Iniciar sessão ou registar-se
    • Filip3
    • 23 outubro 2009 editado

# 1

Alguém me elucida qual será a opção/sistema mais eficaz para resolver o problema de ponte térmica numa construção em betão?

Qual o melhor isolamento térmico?

A ideia é construir em betão (deixar este acabamento exterior e preferencialmente interior) em vez da tradicional parede dupla ou capoto.

Por questões de custos parede dupla em betão estaria excluído.

Outra opção seria também parede interior betão sem acabamento, isolamento térmico (qual o mais adequado?!?), caixa de ar e exterior em tijolo.

Pretende-se o melhor resultado térmico na relação qualidade/preço.

A construção situa-se a norte do pais, com exposição a norte sem construção.

Desde já o meu agradecimento.

Todas as opiniões serão bem vindas.
  1.  # 2

Boas

Alguém me elucida qual será a opção/sistema mais eficaz para resolver o problema de ponte térmica numa construção em betão?

Suponho que não se refere apenas às pontes térmicas mas sim ao isolamento térmico de paredes em geral, certo?

Qual o melhor isolamento térmico?

Depende do sistema a usar: isolamento pelo interior, pelo exterior ou na caixa de ar.

A ideia é construir em betão (deixar este acabamento exterior e preferencialmente interior) em vez da tradicional parede dupla ou capoto.

Por questões de custos parede dupla em betão estaria excluído

Se quer acabamento em betão em ambas as faces e não quer fazer parede dupla em betão só estou a ver uma solução: parede interior de betão e painéis sandwich de betão (painéis compostos com faces exteriores em betão armado e face interior em poliestireno expandido) pelo exterior. O que não garanto é que a solução seja economicamente viável (não sei o preço de fornecimento e aplicação destes painéis)

Outra opção seria também parede interior betão sem acabamento, isolamento térmico (qual o mais adequado?!?), caixa de ar e exterior em tijolo.

Com isolamento térmico na caixa de ar eu optaria por EPS (Wallmate)

cumps
    José Cardoso
    • jma
    • 23 outubro 2009

# 3

wallmate=XPS ;)
  2.  # 4

Boas

wallmate=XPS

Obrigado pela correcção: o fim de semana à vista tem destas coisas :-)

cumps
    José Cardoso
    • jma
    • 23 outubro 2009

# 5

hehe.. percebi que foi uma gralha, mas como fica escrita, mas vale prevenir os incautos ;)
    • eu

# 6

Não sei porque exclui o ETICS (capotto), pois complementa na perfeição a parede em betão...
    • Filip3

# 7

uma imagem vale por mil palavras:

pretendo este acamamento pelo exterior e interior para o piso superior.

O piso inferior será uma cave, qual será o sistema de construção / isolamento mais adequado?

O valor é sempre um aspecto essencial, a opção de betão é utilizada por uma questão estética?

Quais as vantagens / desvantagens deste material vs uma construção mais tradicional?
  3.  # 8

Boas

Não sei porque exclui o ETICS (capotto), pois complementa na perfeição a parede em betão...

Não exclui: referi o isolamento pelo exterior onde o ETICS se enquadra. Porém o Filip3 refere pretende o betão à vista, pelo que o ETICS estará fora de questão.

pretendo este acamamento pelo exterior e interior para o piso superior.

Sem parede dupla de betão parece-me complicado a não ser que use painéis pré-fabricados de betão.

O piso inferior será uma cave, qual será o sistema de construção / isolamento mais adequado?

Se o piso superior for em betão armado, em princípio a cave também o será. Aqui, se não pretende o betão à vista, pode fazer uma parede interior em tijolo com caixa de ar onde será colocado o isolamento.

O valor é sempre um aspecto essencial, a opção de betão é utilizada por uma questão estética?

A utilização de betão à vista é usada muitas das vezes por opção estética.

Quais as vantagens / desvantagens deste material vs uma construção mais tradicional?

Fazer todas as paredes exteriores em betão será mais caro que as paredes em alvenaria.

PS: Não tenho a certeza mas parece-me que a fotografia mostra painéis de betão e não paredes de betão executadas no local.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filip3
  4.  # 9

Obrigado JCardoso
    • eu
    • 24 outubro 2009

# 10

Colocado por: j cardosoNão exclui: referi o isolamento pelo exterior onde o ETICS se enquadra. Porém o Filip3 refere pretende o betão à vista, pelo que o ETICS estará fora de questão.
    O meu comentário era para o Filip 3 ;)
  5.  # 11

Colocado por: Filip3Por questões de custos parede dupla em betão estaria excluído.

no norte? onde?

já entregou a obra? senão entregou podia-lhe dar um contacto de um construtor (talvez esse ditos custos fossem uma surpresa)
  6.  # 12

99% da construção que faz é toda em betão,são 4 homens demoram entre 22 a 28 dias a levantar uma casa (por exp essa da foto)
  7.  # 13

tenho o historial em fotos de uma casa (betão) de um familiar,posso mostrar aqui se tiver interessado.

fotos que já tive para mostrar no fórum para provar uma série de coisas,umas delas os custos,..pelos valores que se falam neste fórum custaria 3x mais no mínimo
  8.  # 14

já entregou a obra? senão entregou podia-lhe dar um contacto de um construtor (talvez esse ditos custos fossem uma surpresa)

Eu procuro quem me construa uma moradia térrea, tipo T2, com garagem e anexos, em Moreira da Maia...
    Não quer facultar esse contacto para eu pedir uma consulta de preços?

Obrigado...
  9.  # 15

Boas

Colocado por: Filip3Por questões de custos parede dupla em betão estaria excluído.

aprendiz disse:

no norte? onde?

Pense bem na forma de executar uma parede dupla de betão armado com caixa de ar e isolamento: vai ver que os custos não têm nada a ver com a execução de uma parede simples de betão

cumps
    José Cardoso
    • Filip3
    • 24 outubro 2009 editado

# 16

Ainda estamos em estudo qual a melhor relação qualidade/preço.

Colocado por: aprendiz
    tenho o historial em fotos de uma casa (betão) de um familiar,posso mostrar aqui se tiver interessado.

fotos que já tive para mostrar no fórum para provar uma série de coisas,umas delas

Se nos facultar essa informação seria optimo.
  10.  # 17

Exterior -> Parede de betão -> caixa de ar -> XPS -> tijolo 11cm -> interior
    Esta é uma boa solução?
  11.  # 18

sugestões/opiniões precisam-se!
  12.  # 19

Boas

Esta é uma boa solução?

É perfeitamente possível uma boa solução com esse sistema, dependendo sempre da conjugação entre as espessuras a utilizar e as características locais.

José Cardoso
  13.  # 20

Colocado por: j cardosoBoas

Esta é uma boa solução?

É perfeitamente possível uma boa solução com esse sistema, dependendo sempre da conjugação entre as espessuras a utilizar e as características locais.

José Cardoso

A minha questão depara-se com a minha dúvida sobre esta solução, apenas por não ter visto ainda nenhuma obra assim e não ter lido nenhum tópico sobre esta solução que me foi apresentada pelo arqº. e pelo engº.
    Obviamente eles estão a efectuar os respectivos projectos e calculos.
    Uma dúvida que coloco é como é que é colocado o XPS, ou seja. A parede de betão é feita em primeiro lugar e depois deve ter caixa de ar seguido de XPS seguido d etijolo. Como evitar que o XPS não encoste ao betão e que encoste ao tijolo?

0.0185 seg. NEW