Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho familiares com PRH e outros com VC. Para aquecimento sem dúvida o PRH é top. Mas achei que no verão os VC são melhores para arrefecimento. Mas é só uma opiniao.


    Não é só uma opinião; pelo menos são 3 e fundamentadas.
  2.  # 2

    Colocado por: jorgealvesnão, pois quer o princípio inerente quer a prática são muito diferentes.


    Colocado por: jorgealvesMas a nível de conforto não se compara.


    Falta de correntes de ar é um ponto a favor (mas talvez possa ser mitigado com um bom posicionamento?)

    Mas caso não consiga um arrefecimento comparável a um AC, será um ponto contra.

    Nem contanto com o desconforto que seria se o piso estivesse muito frio (para andarmos descalços), o ponto de condensação nem permite temperaturas muito baixas, não é?
    Assim, este sistema evita apenas que a casa fique "abafada" ou consegue efectivamente arrefecer? (estilo escritórios, bancos, etc)

    Grato pelas informações!

    Colocado por: ASSimoesA vida é feita de ciclos :)

    Não se se se aplica a este caso, mas isto é muito verdade!
  3.  # 3

    Colocado por: pguilherme
    Nem contanto com o desconforto que seria se o piso estivesse muito frio (para andarmos descalços), o ponto de condensação nem permite temperaturas muito baixas, não é?
    Assim, este sistema evita apenas que a casa fique "abafada" ou consegue efectivamente arrefecer? (estilo escritórios, bancos, etc)
    eu digo que não é comparável porque aquilo não arrefece como por exemplo nos balcões dos bancos ( que não é de forma nenhuma ums utilização correcta da climatização) sendo um arrefecimento mais natural, a melhor comparação é o seguinte, é um ambiente tipo o de uma adega, fresco sem ser frio.

    Em circunstância alguma o piso deverá estar frio o suficiente para sentir desconforto ou gerar condensação, quando isso acontece já passamos para o desconforto.

    Tem aqui no fórum inúmeros relatos sobre o comportamento deste sistema, é perder um bocadinho de tempo a Anisa lis.
  4.  # 4

    Assim, tendo em conta o exposto e uma vez que Braga tem oscilações térmicas anuais de 40 a -3º, alem de estar atualmente a morar num apartamento com bom isolamento e ligar o recuperador de calor de Novembro a Março e usar AC portatil em julho e agosto, penso que o mais rentavel será manter o recuperador apenas para a sala e ar condicionado nas restantes divisões (dado investimento mais avultado na BC+VC). Sacrificava algo o conforto do aquecimento, mas teria melhor resposta no arrefecimento. Faltaria a solução para AQS, mas seria sempre um painel + outro sistema. Pergunto se o recuperador não fazendo parte do aquecimento central, poderia na mesma ser usado para as AQS como apoio ao painel?
    • VCAC
    • 8 julho 2020 editado

     # 5

    Gonçalo Ferreira,
    Eu na minha casa tenho exactamente o mesmo sistema. Recuperador de Calor a lenha na sala e ar condicionado nas divisões.
    Optei porque era a solução mais barata em termos de investimento inicial e porque tinha os ACs já adquiridos, levei os que tinha no apartamento onde morávamos anteriormente.
    Os ACs não são mesmo a solução mais confortável, para mim nem em frio nem em calor...em modo arrefecimento, efectivamente dão rápida resposta é uma vantagem.

    O seu raciocínio, "ligar o recuperador de calor de Novembro a Março e usar AC portatil em julho e agosto, penso que o mais rentavel será manter o recuperador apenas para a sala e ar condicionado nas restantes divisões... Sacrificava algo o conforto do aquecimento, mas teria melhor resposta no arrefecimento", parece-me incongruente. Repare, está a sacrificar o conforto em modo de aquecimento, que no caso que descreve ocorre durante 4 meses, por uma rápida resposta durante o verão, que diz que são 2 meses.

    Se efectivamente a questão for o investimento, aí já poderei concordar que recuperador de calor + AC seja a solução otimizada!
    (No meu caso foi essa a razão pelo qual optei por essa combinação ;) )
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GoncaloFerreira
    • SrR
    • 8 julho 2020

     # 6

    Em k zona de nogueira é a obra?
  5.  # 7

    Colocado por: SrREm k zona de nogueira é a obra?

    No início da rampa da falperra, no lado contrário à urbanização Dona Antônia.
  6.  # 8

    Colocado por: VCACRepare, está a sacrificar o conforto em modo de aquecimento, que no caso que descreve ocorre durante 4 meses, por uma rápida resposta durante o verão, que diz que são 2 meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:GoncaloFerreira


    Entendo perfeitamente, mas o meu problema é que Braga quando aquece é calor a serio. E sinceramente tolero melhor o frio que o calor. Por isso o estar disposto abdicar de algum conforto, desde que a resposta seja razoável para ambas as alturas.
    • SrR
    • 8 julho 2020

     # 9

    Colocado por: GoncaloFerreira
    No início da rampa da falperra, no lado contrário à urbanização Dona Antônia.
    ja sei, no barral junto ao campo do maikes
    • SrR
    • 8 julho 2020

     # 10

    Boa zona
 
0.0163 seg. NEW