Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A Câmara aprovou o nosso projecto de moradia unifamiliar, piscina e muros e estou agora na fase da escolha do empreiteiro. No entanto, a Câmara requer um termo de responsabilidade do director de fiscalização da obra. É obrigatório e/ou é aconselhável ter um fiscalizador de obra para uma moradia unipessoal? Como escolher um que seja independente (se tal for possível) do empreiteiro? E quais os custos? Uma pessoa falou-me em 5% do custo total da obra, o que eu acho caro (custo total da obra ronda os €320.000 e 5% será €16.000). Podem aconselhar-me, dando sugestões, etc?
  2.  # 2

    É obrigatório e recomendável.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, hesskhe
  3.  # 3

    Os seus projectistas não sabem explicar essas coisas?
    o que é o quêm os deveres e responsabilidades como dono de obra? E não esuqecer de nomear um Coordenador de seguranças de Obra, este pode acumular funcções com a Direcção de fiscalizaçao.

    O Empreiterio terá o seu proprio ´tecnico, o Director de Obra.

    PReços depende... do que se pretende. Tem porjectos de execução, mapas de quantidades? como é que vai pedir cotação aos empreiteiros?
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasOs seus projectistas não sabem explicar essas coisas?
    o que é o quêm os deveres e responsabilidades como dono de obra? E não esuqecer de nomear um Coordenador de seguranças de Obra, este pode acumular funcções com a Direcção de fiscalizaçao.

    O Empreiterio terá o seu proprio ´tecnico, o Director de Obra.

    PReços depende... do que se pretende. Tem porjectos de execução, mapas de quantidades? como é que vai pedir cotação aos empreiteiros?


    Tenho os orçamentos de 6 empresas, das quais pré-seleccionei 2 e irei optar por uma delas, ainda por decidir. Infelizmente, o arquitecto responsável, não está a responder às minhas questões (diz estar muito ocupado). Mas a minha dúvida neste momento é sobre o fiscalizador da obra... como escolher um, que seja o mais independente possível, e preços practicados... como disse, é uma moradia unipessoal e o projecto de arquitectura e as especialidades já foram aprovados pela Câmara.
  5.  # 5

    Pode procurar empresas especializadas, é aconselhável (eu diria mesmo fundamental) que sejam totalmente isentos e independentes da equipa que fez os projectos e do empreiteiro.

    Faça como fez para escolher o arquitecto ou o empreiteiro: fale com algumas empresas, peça orçamentos, converse e veja trabalhos feitos, procure recomendações, tente perceber o que oferecem e se é o que procura.

    Houve um empreiteiro que me fez uma sugestão curiosa: contratar para a fiscalização a empresa que ficou em segundo lugar na escolha para a adjudicação da obra. Ainda não sei se é mesmo boa ideia :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hesskhe
  6.  # 6

    Colocado por: hesskheo que é o quêm os deveres e responsabilidades como dono de obra?


    Boa pergunta, mas cujas respostas não tenho a certeza de saber... eu sou o dono da obra e os meus conhecimentos de construção civil são muito básicos...
    Concordam com este comentário: P@rAdiS3
  7.  # 7

    hesskhe

    pesquise na net por empresas de fiscalização e depois peça cotações e compare, tente que sejam proximas da sua área.
    5% poderá ser exagerado mas olhe que não vai encontrar boas fiscalizações por muito menos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hesskhe
  8.  # 8

    Acabo de ler o seguinte: "Os valores de fiscalização de obra rondam os 1% e os 3 % do custo total da obra. Para uma obra de 100 mil euros, o custo é de cerca de 1000€, valor esse que pode ser calculado equacionando os seguintes fatores:

    o tempo de execução dos trabalhos e duração da obra;
    localização e numero de deslocações mensais;
    preço de trabalho por cada hora;
    numero de relatórios e autos de medição;
    outros custos associados.
    Assim o valor médio poderá ser na ordem dos 150€/mês, em que estão incluídas 3 visitas à obra, por exemplo."

    Fonte: https://www.habitissimo.pt/orcamentos/fiscalizacao-de-obras

    Isto contradiz em muito os tais 5% que me foram ditos originalmente...
    • Sira
    • 4 julho 2020 editado

     # 9

    Até pode custar menos que isso, se só quiser que o fiscal lá vá no final assinar os papéis.

