Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, sou novo neste fórum e espero não estar a falar no sítio errado se for o caso peço que me digam.
    Precisava de ajuda porque a minha namorada comprou um terreno em Gondomar/ Porto para construir uma casa pré fábricada mas após insistir com ela para ir à câmara ver se estava tudo bem, ela foi e informaram que tinha que dar 3metros para cada lado do terreno e se não tiver janelas que são 2 metros. No entanto pelo que li bastavam 1.5metros para cada lado em terrenos urbanos. Será que os 3metros é a distância do muro do vizinho ou da casa do vizinho???

O mais engraçado é que as casas ao lado do terreno estão construídas junto aos muros de cada casa e não deram os tais 3metros de distância. Aliás, do lado esquerdo do terreno junto ao muro de vedação tem logo uma casa colada e também não está a 3metros. Gostava de saber a opinião de algum arquitecto ou engenhiro ou alguém que tenha passado pelo mesmo porque se isto for assim entao não vamos poder construir nada no terreno porque só tem 8metros de largura por 30metros de comprimento... 8m de largura se retirar 3m de cada lado fico com 2m de largura para construir lol. Mesmo que faça uma parte sem janelas, a casa só iria ter 3m de largura que é impossível. Ajudem me a esclarecer ou digam me que profissional é que resolve estas situações, se é arquitetura ou assim... Obrigado
  2.  # 2

Se na camara lhe disseram isso é porque será isso mesmo, eles sempre saberão melhor o que lá pode construir.
    Deveria ter colocado essas questões na camara antes de comprar.
    Podem ser moradias geminadas por exemplo.
    Não sei por exemplo se o PDM pode obrigar a determinado tipo de construção e se assim for não pode fazer nada que não seja o que está já pré definido para esse local.
  3.  # 3

O arquitecto que instruir o projecto da casa é que terá de vos explicar e fazer o projecto da casa de acordo com as restrições legais aplicáveis.
    Concordam com este comentário: antonylemos, RicardoPorto
  4.  # 4

Tem uma imagem aérea?

O profissional que o pode ajudar é um arquitecto.
    Sim, o normal são os 3 metros para as construções novas.
    Estará previsto ser uma construção geminada no seu caso? Existe loteamento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagomoreirawrc
  5.  # 5

Boas. Em anexo meti o mapa do terreno. A casa que está colada ao terreno tem janela virada para o terreno e não deu 3m de distância...por isso achei estranho. Sim claro que ela teria que verificar mas foi na conversa do vendedor.. Enfim vou tentar ir a câmara eu pedir mais informações. A empresa que faz a casa em madeira é que estamos a pedir orçamento, diz para irmos a câmara pedir para construir colado ao muro do vizinho de cima visto que não vamos colocar janelas mas não seria a empresa a ter que resolver estas questões??
    Visto que ainda só pedimos orçamento, para eu saber se posso construir devo então consultar um arquitecto?
      Screenshot_20200708-214932_Maps.jpg
  6.  # 6

Adroatelier não é lote é mesmo terreno com 270m2 com 240 para construir e 120m2 de implementacao... Não existe essa obrigação de geninado pelo menos foi o que disseram a minha namorada. Então terei que dar 3metros até ao muro do vizinho ou será até à casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  7.  # 7

Colocado por: TiagomoreirawrcA casa que está colada ao terreno tem janela virada para o terreno e não deu 3m de distância...por isso achei estranho

A casa pode não estar legal, pode não ter licença de utilização, pode ser antiga.. O que não significa que vocês possam fazer como eles.

Um arquitecto deverá saber ajudá-lo nessas questões, ou então directamente na câmara.
    Infelizmente as informações que dão nas imobiliárias 95% das vezes estão erradas, só lhes interessa vender.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, luisms, Zafa
  8.  # 8

Colocado por: TiagomoreirawrcA empresa que faz a casa em madeira é que estamos a pedir orçamento, diz para irmos a câmara pedir para construir colado ao muro do vizinho de cima visto que não vamos colocar janelas mas não seria a empresa a ter que resolver estas questões??

Isso não é assim que se faz.

A casa de madeira, betão, aço, palha, pré fabricada ou não. Tem de obedecer à legislação nacional específica e aos regulamentos urbanísticos e do código civil para o local em questão.

Ora isso tem de ser tudo considerado durante a fase de projecto. Projecto esse a executar por um arquitecto.

