Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenciono construir e ando neste momento nos primeiros passos a procura de terrenos na Zona de Sintra.

    Ao longo dos anos tenho acompanhado alguns topics no entanto há coisas que seriam interessantes de realizar uma checklist para ajudar pessoas como eu que andam a procura de terreno :p


    Neste caso tenho um terreno em vista com cerca de 20X60 metros , terreno inclinado onde a quota mais baixa fica virada para sul com os 20 metros ( onde passa a estrada) sendo neste caso o terreno um rectângulo inclinado.

    Na vossa perspectiva ( ainda sem consultar o pdm) será uma boa solução para quem pretende construir uma Moradia Térrea ?



    Que passos conciderem importantes de realizar negocio?

    Verificar PDM ?
    Li algures que por vezes existem dividas a Camara como verificar se existe alguma taxa a pagar?
    Sendo o terreno murado deverei ter alguma preocupação ? Garantir que não está fora dos limites?
    Ser acompanhado por um Arquitecto para aconselhamento antes da compra? ( Existirá algum tipo de serviço?)
    A nivel de aprovações de consultas a Camara de Sintra ainda continua a ser das piores?
    Mais pontos?


    Obrigado
  2.  # 2

    Alguma alma caridosa ? =)
  3.  # 3

    Para o terreno que tem em vista, convém consultar o PDM.

    Se o terreno se encontrar dentro de um loteamento, poderá haver lugar ao pagamento de compensações.
    Se pretende adquirir para construir, é sempre bom contar com o conselho de um técnico.
  4.  # 4

    @ADROatelier

    Obrigado

    Tentei contactar a Camara de Sintra para saber que informação é necessária para validar se o terreno permite construção..

    No entanto ao ver as taxas será que isto se aplica ao meu pedido ?

    SECÇÃO I
    PEDIDOS DE INFORMAÇÃO PRÉVIA

    1. Apreciação de pedido de informação prévia sobre qualquer operação
    urbanística, nos termos do artigo 14.º do RJUE
    300,00 NS


    Será mesmo 300€ para indicarem se é possivel construir ? =|
  5.  # 5

    Colocado por: P@rAdiS3Será mesmo 300€ para indicarem se é possivel construir ? =|


    isso não é um pedido de informação previa, é uma simples informação gratuita que se pede á camara, está na lei que é o direito á informação.
    um PIP ( pedido de informação previa) é algo mais completo e já é quase o projeto feito,
    deve pesquisar mais todas essas noções ou contatar um técnico habilitado para o efeito para lhe dar uma consultadoria e assesoria na escolha do terreno.
  6.  # 6

    Colocado por: P@rAdiS3@ADROatelier

    Obrigado

    Tentei contactar a Camara de Sintra para saber que informação é necessária para validar se o terreno permite construção..

    No entanto ao ver as taxas será que isto se aplica ao meu pedido ?

    SECÇÃO I
    PEDIDOS DE INFORMAÇÃO PRÉVIA

    1. Apreciação de pedido de informação prévia sobre qualquer operação
    urbanística, nos termos do artigo 14.º do RJUE
    300,00 NS


    Será mesmo 300€ para indicarem se é possivel construir ? =|


    O PDM está disponível online, até é bastante simples de ver. Ou perde 1 pouco de tempo a procurar/perceber como funciona a aplicação, ou consulta 1 arquiteto, se quiser mande a morada e uma foto aerea do Google maps, para o meu email (o meu nick@Gmail) que tento ver,mas só consigo 5a ou 6a feira.
  7.  # 7

    Obrigado a ambos, Sim irei consultar sem duvida alguem que me acompanhe no entanto ainda estou aguadar a informação do Proprietario.

    Queria só indo fazendo um checkup inicial , mas fazendo download do TIF (Carta) aparece a localização como sendo Espaço Agricula , no PDM online aparece já fora desse espaço mas não indica que é Urbano nem áreas de implantação que tambem era o que interessava.

    Serão 1600m2 mas queria confirmar..
  8.  # 8

    alem das cartas tem de ler o regulamento do pdm para o tipo de espaços em causa... pode necessitar de ter um aparcela com uma area minima de x, para construir, pode não poder construir, etc...
  9.  # 9

    Recebi esta bela resposta da CM Sintra

    Basicamente pelo que leio o pedido de direito à informação não me indica se é possivel construir segundo este texto.. muito menos possiveis áreas .





