Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Obrigado Mandrongo pela dica. Realmente, tem razão e ainda que as fotos não sejam de grande qualidade um olhar atento e com experiência encontram sempre detalhes. Baseado no que viu parece-lhe que a margem negocial pode ser bastante boa?
  2.  # 22

    Colocado por: TMCHTenho na verdade duas opções. Arrendamento a longo prazo ou alojamento local/Airbnb. A casa situa-se na zona histórica da cidade ou seja para alojamento local era ótimo mas implica muitas mais dores de cabeça visto estar fora do país. Quanto ao arrendamento um T2 deve estar na ordem dos 300€. Se opção recair pelo arrendamento seria mais ao menos nessa magnitude de valores.

    Comprar, remodelar e arrendar por 300€? A sério???
  3.  # 23

    Colocado por: DonaRute
    Comprar, remodelar e arrendar por 300€? A sério???


    Estamos a falar de Bragança. Infelizmente é essa a realidade. Também não seria a casa toda. Como eu disse no início do post a ideia era ter a minha própria casa nos andares superiores. A outra opção seria alojamento local, o que me permitiria em termos de valor bruto mais do dobro mensal. Mas implicaria outro tipo de ginástica porque não me encontro em Portugal. Teria de pagar a terceiros para receber os hóspedes, limpeza... Por isso fiz aqui este post. Muitas vezes por um sentido de pertença acabamos por investir o dinheiro onde temos o coração. Talvez esta não seja a melhor altura ou o melhor negócio. Como disse continuo à procura.
  4.  # 24

    Colocado por: DonaRute
    Comprar, remodelar e arrendar por 300€? A sério???

    Não vejo o espanto, acabei de renovar um contrato de 1 T2 com 100 m2 no centro de uma das maiores cidades do Algarve por 400€. Portugal não é só Lisboa e Porto.
    Concordam com este comentário: TMCH
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TMCH
  5.  # 25

    Colocado por: TMCHPosso pedir-lhe por favor que me diga em que sentido lhe parece que a intervenção seja muito custosa? É que eu já estou a programar uma intervenção ao nível do isolamento térmico da casa.
    Do que eu vi na altura referia-me a ter de refazer grande parte dos tectos falsos e outros danos da humidade, e identificar e resolver a origem da infiltração e é aí que pode ou não residir o maior investimento.

    Mas faça um exercício. Considere que gasta aí uns 30 k para arranjar o prédio e depois veja o que se consegue comprar na zona de Bragança pelo valor do investimento total (uns 300-320 mil euros) e tire conclusões a partir daí.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TMCH
  6.  # 26

    Pagar 287.000€ + obras + risco para receber 300€ de renda e uns possíveis 1.000€ médios de alojamento local por mês?
    Isso dá um retorno de uns 3% ao ano, com muito risco/trabalho associado.
    Com esse risco (AL? Bragança? Arrendamento? Obras?), teria que ter um retorno de uns 7%-10% antes de impostos.

    Parece-me um péssimo negócio.

    Peça uma peritagem profissional para resolver todos os problemas do edifício, peça 3 orçamentos com base na peritagem, faça a média do custo das obras.
    Estime um rendimento de 1.000€/mês para todo o edifício (tinha que fazer uma análise a sério do mercado para conhecer o potencial).
    Com um retorno anual ilíquido de 5% dá 240.000€ para aquisição.
    Subtraia a esses 240.000€ o valor médio das obras, suportado pela peritagem e pelos orçamentos que recebeu.
    Proponha esse preço de compra.

    Isto se tiver o dinheirinho no banco prontinho a pagar. Se for para contratar empréstimo, não se meta nisso.
  7.  # 27

    Colocado por: PoisÉParece-me um péssimo negócio.

    Se calhar entendeu mal, o user quer alugar apenas uma parte do R/C e ficar com o restante da casa para si. Portanto as contas não estão corretas. Aliás para uma pessoa que actualmente não reside em Portugal é uma boa opção ter uma fonte de rendimento que permite manter a casa sem custos.
    Concordam com este comentário: PoisÉ
  8.  # 28

    Tem razão.

    Por esse dinheiro todo preferia esta, melhor negociada: https://www.idealista.pt/imovel/30232780/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TMCH
  9.  # 29

    Antes de mais obrigado a tod@s pelos excelentes contributos

    Colocado por: PoisÉTem razão.

    Por esse dinheiro todo preferia esta, melhor negociada:https://www.idealista.pt/imovel/30232780/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TMCH

    .

