Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    Gostaria de saber se alguem me pode informar no seguinte assunto.

    Tenho uma moradia e a mesma tem um sótão com uma excelente area e a mesma permite ter uma entrada de acesso directo ao sótão.
    A minha pergunta é, o que é que eu devo fazer para para arrendar o mesmo como se fosse um T1?

    Cumprimentos a todos
  2.  # 2

    Só pode arrendar quando esse espaço esteja, realmente , licenciado como um T1. Ou seja, obedecer a condições de habitabilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: goncalves1980
  3.  # 3

    Pode arrendar como se fosse um anexo ou um quarto. Tem é que fornecer luz e agua (pode usar contadores próprios). Não conheço este tipo de contratos mas encontra por aqui muita informação. Nas finanças regista como um subarrendamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: goncalves1980
  4.  # 4

    Colocado por: CarvaiPode arrendar como se fosse um anexo ou um quarto. Tem é que fornecer luz e agua (pode usar contadores próprios). Não conheço este tipo de contratos mas encontra por aqui muita informação. Nas finanças regista como um subarrendamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:goncalves1980



    Mas a casa é minha e o subarrendamento sugere que eu ja tenho um contrato de arrendamento, coisa que não tenho, então como é que é possivel fazer um contrato de arrendamento?
  5.  # 5

    Mas contrato obriga a certificado energético, sótão deve estar como arrumos ou apenas desvão, sub-arrendamento porque querer arrendar uma parte do imóvel e não o seu todo.

    O sótão tem cozinha, wc, quartos etc.?
  6.  # 6

    Colocado por: Varejotesub-arrendamento porque querer arrendar uma parte do imóvel e não o seu todo.

    subarrendamento é quando alguém arrenda a casa onde vive como inquilino.
    Concordam com este comentário: Anonimo16102022, JOCOR
  7.  # 7

    Colocado por: goncalves1980Mas a casa é minha e o subarrendamento sugere que eu ja tenho um contrato de arrendamento, coisa que não tenho, então como é que é possivel fazer um contrato de arrendamento?

    Tal como muita gente que aluga quartos são os donos das casas. Nas moradias é muito comum alugar anexos - seja no sótão ou ao lado ou na cave. Para fazer um arrendamento normal a area a alugar teria que ser autónoma em termos fiscais e ter licença de habitação. Sub-Arrendamento significa que só aluga uma parte da casa, não interessa se é sua ou arrendada.
  8.  # 8

    Colocado por: CarvaiSub-Arrendamento significa que só aluga uma parte da casa, não interessa se é sua ou arrendada.

    outro?!!
    • JOCOR
    • 4 julho 2020 editado

     # 9

    Arrenda como se arrendam os quartos. Um quarto que se arrenda não tem Certificado energético nem licença de habitação; a casa desse quarto é que tem.

    Arrenda o "último piso da casa" ou o "sótão da casa". Se essa parte que arrenda tiver contadores de Água e de Eletricidade é mais fácil. Se não tiver contadores terá que fazer algum acordo com o inquilino relacionado com o consumo que não tem contador.

    Para registar o contrato no Portal das Finanças vai ao prédio "mãe" e indica a parte que está a arrendar.

    O resto é igual a um outro arrendamento "normal".
    Concordam com este comentário: Picareta
 
0.0131 seg. NEW