    Informação sobre os terrenos, poderá formalizar um Pedido Direito à Informação ,uma vez que preenche os requisitos previstos no artigo 110.º do Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de Dezembro, com as alterações vigentes, configurando o Direito à Informação, o direito que qualquer interessado tem a ser informado sobre os instrumentos de desenvolvimento e planeamento territorial em vigor para determinada área do município, bem como das demais condições gerais a que deve obedecer as operações urbanísticas a que o presente diploma se refere (alínea a), n.º 1 do artigo 110.º), dando entrada do procedimento em formato digital, através da plataforma informática do urbanismo, disponível em https://urbanismo.cm-sintra.pt/cmsintra/ , obrigatória a partir de 1 de setembro de 2016.



    Em caso de pretender resposta a questões como viabilidade construtiva de edificação, tipologia de edificação, implantação de construção, índices urbanísticos, cérceas e afastamentos, entre outros, tais questões consubstanciam um Pedido de Informação Prévia, de acordo com o preceituado no art.º 14.º do Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de Dezembro com as alterações vigentes.

    Por forma a obter tais informações, deverá formalizar o Pedido de Informação Prévia, ao abrigo do art.º 14.º do Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de Dezembro com as alterações vigentes, com os elementos indicados na Portaria n.º 113/2015 de 22 de abril e nos termos do RUES – Regulamento de Urbanização e Edificação de Sintra, publicado pelo Aviso n.º 1267/2017 - Diário da República n.º 23/2017, Série II de 2017-02-01, em formato digital, através da plataforma informática do urbanismo, disponível em https://urbanismo.cm-sintra.pt/cmsintra/ , obrigatória a partir de 1 de setembro de 2016.

    Tal pedido encontra-se sujeito a pagamento de Taxas, cujo valor é concretizado no Regulamento e Tabela de Taxas e Outras Licenças do Município de Sintra, que se encontra disponível para consulta através do link: https://cloud.cm-sintra.pt/index.php/s/FLyosq1TJThZ5tz .
  10.  # 10

    Exacto. a resposta da CMS, está correctíssima.
  11.  # 11

    1 ponto importante:
    saber se os vizinhos não são uns filhos da mãe que lhe vão fazer a vida difícil
  12.  # 12

    Está correcta a informação camarária, claro.
    Comece por fazer um Direito à Informação.

    Colocado por: ADROatelierPara o terreno que tem em vista, convém consultar o PDM.
    Se pretende adquirir para construir, é sempre bom contar com o conselho de um técnico.
  13.  # 13

    Boa tarde ,

    Finalmente recebi resposta ao meu pedido mas acaba por ser um pouco "chinês"

    Recebi a informação que este terreno está considerado como Solo Rustico / Espaços agriculas não me responderam se poderei construir .. mas no final do documento remete para o artigo 106º

    Portanto se percebi bem, apenas poderei ter alguma hipotese de construção em solos rusticos agriculas se o terreno tiver mais de 2 hectares? O terreno em causa tem apenas 1650 m2 :|

    Nota: Terreno na zona de Sintra
  14.  # 14

    O proprietário pode solicitar (e pagar) uma certidão de viabilidade construtiva.

    Se for num loteamento, peça planta e quadro síntese, bem como o regulamento do loteamento.

    Se for augi, tente falar com a comissão de moradores ou algum outro proprietário para saber como está o processo com a câmara, se há valores em divida relativos ao "seu" lote.
  15.  # 15

    Colocado por: P@rAdiS3Finalmente recebi resposta ao meu pedido mas acaba por ser um pouco "chinês"



    Colocado por: ricardo.rodriguesO proprietário pode solicitar (e pagar)

    ... a algum técnico, geralmente Arquitecto, para que dedique um par de horas ao seu caso, e lhe traduza esse "chinês" para algum "idioma" que você perceba.
  16.  # 16

    Colocado por: N Miguel Oliveira



    ... a algum técnico, geralmente Arquitecto, para que dedique um par de horas ao seu caso, e lhe traduza esse "chinês" para algum "idioma" que você perceba.


    Sim a ideia será contactar um arquitecto antes de avançar com o quer que seja .. mas gostaria de contactar com algo que pelo menos tenha alguma hipotese de construção.. ( Será até aqui do Forum..)


    Com os dados que dei , Terreno em Sintra com 1650m2 considerado Solo Rustico / Espaços agriculas existe alguma possibilidade ( Sem ser uma casa de suporte agricula é claro) ? , vale apena "chatear" algum arquitecto ou ir a procura do proximo terreno?





    Obrigado
    •  
      NTORION
    • 9 outubro 2020 editado

     # 17

    Mandei-lhe MP

    Edit
    No comentário #6 já lhe tinha dito como conseguir essa info, mesmo que n saiba interpretar qq arquiteto o sabe fazer a partir daí. Principalmente algum familiarizado com o concelho em questão.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
 
0.0205 seg. NEW