Se calhar... Uma casa de catálogo, não será o ideal para esse lote.

Se for em madeira... Tem de deixar 4m às casas confinantes, devido à reação ao fogo e resistência ao fogo que é exigido e esta não consegue garantir. Fora outros pormaiores.

Os modelos de casa que estão a ver, cumprem a legislação para habitação?
  9.  # 9

Colocado por: Pedro BarradasA casa de madeira, betão, aço, palha, pré fabricada ou não. Tem de obedecer à legislação nacional específica e aos regulamentos urbanísticos e do código civil para o local em questão.

e ser licenciada, ou esses senhores que vendem a casa de madeira não sabem disso?
    portanto não avance com nenhuma compra de casa sem antes eles garantirem -lhe que poderá ali fazer a casa que eles lhe pretendem vender, eles é que tem de tratar disso e para tal é preciso um arquiteto para fazer esses projetos e submete-los na camara.
  10.  # 10

E claro precisa de ser licenciada...
  11.  # 11

Colocado por: Tiagomoreirawrcmas não seria a empresa a ter que resolver estas questões??
    tem de ser o arqº que vai instruir o seu processo.

porra, fico fora de mim com vendedores que só querem vender e estão se nas tintas para os clientes, seja a imobiliária, seja estes sanguessugas das casas de madeira!!!

Colocado por: marco1e ser licenciada, ou esses senhores que vendem a casa de madeira não sabem disso?
    sabem, mas o que querem é vender.. e não há nenhuma entidade que abane com esta corja! Eles conhecem perfeitamente a legislação, sabem perfeitamente que os cclientes necessitam de contratar arqºs, Engenheiros, que precisam de projectos de estabilidade e acústica etc.. ****! um dia destes abordei um nno FB por isso mesmo, sabes o que me disse? que eu nao seria o cliente mais apropriado para esse produto e bloqueou-me

têm um modus-operandi semelhante aos passadores de droga
  12.  # 12

Colocado por: Tiagomoreirawrcnão seria a empresa a ter que resolver estas questões??
    pergunte à empresa se eles é que tratam do licenciamento (projectos de arquitectura, acessibilidades, especialidades etc) e se a casa cumpre a legislação em vigor para construção
  13.  # 13

Pedro Barradas a empresa não sei se posso dizer aqui o nome mas é relativamente conhecida e depois de ligarmos a informar que existe esta regra dos 3m para cada lado a empresa consegue adaptar ou fazer uma nova planta mas só vai ser possível se conseguirmos construir junto ao muro do vizinho e não colocamos as janelas na parte virada a norte... De outra forma é impossível construir pq vai restar apenas 2 metros se dermos 3metros para cada lado.

Pedimos para revestirem a casa com capoto e gesso por dentro e dessa forma penso que passa nessa classificação de resistência ao fogo.

Já aconselhei a minha namorada a cancelar o contrato de promessa de compra do terreno na Era mas acho que tem que pagar um valor muito alto. Ouvi dizer 8mil euros, mas o que queríamos mesmo era ficar com o terreno mas se temos que ceder 6metros.. Nada a fazer mesmo. 😔

A empresa tem serviços de arquitetura com especialidades etc e não me importo de pagar desde que resolvam a situação.
  14.  # 14

Ok, se é um produto que pode ser feito à medida, terá de, fazer o projecto de arquitectura com o arquitecto da empresa. O Arqutiecto é que tem de ver que condicionantes haverá para o lote.. você não tem de se preocupar com isso, nem deve. è da responsabilidade total do arquitecto as decisões que forem tomadas por forma a cumprir com toda a legislação vigente.

Boa sorte. ( mas acehi estranho lhe dizerem para voce ver se é possivel isto ou aquilo na implantçaão da casa no lote- isso é da exclusiva competencia do arqutiecto/ coordenador de projectos)
  15.  # 15

Entre perder 8k ou perder o valor todo da compra se ficarem com um terreno que não serve para nada... eu não teria dúvidas.

Se ainda não fizeram a escritura, ainda vão a tempo, informem-se bem antes de qualquer decisão.
  16.  # 16

Pedro nos falamos com o Eng civil dessa empresa e foi ele que disse para tentar ir a câmera ver se dava p construir junto ao muro mas como os serviços de arquitetura são um extra ao orçamento, eu devo ter que pagar já os serviços de arquitetura para ele me dizer se posso construir, será assim?
    Se for assim corremos o risco de pagar pelo arquiteto e depois ele informar que não podemos construir... Mas na câmara também não há muita vontade dos técnicos em dar informações, apenas disseram que era 3 metros p cada lado.