    O fiscal é a pessoa que irá acompanhar a sua obra, na minha perspectiva, é isto que pode acontecer: se correr bem, não tem de lá ir muitas vezes, se correr mal, terá de ir mais. Se pagar por cada visita, obviamente vai pagar mais se ele lá for muitas vezes.

    Se o hesskhe nem passar pela obra e não puser fotos aqui no fórum, então vai correr muito bem e o fiscal só lá vai nas situações previstas e não vai pagar muito.

    Se perceber muito de construção também conseguirá detectar os erros e pedir a sua correção, e aí também poupa nas visitas do fiscal.

    Se não estiver ninguém para garantir a correcta impermeabilização das fundações, por exemplo, quando daqui a uns anos tiver as paredes cheias de humidade ascendentes, o fiscal saiu barato ou caro?

    É como os projectos, um bom projecto, bem feito, pode custar 10-15k mas pode poupar-lhe 50k em obra.

    Ah, e informe-se bem sobre as suas responsabilidades como DO, provavelmente são mais do que pensa. Tem essa informação aqui pelo fórum também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hesskhe
  9.  # 10

    Colocado por: hesskheAssim o valor médio poderá ser na ordem dos 150€/mês, em que estão incluídas 3 visitas à obra, por exemplo."


    ... conte com pelo mmenos uns 350€/Mes+IVA ( DFO + CSO) para fazerem alguma coisa que valaha apena pagar ( no minimo 1x/semana, sem ser para almoços e minis pagas pelo empreiteiro)..

    Sem querer dizer mal, mas dizendo, A maior parte das "plataformas" de profissionais e construção... as informaçãoes não são as mais correctas e/ou isentas.. há muito marketing por detras...e na maior parte das vezes, senão todas, são artigos escritos por pessoas que não são da área...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hesskhe
  10.  # 11

    Essas coisas da percentagem em função do valor da obra é invenção de quem nem sabe o que é uma obra.
    A fiscalização não é um custo, a fiscalização paga se a ele própria e por vezes ainda põe dinheiro no bolso do DO.
    Como a Sira muito bem disse, basta que a fiscalização lhe garanta uma boa impermeabilização das zonas enterradas para lhe poupar muitos milhares que vai gastar ao longo da vida útil da casa.
    Basta que a fiscalização o ajude a negociar um orçamento de forma a poupar 5000€ para que se page a ela mesmo e ainda lhe meta algum no bolso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hesskhe
  11.  # 12

    Eu sou engenheiro civil e trabalhei como empreiteiro de uma grande construtora. Neste momento estou a desempenhar outro papel numa empresa que me ocupa menos tempo. Gostaria de iniciar a fazer fiscalização de pequenas obras( ex: vivendas). Sou formado em eng. Civil e especializado em construção e sou membro da ordem dos engenheiros. Tenho a duvida se poderei ser diretor de fiscalização sem ter que fazer mais nenhuma formacao,ou se apenas terei que abrir uma empresa titulo pessoal.
  12.  # 13

    Veja lá qual a percentagem para valores de projetos em relação ao valor da obra? 5% arquitetura +especialidades. Foi isso que também pagou? Eu tenho fiscalizações de 120 euros por mês a 1800€ por mês, portanto é tudo muito relativo, depende do que quer e de qual a afectação necessária.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hesskhe
  13.  # 14

    Colocado por: FilrEu sou engenheiro civil e trabalhei como empreiteiro de uma grande construtora. Neste momento estou a desempenhar outro papel numa empresa que me ocupa menos tempo. Gostaria de iniciar a fazer fiscalização de pequenas obras( ex: vivendas). Sou formado em eng. Civil e especializado em construção e sou membro da ordem dos engenheiros. Tenho a duvida se poderei ser diretor de fiscalização sem ter que fazer mais nenhuma formacao,ou se apenas terei que abrir uma empresa titulo pessoal.

    Sendo eng civil pode fazer fiscalização, e passar recibo verde, só tem de abrir acrividade
  14.  # 15

    Colocado por: SiraAh, e informe-se bem sobre as suas responsabilidades como DO, provavelmente são mais do que pensa. Tem essa informação aqui pelo fórum também.


