outro caso sobre estacionamento colectivo. comprei casa há 15 anos. está atribuido o lugar de parqueamento sob um vão de escadas e entre um pilar. na altura não identifiquei a dificuldade em arrumar o carro. após varias arrumações deparei-me com dificuldades diversas: abrir a porta batia no vão da escadas; tinha que agachar para não bater com a cabeça no vão; dificuldade em posicionar o carro entre o vão e o pilar, sujeito a riscar etc. Logo que detectei estes problemas decido em arrumar o carro na lateral, pararelamente ao vão e ao pilar.Na planta de localização dos espaços esta efectivamente o lugar sob o vão das escadas. passados 15 anos, depois de vender o carro e de não necesitar do lugar, aluguei o espaço ao meu vizinho. Agora tenho um outro vizinho que acusa não conseguir arrumar o seu carro no seu espaço alegando que o carro no meu espaço é grande demais e impossibilita/dificulta as suas manobras.
a questão é onde poderei ver em que legislação existe a proibição de estacionar carros sob vãos de escadas (não tenho altura de 2,20m em mais de 50% do meu espaço) e como posso dar a volta à questão.
o facto é que o vizinho (a sua mulher) tem dificuldade em arrumar o seu carro (que é pequeno) e alega que não consegue arrumar o seu outro carro por ser grande.
mas foi por ter começado a estacionar na lateral que o seu vizinho passou a não conseguir estacionar? como disse o FD há marcas de pavimento? o seu carro ultrapassa essas marcas?
à marcações no pavimento há 15 anos. estas marcações foram realizadas já a contar com o problema de estacionar debaixo do vão. e nunca o vizinho se queixou. desde dessa altura tinha estacionado uma carrinha Renault nevada 21, é um carro comprido e apanhava, em 40 cm a via de circulação do estacionamento sem prejudicar qualquer circulação e manobras dos comdónimos. é certo que sempre dificultou o estacionamento de pelo menos 2 vizinhos. a realidade é que o espaço para o estacionamento dos condóminos (todos) estão condicionados devido à área reduzida do prédio e pilares.
sempre estacionei na lateral. seja de que forma esteja estacionado o meu carro existe sempre a dificuldade de arrumar os outros e vice versa.
Mas, o carro que agora ocupa o seu lugar, ultrapassa essas marcas? Depois, o carro que o seu vizinho (ou a esposa) estaciona também ultrapassa as marcas?
o carro que ocupa também ultrapassa em comprimento, da mesma forma do carro anterior. em relação aos carros do meu vizinho, nenhum ultrapassa as marcas. o problema que eles tem, e sempre foi um problema no meu ponto de vista, o lugar que ocupam fica entre uma parede e outro lugar de estacionamento. tem para manobras um espaço de frente, equivalente a 2 lugares (apertados), e quando o vizinho do lado arruma o seu carro, torna ainda maior a dificuldade de manobra para estacionar. é de notar que duvido à largura do seu lugar terá sempre dificuldade em abrir as portas - quer seja carro grande ou pequeno e com o lugar ao lado ocupado as manobras serão sempre dificultadas.
os carros no meu espaço nunca ultrapassaram os limites da marcação na lateral e nunca o vizinho apresentou queixa. ogora, está-se a tornar numa pessoa conflituosa e a prejudicar o bem-estar dos seus vizinhos.
todas as marcações do estacionamento são reduzidas e fora da regulamentação devido à dimensão e localização dos pilares num espaço também reduzido.
Ok, vou arranjar uma foto dos lugares e a planta da propriedade Horizontal para melhor compreensão deste assunto. Neste momento terei de me ausentar e só poderei retomar este assunto amanhã.
Desde já, fica os meus agradeçimentos a todos pela a vossa disponibilidade.