    Podia por favor explicar-me o seu raciocínio em relação a esta casa? As casas distam no máximo 150m em linha reta uma da outra. A que você aqui postou tem já uma parte comercial com uma tabacaria que existe há 2 dezenas de anos naquele local por 180€ mensais. Tem metade da área 200 m2 vs 400m2 da outra. Sem possibilidade de garagem com propósito de garagem porque onde é dificilmente lá meto um carro e é altamente difícil de estacionar. Mas não percebo muito destas coisas por isso como digo os vossos comentários muito me têm ajudado. Já agora e sem querer abusar da vossa boa vontade como procediam a esses cálculos considerando que a parte superior seria uma residência secundária. Muito obrigado a tod@s.
  10.  # 30

    A outra casa mais cara, do que percebi, é só fachada, de resto é um open space, ou seja, destruiram toda a história da mesma daí que comprar e usar como argumento ter sido de um ilustre da cidade é um pouco "falso" (não o estou querer insultar, estou só a constatar que é um argumento pouco válido).

    Estive a ver a vista do StreetView dessa e aquilo dá para uma praça e pouco mais.
    Gostei bem mais vista da que recomendei, vê o rio, tem um terraço com uma vista muito ampla, pelo que percebi tem muito mais exposição solar (três lados bem amplos vs 2 lados estreitos), o que deve ser importante numa cidade como Bragança.

    Depois, numa vai tentar corrigir uma coisa que nem sabe muito bem o que é ou como foi feito e que apresenta já graves patologias. Além disso, terá praticamente que construir duas casas novas dentro do edifício, porque aquilo são só paredes. Vai gastar imenso dinheiro na adaptação.

    Na outra, está "virgem", pode apresentar surpresas mas, é uma construção cuja recuperação pode ser mais simples, sempre pode manter alguma história do edifício original o que, por exemplo para AL, é importante, e afinal de contas, é uma casa e não quatro paredes.

    Já não precisa de se preocupar com o arrendamento, já lá está e se lá está há 20 anos está com um bom arrendatário, e parece-me que terá sempre mais exposição e circulação pedonal que a outra - uma coisa muito importante para o comércio.

    Depois, o preço, bem mais baixo e como está original, ainda pode estar sujeito a negociação, ao contrário da outra que já deve estar a ser vendida com prejuízo pelo dinheiro que gastaram nas obras.

    O único problema será então o da garagem ou falta dela, aí já não posso ajudar porque não conheço a cidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TMCH
  11.  # 31

    Colocado por: PoisÉA outra casa mais cara, do que percebi, é só fachada, de resto é um open space, ou seja, destruiram toda a história da mesma daí que comprar e usar como argumento ter sido de um ilustre da cidade é um pouco "falso" (não o estou querer insultar, estou só a constatar que é um argumento pouco válido).

    Estive a ver a vista do StreetView dessa e aquilo dá para uma praça e pouco mais.
    Gostei bem mais vista da que recomendei, vê o rio, tem um terraço com uma vista muito ampla, pelo que percebi tem muito mais exposição solar (três lados bem amplos vs 2 lados estreitos), o que deve ser importante numa cidade como Bragança.

    Depois, numa vai tentar corrigir uma coisa que nem sabe muito bem o que é ou como foi feito e que apresenta já graves patologias. Além disso, terá praticamente que construir duas casas novas dentro do edifício, porque aquilo são só paredes. Vai gastar imenso dinheiro na adaptação.

    Na outra, está "virgem", pode apresentar surpresas mas, é uma construção cuja recuperação pode ser mais simples, sempre pode manter alguma história do edifício original o que, por exemplo para AL, é importante, e afinal de contas, é uma casa e não quatro paredes.

    Já não precisa de se preocupar com o arrendamento, já lá está e se lá está há 20 anos está com um bom arrendatário, e parece-me que terá sempre mais exposição e circulação pedonal que a outra - uma coisa muito importante para o comércio.

    Depois, o preço, bem mais baixo e como está original, ainda pode estar sujeito a negociação, ao contrário da outra que já deve estar a ser vendida com prejuízo pelo dinheiro que gastaram nas obras.

    O único problema será então o da garagem ou falta dela, aí já não posso ajudar porque não conheço a cidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TMCH


    Excelente reflexão. Muito obrigado. Na realidade a casa que refere não tem 3 frentes. Informei-me com um amigo engenheiro civil na cidade e a casa não corresponde ao imóvel da ponta. Destaque nas fotos em baixo. Mas sim entendo perfeitamente o seu raciocínio. Tenho é as minhas dúvidas que a casa que propõe, que era uma casa que também tinha visto já, me permita fazer aquilo que lhe disse. De a dividividir em duas.
      Screenshot_20200707_211538_com.google.earth.jpg
      Screenshot_20200707_211747.jpg
      Screenshot_20200707_211715.jpg
 
0.0200 seg. NEW