    Que responsabilidades serão as minhas como Dono da Obra? Além das previstas na lei:

    1 - O dono da obra, enquanto adjudicante, respectivamente, da equipa de projecto, do director de fiscalização de obra, e do construtor, deve cumprir com todas as suas obrigações contratuais, nomeadamente:
    a) Fornecer, antecipadamente à elaboração dos projectos, a informação necessária aos adjudicatários relativa a objectivos e condicionantes, nomeadamente o programa preliminar, bem como reconhecimentos e levantamentos;
    b) Permitir o livre acesso à obra aos autores de projecto e até conclusão daquela.
    2 - Sempre que a obra a executar seja classificada na categoria iii ou superior, bem como naqueles casos em que o preço base, fixado no caderno de encargos, seja enquadrável na classe 3 de alvará ou em classe superior, o dono da obra pública deve garantir que o projeto de execução seja objeto de prévia revisão por entidade devidamente qualificada para a sua elaboração, distinta do autor do mesmo.
    3 - O dono da obra particular em obras de classe 3 ou superior deve procurar, sempre que possível, diligenciar pela revisão do projeto, sempre que a complexidade técnica do processo construtivo da obra o justifique.
  15.  # 16

    Hessk
    Retirou esse texto de onde?
    As suas responsabilidades enquanto DO são muitos mais amplas, e acredite que não é nenhuma dessas.
  16.  # 17

    Colocado por: zedasilvaHessk
    Retirou esse texto de onde?
    As suas responsabilidades enquanto DO são muitos mais amplas, e acredite que não é nenhuma dessas.


    https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/115346818/201806140100/73541913/diploma/indice
  17.  # 18

    Colocado por: hesskheA Câmara aprovou o nosso projecto de moradia unifamiliar, piscina e muros e estou agora na fase da escolha do empreiteiro. No entanto, a Câmara requer um termo de responsabilidade do director de fiscalização da obra. É obrigatório e/ou é aconselhável ter um fiscalizador de obra para uma moradia unipessoal? Como escolher um que seja independente (se tal for possível) do empreiteiro? E quais os custos? Uma pessoa falou-me em 5% do custo total da obra, o que eu acho caro (custo total da obra ronda os €320.000 e 5% será €16.000). Podem aconselhar-me, dando sugestões, etc?


    Esses 5% deverão ser "até"... Os valores rondam entre os 3% e os 5%.
    Dependendo da complexidade da obra, o nº de visitas deverá ser importante para estabelecer uma proximidade entre o fiscal e o andamento da obra, conferindo as boas técnicas de execução do Projecto de execução e o cabal cumprimento do Mapa de Quantidades .
    Para uma moradia unifamiliar - de 200 m2 digamos -, 1x por semana é o que aconselho, pelo menos, nos primeiros 6 meses da obra (em fase de estabilidade, alvenaria, infraestruturas), depois o valor poderá ser ajustado reduzindo o nº de visitas após esse tempo.


    Cumprimentos,
    SMG, arq
    smgarquitecto.com
    https://www.instagram.com/sergiomiguelgodinho_arq/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hesskhe
  18.  # 19

    Colocado por: zedasilva
    As suas responsabilidades enquanto DO são muitos mais amplas, e acredite que não é nenhuma dessas.


    O que escrevi for retirado do Diário da República no que refere a Responsabilidades do dono da obra... Pode, por favor, dizer-me quais as minhas responsabilidades, enquanto dono da obra, senão nenhuma destas?
  19.  # 20

    Colocado por: hesskhe

    O que escrevi for retirado do Diário da República no que refere a Responsabilidades do dono da obra... Pode, por favor, dizer-me quais as minhas responsabilidades, enquanto dono da obra, senão nenhuma destas?


    Hesskhe,

    A sua citação à lei está correta, conforme o artº 18º, do Capítulo III, do DL 40/2015 de 1 de junho.

    Cumprimentos,
    SMG, arq
    smgarquitecto.com
    https://www.instagram.com/sergiomiguelgodinho_arq/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hesskhe
 
0.0222 seg. NEW