Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva!

Crio o meu primeiro tópico para ver se alguém me consegue esclarecer, ou apontar na direcção correcta.

O meu pai vai herdar um imóvel que era da sua mãe, onde ela vivia sozinha. O meu pai é casado (com a minha mãe) e vive com ela (num imóvel da minha mãe). A morada fiscal da minha mãe é esse imóvel, mas o meu pai tem morada fiscal na casa que vai herdar agora. Eles fazem sempre o IRS em conjunto.

O meu pai vai querer vender o imóvel herdado, mas a ideia é tentar evitar um pagamento avultado de imposto em mais-valias. Como o valor de aquisição é mais baixo que o valor tributável do imóvel, penso que este é que será tido em conta. De qualquer forma, para evitar a tal mais-valia, e aproveitando o facto da sua morada fiscal ser a do imóvel que se vende, estamos a pensar em comprar um outro imóvel com o dinheiro da venda do herdado, aplicando um montante aproximado nessa compra, declarando que esse novo imóvel será a habitação permanente do meu pai. Depois disso, esse novo imóvel também será para vender, mas aqui já sem ser preciso declarar que se pretende adquirir uma nova habitação permanente. E como o valor desta venda já será muito próximo do valor da compra, as mais-valias também serão mais em conta.

-Esta sequência de ideias tem algum problema flagrante, ou se existe uma maneira mais fácil de chegar ao mesmo ponto (evitar grande mais-valia)?
    -Há diferença entre morada fiscal e habitação própria permanente?
    Gostava de saber alguma opinião sobre a questão das moradas dos meus pais serem diferentes , mas fazerem o IRS em conjunto.

É possível que falte alguma informação para perceber melhor a situação, mas caso necessitem algum esclarecimento, basta indicarem.

Obrigado desde já
  2.  # 2

Colocado por: ricardo33O meu pai vai herdar

Colocado por: ricardo33que era da sua mãe, onde ela vivia sozinha.

A sua avó já faleceu ?
    Por aquilo que diz, ficam dúvidas.
    É que se isso ainda não aconteceu, talvez conseguissem evitar pagar mais-valias ...
  3.  # 3

Contacte um bom contabilista. Eu irei ter ter uma suspresa desagradável no IRS deste ano. Se tivesse recorrido a um contabilista mais cedo estaria precavido e assim não pagaria mais valias devido às despesas efetuadas nos Melhoramentos nos últimos 12 anos. Também acredito que o ajudem aqui!
  4.  # 4

Colocado por: JOCOR

A sua avó já faleceu ?
    Por aquilo que diz, ficam dúvidas.
    É que se isso ainda não aconteceu, talvez conseguissem evitar pagar mais-valias ...

Já faleceu, sim. E não há melhoramentos nos últimos 20 anos (respondendo ao @Kazuza148)

Como não consigo editar o post inicial, deixo aqui outra questão.

- Se as operações que referi forem efectuadas no mesmo ano (venda da casa herdada, compra de nova habitação permanente e consequente venda), há algum problema na questão das mais-valias? Fico a achar que as Finanças podem dizer que estas operações são todas para evitar as mais valias, invalidando todo o processo e obrigando a pagar as mais-valias na mesma. Ou seja, é preciso respeitar algum prazo para as vendas?

0.0089 seg. NEW