Cardoso
  11.  # 11

    Colocado por: AnaFrancoA casa situa-se na zona litoral Oeste. Relativamente ao clima é ameno ao longo de todo o ano, o pior é mesmo o vento e a humidade, devido à proximidade do mar...
    Pois, devia rever essa situação do tijolo
    Obrigada


    a diferença de preço é insignificante diria, e assim seria um reforço.
    quanto à humidade convém fazer respiros na casa assim como no interior das paredes exteriores, assim como escolher uma tinta exterior apropriada. atenção às madeiras e inox/ferro se a casa estiver muito perto do mar.
    cumps
  12.  # 12

    ... O prjecto de RCCTE (termica) vai estipular a espessura mínima de isolament e a correcção das pontes térmicas.. mas 3cm de XPS.. parece-me insuficiente... deveria ser considerado como mínimo 4cm.
 
0.0146 seg. NEW