Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Apenas precisa disto
      3F5D8A60-6006-46FF-BC35-49417430E39C.jpeg
  2.  # 22

    Colocado por: zetoApenas precisa disto
      3F5D8A60-6006-46FF-BC35-49417430E39C.jpeg

    Esse produto diz nas suas indicações de aplicação q é apropriado para a Psila africana?
  3.  # 23

    O epik SG e o polysect ultra são os que estão recomendados pela dgav para a Psila africana...
    Aquilo além de funcionar por contacto ainda penetra na planta ficando imunizada por mais algum tempo...

    Esse oleofix acho que já não tem essa característica
  4.  # 24

    Qual é a zona?

    Caso o mesmo não se encontre na zona demarcada, deverá alertar as autoridades.

    Informação da DRAPNORTE
    Como medidas de combate a esta praga de quarentena, salienta-se a proibição da entrada no país de material de propagação de citrinos (plantas inteiras, portaenxertos e garfos e borbulhas para enxertia), provenientes de países onde seja conhecida a existência de Tryoza eritreae.
    Cortar e queimar de imediato os ramos com sintomas da praga.
    Não adquirir nem plantar árvores com sintomas.
    Não enxertar com garfos ou borbulhas provenientes de árvores afetadas.
    As árvores afetadas devem ser sujeitas a monitorização durante o ano, para confirmação da eliminação ou não da praga e continuação da aplicação de medidas para o seu combate.

    Estão homologados em Portugal quatro inseticidas neonicotinoides, à base de acetamiprida (EPIK SG), imidaclopride (CONFIDOR O-TEQ e NUPRIDE 200 SL) e tiametoxame (ACTARA 25 WG), para a luta contra Tryoza eritreae. A sua aplicação deve coincidir com os períodos de rebentação, sobretudo com os principais, de fim de inverno – primavera e de outono, apenas nas árvores afetadas e nas da sua vizinhança.
    Os tratamentos à base de óleo de verão, normalmente aplicados contra cochonilhas, tendo o cuidado de atingir completamente toda a copa da árvore, são também eficazes contra a psila africana.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  5.  # 25

    Estou com o mesmo problema no meu limoeiro.
    Vi na internet que pode-se fazer uma mistura de leite e po de enxofre, pulverizando no limoeiro. Um litro de leite para uma colher de cha de po de enxofre.
    Tambem vi, em Lisboa, no El Corte Ingles um produto a base de cobre (um po). Comprei e passei e vamos ver o resultado.
    Eu tenho medo de usar qualquer inseticida.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  6.  # 26

    Boas,

    O limoeiro precisa de ser tratado com um fungicida + inseticida, corta os ramos doentes.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  7.  # 27

    Colocado por: Eugenia MatosUm litro de leite para uma colher de cha de po de enxofre.


    Salvo erro isso é um substituto de um fungicida, para a psila precisa de um insecticida.
    Na realidade a doença está tão dessiminada e tanta gente sem acesso aos produtos que se devem usar, ou sem os querer usar, que n acredito que se resolva, vai ser um pouco como com as palmeiras, morte da maioria das árvores.
    Concordam com este comentário: nunos7
  8.  # 28

    Isto deveria haver informação geral, tipo nos jornais nacionais uns dois ou 3 dias seguidos...
  9.  # 29

    Colocado por: NTORION

    Salvo erro isso é um substituto de um fungicida, para a psila precisa de um insecticida.
    Na realidade a doença está tão dessiminada e tanta gente sem acesso aos produtos que se devem usar, ou sem os querer usar, que n acredito que se resolva, vai ser um pouco como com as palmeiras, morte da maioria das árvores.
    Concordam com este comentário:nunos7

    Eu acho que esta correto...acho que e um substituto para fungicida mesmo...mesmo assim eu apliquei.
    E o po de cobre?
    O meu limoeiro parece estar melhor mas não está mesmo 100%...
  10.  # 30

    Colocado por: Eugenia MatosE o po de cobre?


    Tb tem efeitos de fungicida.

    Pode usar o polysec ultra, é de venda livre. 3 aplicações de 15 em 15 dias... Corte todas as folhas afetadas e enterre ou queime (churrasco)...
  11.  # 31

  12.  # 32

    O óleo de verão também é mencionado abaixo. Onde compro (Lisboa, centro por favor!)

    Estão homologados em Portugal quatro inseticidas
    neonicotinoides, à base de acetamiprida (EPIK SG),
    imidaclopride (CONFIDOR O-TEQ e NUPRIDE 200 SL) e
    tiametoxame (ACTARA 25 WG), para a luta contra Tryoza
    eritreae. A sua aplicação deve coincidir com os períodos de
    rebentação, sobretudo com os principais, de fim de inverno
    – primavera e de outono, apenas nas árvores afetadas e
    nas da sua vizinhança.
    Os tratamentos à base de óleo de verão,
    normalmente aplicados contra cochonilhas, tendo o
    cuidado de atingir completamente toda a copa da árvore,
    são também eficazes contra a psila africana.
  13.  # 33

    1° tratamento há 1 semana, as pequenas árvores já parecem outras, produto starpride (foi o que me recomendaram na cooperativa local), ainda n estão a 100%, mas notam-se muitas melhorias.
      IMG_20200710_194234.jpg
  14.  # 34

    Muito bom...
  15.  # 35

    Colocado por: NTORIONpolysec ultra


    O tratamento foi com o polysec ultra?

    Fiz o tratamento das minhas já não me lembro exactamente com o quê, e ainda tem algumas afectadas. Também é uma árvore muito maior por isso pode ter falhado nalgumas folhas.

    Também não sei se se deve fazer agora o tratamento. O limoeiro está cheio de limões e a laranjeira está a abrir.
  16.  # 36

    O importante é as folhas novas estarem "perfeitas", é normal q as folhas mais velhas fiquem com as "cicatrizes"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231
 
0.0205 seg. NEW