Iniciar sessão ou registar-se
    • Tygs
    • 4 julho 2020 editado

     # 1

    Boa tarde. Estou numa casa arrendada (vai fazer dois anos em Agosto) e o meu senhorio ontem, por boca, disse que estava a pensar em nos mandar em bora em Janeiro para arrendar a neta. A minha dúvida é: tem que me pagar alguma indemnização por denunciar o contrato antes do tempo? Tenho contrato de 5 anos. Tenho que receber uma carta de aviso prévio para ser tudo legal certo?
    Obrigado
  1.  # 2

    A não ser que tenha mais de 3 rendas em atraso o Senhorio não pode mandar embora sob pretexto nenhum. Mas talvez possa fazer um bom negócio se tiver calma. Neste momento as rendas estão a descer na maior parte do País, portanto se encontrar outra casa melhor ou mais barata pode aceitar sair se ele a indemnizar. Não existe nenhum valor legal para o fazer mas pode negociar.
  2.  # 3

    Se tiver as rendas em dia e pagar pntualmente, só sai antes de 31 de Julho de 2023 se quizer.
    O seu senhorio devia ter pensado na neta antes de fazer um contrato de arrendamento por cinco anos, em 2018 podia fazer por um ano renovável.
  3.  # 4

    Com rendas em dia, o senhorio só se pode opor à renovação no final do contrato.

    Antes disso só com acordo.
  4.  # 5

    Aproveitando a questão sobre arrendamentos coloco aqui uma questão!
    Hoje soube que a minha boa inquilina de há dez anos a esta parte foi para um lar e não deverá regressar ao apartamento que arrendo. Não tem filhos e apenas sobrinhos. O apartamento está mobilado por ela. Ao fim de quanto tempo posso tentar reaver o meu apartamento, do qual continuo a receber as rendas! A intenção é arrenda lo por mais 200 euros ficando a receber 600!
  5.  # 6

    Não é fácil reaver o apartamento. Enquanto ela pagar as rendas e manter agua e luz ligadas é impossível. Se entretanto conseguir provar que desligou a agua e luz pode intentar uma acção por abandono mas não é fácil.
    Se calhar era melhor ir visitá-la ao lar e tentar convence-la a largar a casa e até oferecer-se para lhe arranjar um armazém barato para guardar as mobílias.
    Concordam com este comentário: piscies, sognim
 
0.0112 seg. NEW