Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Venho pedir-vos uma opinião sobre isolamento térmico de uma casa que perde muita energia pelo tecto/telhado no inverno. A casa tem uma área de construção de cerca de 160 m2. Não pretendo utilizar o sótão para nada.

    Obtive um orçamento para colocação de lã de rocha + tela anti-vapor, por volta de 4-5 mil euros (mas foi-me dito que seria variável consoante a facilidade de acesso). Estou a aguardar outros orçamentos.

    Tenho aqui duas questões:
    1) o senhor que me apresentou o orçamento acha que é preferível trabalhar directamente sobre a cobertura e não sobre a laje. Como percebo pouco do assunto, faz sentido?

    2) disse-me que as ripas que sustentam a cobertura estão colocadas ao contrário, e que a parte mais fina deveria ficar para cima e não para baixo. É verdade? Disse também que não valia a pena agora tratar deste problema.

    Obrigado desde já pelas opiniões. Junto algumas fotografias do sótão.
    Cumps
      IMG_8861.jpg
      IMG_8863.jpg
    •  
      RRoxx
    • 3 julho 2020 editado

     # 2

    Colocado por: beiramarenseTenho aqui duas questões:
    1) o senhor que me apresentou o orçamento acha que é preferível trabalhar directamente sobre a cobertura e não sobre a laje. Como percebo pouco do assunto, faz sentido?


    Se o espaço for para utilizar isole o plano inclinado. Se não for para aproveitar isole o plano horizontal.


    Colocado por: beiramarense2) disse-me que as ripas que sustentam a cobertura estão colocadas ao contrário, e que a parte mais fina deveria ficar para cima e não para baixo. É verdade? Disse também que não valia a pena agora tratar deste problema.


    sim, estão ao contrario. Vai fazer um telhado novo? se nao for, deixe estar... reformule quando começar a falhar.
  2.  # 3

    160 m2, compra lã em rolo, mete duas camadas, custa-lhe uns 1000 € + mão de obra
  3.  # 4

    SE puder meta ali umas telhas de ventilação, esse telhado mostra que necessita de ser ventilado.
    Se ventilar vai aumentar o período de vida dessas telhas
  4.  # 5

    Colocado por: fernandoFerreira+ mão de obra

    Que pode ser feita pelos amigos num fim de semana a troco de 2 frangos de churrasco
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, fernandoFerreira
    •  
      RRoxx
    • 3 julho 2020 editado

     # 6

    Colocado por: beiramarense
    Obtive um orçamento para colocação de lã de rocha + tela anti-vapor, por volta de 4-5 mil euros (mas foi-me dito que seria variável consoante a facilidade de acesso). Estou a aguardar outros orçamentos.


    isto por acaso aprece-me um bocado exagerado.. mas não conheço as condicionantes nem o material proposto.

    Colocado por: fernandoFerreira160 m2, compra lã em rolo, mete duas camadas, custa-lhe uns 1000 € + mão de obra


    lã de 30kg em rolo, mais 30€ para os frangos e as minis.
  5.  # 7

    Porra, essas vigotas ao contrário... Como é possível...

    Manta de lã mineral mínimo de 60 mm com papel kraft virado para baixo, estendida sobre a laje. Pode eventualmente colocar duas camadas. 800€ chega para o material. Para aplicar, faça como disse o zedasilva e encomende 2 frangos de churrasco e assegure-se que tem acompanhamento liquido :)

    Atenção ao colocar o isolamento, use protecção respiratória e assegure-se que o espaço está bem ventilado.
  6.  # 8

    Obrigado pelas respostas,

    Ok, plano horizontal será melhor então, pois não pretendo utilizar o sótão. Fico curioso para saber porque me disseram que seria preferível fazer no plano inclinado.

    Relativamente ao telhado novo, não pretendo fazer telhado novo, não. Não gosto da cor (junto foto mais abaixo), mas não se justifica agora trocar. Fico no entanto preocupado agora com essa coisa que diz que pode "começar a falhar"...

