Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: SrRBoca de incendio armada?

    Não, é uma boca de incendio, de fachada, por forma a cumprir a legislação SCIE. tem de ser com boca STORZ C52

    Isto:
    https://www.fucoli-somepal.pt/PT/produtos/produtos/combate-a-incendio/228
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
    • SrR
    • 28 junho 2021

     # 22

    Tem k ser ligada a algum lado , de certeza a um contador dedicado.
  2.  # 23

    Colocado por: SrRTem k ser ligada a algum lado , de certeza a um contador dedicado.

    O esquema disso faz parte do projecto da rede de agua. Se não tem lá e faz falta, tem de pedir ao projectista.
  3.  # 24

    Colocado por: Pedro BarradasIsso é o seu picheleiro que monta. Junto ao contador. Peça o esquema ao projectista das águas.
    Era a ideia que eu tinha, liguei para a Câmara para pedir o modelo da boca de Inocêncio, Contudo a CM indica-me que a montagem é da exclusiva responsabilidade da empresa de águas (uma intermunicipal), que por sua vez me solicitou que fizesse requerimentos, que tinha de ir um engenheiro ao local, e que depois me apresentavam um orçamento total...Fiquei com a impressão que seria algo caro. Mas de acordo com o que diz, vou falar com outros donos de obra da zona. Obrigado
  4.  # 25

    Colocado por: HAL_9000vou falar com outros donos de obra da zona. Obrigado

    Com o eng do projecto de agua. veja isso com o gabinete.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  5.  # 26

    Colocado por: Pedro BarradasO esquema disso faz parte do projeto da rede de agua. Se não tem lá e faz falta, tem de pedir ao projectista.
    Tenho o projeto, mas não o tenho fisicamente comigo, estou a gerir as coisas à distância, queria comprar o material todo e mandar entregar na obra para o canalizador aplicar no muro.

    De qualquer maneira pelo que percebi da empresa de águas tem de ser feito um ramal dedicado para essa boca de incêndio, e só eles é que podem fazer a ligação. Não percebi muito bem foi a necessidade de serem eles a instalar as bocas no muro, e ir um engenheiro ao local para orçamentar um ramal de 1 metro.
    • SrR
    • 28 junho 2021

     # 27

    Porque o ramal de ligação para ligação à boca deve ser no minimo de 50mm para alem disso ainda devem colocar uma valvula de Cunha de chao, como se costuma a fazer nos hidrantes
  6.  # 28

    Colocado por: HAL_9000De qualquer maneira pelo que percebi da empresa de águas tem de ser feito um ramal dedicado para essa boca de incêndio, e só eles é que podem fazer a ligação. Não percebi muito bem foi a necessidade de serem eles a instalar as bocas no muro, e ir um engenheiro ao local para orçamentar um ramal de 1 metro.


    É pagar e não bucha.... :(
    Concordam com este comentário: SrR
  7.  # 29

    Perguntei a uma arquiteta da Câmara acerca deste detalhe scie, e porque ninguém tinha boca de incêndio em moradias... "nunca apreciamos projetos scie em moradias, e a ficha scie é à responsabilidade do técnico".

    Se o técnico assina, é porque cumpre a legislação:)
  8.  # 30

    O coordenador de projectos, apos analise da ficha SCIE, tem de dizer ao gajo que fizer o projecto das águas, para prever a BI.
  9.  # 31

    O meu projeto, é garantido que também não terá boca de incêndio.

    Estou como disse a minha esposa. A Câmara que ponha lá um hidrante na esquina, se quiser.
  10.  # 32

    Colocado por: ricardo.rodriguesO meu projeto, é garantido que também não terá boca de incêndio.
    O meu também não tinha, mas a câmara aprovou-o com a condição de ter de executar a boca de incêndio de acordo com os projetos que a própria câmara adicionou ao processo.

    Como a empresa das águas é uma intermunicipal, onde o pessoal da câmara transita, ....bem estou à espera da conta, vamos ver.
  11.  # 33

    Colocado por: HAL_9000
    Como a empresa das águas é uma intermunicipal, onde o pessoal da câmara transita, ....bem estou à espera da conta, vamos ver.
    600 euros (IVA incluído), para a simples ligação de um ramal de boca de incêndio, cuja conduta está na berma a 1.5 m do muro. Acham normal este preço?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  12.  # 34

    ABMG?

    Desde que um grupo de camaras do baixo mondego decidiu criar essa fantástica empresa para garantir tachos aos amigos e presidentes em fim de carreira, os preços dos alugueres, consumos e serviços dispararam.

    As historias que tenho com esses gajos já davam para escrever um livro.
  13.  # 35

    Colocado por: NostradamusABMG?
    Nem mais. O preço pareceu-me exagerado uma vez que a conduta está na berma, ainda sem passeio, e a ligação não implica sequer cortar a estrada.

    Relativamente ao aumento de preços confirmo. P preço da água até pode estar caro por ser para obra, mas por exemplo pago por mês 8 euros par gestão de resíduos (apenas lixo), quando existe apenas um único caixote em toda a rua e eu nem sequer o posso usar uma vez que se trata de uma obra. Para ter uma noção, num mês em que o consumo foi 0m3, pago o dobro de conta de água na obra do que na casa onde moro habitualmente com uma utilização normal de Água.
  14.  # 36

    A boca siamesa de alimentação pode ficar dentro portinhola na fachada com acesso exterior (como na foto) ou tem de ficar afastada da fachada?
      bombeiros.jpg
  15.  # 37

    Recordo me que na ficha de segurança que foi para licenciamento, tinha indicação para instalar boca de incêndio. Foi o único ponto onde foi mencionado.

    Não instalei nada.
  16.  # 38

    A boca de incêndio tem um custo de 50€ e a instalação é a cargo do DO (empreiteiro).

    É ligada ao ramal municipal com uma válvula de cunha a montante. Fica encastrada no muro.

    Na minha câmara pedi e deram-me o pormenor de execução.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  17.  # 39

    Colocado por: BigmouseRecordo me que na ficha de segurança que foi para licenciamento, tinha indicação para instalar boca de incêndio. Foi o único ponto onde foi mencionado.

    Não instalei nada.


    Ainda não faz uns 3 meses... Na CM barreiro, a boca tem de ser de pavimento (É uma obrigação decorrente do regulamento municipal das águas - meti na ficha SCIE como de costume, de fachada) e ainda lembraram que o projeto de águas teria de ser actualizado com este facto.

    Presumo que no final da obra tudo seja verificado.
  18.  # 40

    Colocado por: rpmmsantosA boca de incêndio tem um custo de 50€ e a instalação é a cargo do DO (empreiteiro).

    Depende do modo como cada câmara tem isso estipulado. Como é parte do ramal, nalgumas é mais uns 250€...
 
0.0194 seg. NEW