Colocado por: Pedro BarradasOs seus projectistas não sabem explicar essas coisas?
o que é o quêm os deveres e responsabilidades como dono de obra? E não esuqecer de nomear um Coordenador de seguranças de Obra, este pode acumular funcções com a Direcção de fiscalizaçao.
O Empreiterio terá o seu proprio ´tecnico, o Director de Obra.
PReços depende... do que se pretende. Tem porjectos de execução, mapas de quantidades? como é que vai pedir cotação aos empreiteiros?
Colocado por: hesskheo que é o quêm os deveres e responsabilidades como dono de obra?
Colocado por: hesskheAssim o valor médio poderá ser na ordem dos 150€/mês, em que estão incluídas 3 visitas à obra, por exemplo."
Colocado por: FilrEu sou engenheiro civil e trabalhei como empreiteiro de uma grande construtora. Neste momento estou a desempenhar outro papel numa empresa que me ocupa menos tempo. Gostaria de iniciar a fazer fiscalização de pequenas obras( ex: vivendas). Sou formado em eng. Civil e especializado em construção e sou membro da ordem dos engenheiros. Tenho a duvida se poderei ser diretor de fiscalização sem ter que fazer mais nenhuma formacao,ou se apenas terei que abrir uma empresa titulo pessoal.
Colocado por: SiraAh, e informe-se bem sobre as suas responsabilidades como DO, provavelmente são mais do que pensa. Tem essa informação aqui pelo fórum também. Hessk
Retirou esse texto de onde?
As suas responsabilidades enquanto DO são muitos mais amplas, e acredite que não é nenhuma dessas. Colocado por: zedasilvaHessk
Retirou esse texto de onde?
As suas responsabilidades enquanto DO são muitos mais amplas, e acredite que não é nenhuma dessas.
https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/115346818/201806140100/73541913/diploma/indice
- SG_arquitecto
- 4 julho 2020 editado
Colocado por: hesskheA Câmara aprovou o nosso projecto de moradia unifamiliar, piscina e muros e estou agora na fase da escolha do empreiteiro. No entanto, a Câmara requer um termo de responsabilidade do director de fiscalização da obra. É obrigatório e/ou é aconselhável ter um fiscalizador de obra para uma moradia unipessoal? Como escolher um que seja independente (se tal for possível) do empreiteiro? E quais os custos? Uma pessoa falou-me em 5% do custo total da obra, o que eu acho caro (custo total da obra ronda os €320.000 e 5% será €16.000). Podem aconselhar-me, dando sugestões, etc?
Esses 5% deverão ser "até"... Os valores rondam entre os 3% e os 5%.
Dependendo da complexidade da obra, o nº de visitas deverá ser importante para estabelecer uma proximidade entre o fiscal e o andamento da obra, conferindo as boas técnicas de execução do Projecto de execução e o cabal cumprimento do Mapa de Quantidades .
Para uma moradia unifamiliar - de 200 m2 digamos -, 1x por semana é o que aconselho, pelo menos, nos primeiros 6 meses da obra (em fase de estabilidade, alvenaria, infraestruturas), depois o valor poderá ser ajustado reduzindo o nº de visitas após esse tempo.
Cumprimentos,
SMG, arq
smgarquitecto.com
https://www.instagram.com/sergiomiguelgodinho_arq/ Colocado por: zedasilva
As suas responsabilidades enquanto DO são muitos mais amplas, e acredite que não é nenhuma dessas.
O que escrevi for retirado do Diário da República no que refere a Responsabilidades do dono da obra... Pode, por favor, dizer-me quais as minhas responsabilidades, enquanto dono da obra, senão nenhuma destas?
- SG_arquitecto
- 4 julho 2020
Colocado por: hesskhe
O que escrevi for retirado do Diário da República no que refere a Responsabilidades do dono da obra... Pode, por favor, dizer-me quais as minhas responsabilidades, enquanto dono da obra, senão nenhuma destas?
Hesskhe,
A sua citação à lei está correta, conforme o artº 18º, do Capítulo III, do DL 40/2015 de 1 de junho.
Cumprimentos,
SMG, arq
smgarquitecto.com
https://www.instagram.com/sergiomiguelgodinho_arq/0.0183 seg. NEW