    Quanto a telhas de ventilação, justifica-se mesmo? Junto mais uma foto que mostra que o ar até passa muito bem no meio das telhas. (Realmente não percebo nada deste assunto, desculpem a ignorância)

    Cumps
      telhado.png
      IMG_8848.jpg
  7.  # 9

    Colocado por: Vítor MagalhãesComo é possível...

    Foram aplicadas da parte da tarde
    :)

    Colocado por: Vítor Magalhãesassegure-se que tem acompanhamento liquido :)

    Isso é fundamental, até porque as fibras da lã é coisa para fazer comichão na garganta
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 10

    Colocado por: beiramarenseQuanto a telhas de ventilação, justifica-se mesmo?

    Não!
    Afinal isso até tem ventilação a mais.
    É telha vidrada?
  9.  # 11

    Colocado por: beiramarense
    Relativamente ao telhado novo, não pretendo fazer telhado novo, não. Não gosto da cor (junto foto mais abaixo), mas não se justifica agora trocar. Fico no entanto preocupado agora com essa coisa que diz que pode "começar a falhar"...


    tudo falha, daqui a umas dezenas de anos, ou amanha se abanar bem. Não perca o sono com isso.

    As telhas de ventilação fazem parte dos sistemas de telhado. Eu neste caso não sou muito da opinião do zé (ainda que tecnicamente é o correcto a fazer, sem sombra de duvida), a telha está em vão, de certeza que entra ai muito ar, se tivesse subtelha sim, fazia todo o sentido.
  10.  # 12

    Obrigado pelas opiniões. (Quando escrevi a minha última resposta ainda não tinha visto as duas respostas anteriores.)
    Vou tentar averiguar possibilidades junto de pessoas cá do sítio.
    Cumps
  11.  # 13

    Colocado por: zedasilva
    Não!
    Afinal isso até tem ventilação a mais.
    É telha vidrada?


    É telha vidrada, sim, estava-me a falhar o nome.
  12.  # 14

    Colocado por: RRoxxEu neste caso não sou muito da opinião do zé

    Só sugeri a ventilação porque me pareceu que a parte de baixo das telhas parecia ter algumas eflorescências provocadas por condensados
  13.  # 15

    umas das melhores coisas a fazer na renovação de um telhado é meter subtelha
    fica com o assunto da impermeabilização resolvido e da ventilação natural do telhado.
    quanto a isolar termicamente se não vai utilizar o sotão é mesmo isolar o teto do andar ou seja o pavimento do sotão.
  14.  # 16

    Colocado por: beiramarenseÉ telha vidrada,

    isto justifica as eflorescências.
    É muito linda esteticamente mas não permite que o material respire. Os condensados que porventura se possam concentrar na parte inferior das telhas não se evaporam.
  15.  # 17

    Colocado por: marco1umas das melhores coisas a fazer na renovação de um telhado é meter subtelha

    Com telha vidrada eu não arriscava, vai potencializar aquilo que já está a acontecer.
    Beiramarense, e uma casa perto do mar?
  16.  # 18

    Colocado por: zedasilva
    Com telha vidrada eu não arriscava, vai potencializar aquilo que já está a acontecer.
    Beiramarense, e uma casa perto do mar?


    Fica na Murtosa, a 200 m da Ria de Aveiro e muito perto do mar, sim. Zona bastante húmida.

    Relativamente à telha vidrada, eu até nem gosto muito do aspecto. Comprámos esta casa assim há ano e meio (a casa é de 1986).
  17.  # 19

    Colocado por: Vítor MagalhãesPorra, essas vigotas ao contrário... Como é possível...

    E algumas só "agarradas" pelos ferritos de aço!
      Screenshot_9.png
  18.  # 20

    Colocado por: beiramarenseFica na Murtosa, a 200 m da Ria

    Ok está explica a existência das eflorescências
    Prepare-se que daqui a uns anos vai ter que mudar essa telha.
    Já agora, os frangos são para substituir por enguias, arrnjo já meia duzia de gajos para ir ai meter a lã no sitio
    :)
 
0.0230 seg. NEW