Mas quando alguém quer construir uma casa num terreno, tem que pagar uma consulta com um arquiteto para ele ver o que se pode lá construir? Se for um valor acessível não me importo de pagar

Obrigado Pedro pela ajuda, nesta fase estamos um bocado "perdidos" por falta de experiência nestes procedimentos
  17.  # 17

Ali um grande problema, pelo menos para mim, ser´esta casa.. não tem janelas a dar para o seu terreno? e as aguas do telhado?

Onde está o Norte, é para "cima"? se assim for, tendo de encostar as casas a Sul, e deixar os 3m, a norte.. vai ficar com um afachada a Norte e as outras das a Nascente/ poente. ão menos verdade que consegue esconder com a sua casa a trapalhada de anexos e telheiros dos vizinhos Sul.

Mas aquela casa (marcada a amarelo), tem 2 pisos?... a dar para a sua zona de estar exterior a poente...
      Screenshot_20200708-214932_Maps_.jpg
  18.  # 18

Colocado por: TiagomoreirawrcPedro nos falamos com o Eng civil dessa empresa e foi ele que disse para tentar ir a câmera ver se dava p construir junto ao muro mas como os serviços de arquitetura são um extra ao orçamento, eu devo ter que pagar já os serviços de arquitetura para ele me dizer se posso construir, será assim?
    Se for assim corremos o risco de pagar pelo arquiteto e depois ele informar que não podemos construir... Mas na câmara também não há muita vontade dos técnicos em dar informações, apenas disseram que era 3 metros p cada lado.

Ou faz o negocio do terreno ou não. ( perde ou não 8k)
    Ou faz o negócio da casa com eles ou não. Tem a certeza que é a melhor opção?

que tal marcar uma reunião na CM com o arqutiecto. ou contactar um gabinete de projectos/ arquitecto da zona e saber com que linhas é que se cose...

Acho que tem de arranjar alguem para o aconselhar sem conflito de interesses.. ou seja, que o oriente , a si e aos seus interesses.
  19.  # 19

Colocado por: Tiagomoreirawrc
    Já aconselhei a minha namorada a cancelar o contrato de promessa de compra do terreno na Era mas acho que tem que pagar um valor muito alto. Ouvi dizer 8mil euros, mas o que queríamos mesmo era ficar com o terreno mas se temos que ceder 6metros.. Nada a fazer mesmo. 😔

À partida só perderá o sinal, mas veja o Contra de Promessa.
    Normalmente paga-se 10% do valor da compra, 8k corresponderia a uma aquisição de 80000 €, que provavelmente não será o caso, mas vejam o que diz o CPCV.
    Não se esqueçam que têm custos inerentes a todo o processo antes de construir. Se calhar contem com uns 5000 a 10000 € (penso que ronda estes valores), por isso primeiramente vejam o que realmente podem fazer antes de gastarem dinheiro que depois poderão não ter forma de reaver.
  20.  # 20

Colocado por: Pedro BarradasAli um grande problema, pelo menos para mim, ser´esta casa.. não tem janelas a dar para o seu terreno? e as aguas do telhado?

Onde está o Norte, é para "cima"? se assim for, tendo de encostar as casas a Sul, e deixar os 3m, a norte.. vai ficar com um afachada a Norte e as outras das a Nascente/ poente. ão menos verdade que consegue esconder com a sua casa a trapalhada de anexos e telheiros dos vizinhos Sul.

Mas aquela casa (marcada a amarelo), tem 2 pisos?... a dar para a sua zona de estar exterior a poente...
      Screenshot_20200708-214932_Maps_.jpg

A casa amarela que indica tem 2 andares mas está cerca de 2m abaixo do meu terreno e o piso superior fica ao nível do meu terreno.. O telhado tem calhas de água e tubos para encaminhar a água da chuva para o piso inferior da casa. Mas existe alguma lei sobre isso?

Entretanto pensei numa solução, visto que a câmara diz que se não colocar janelas que posso ficar a apenas 2m de distância do muro do vizinho, será que posso colocar a casa a apenas 2metros e onde colocar as janelas recuar 1 metro? Desta forma as janelas ficam a 3metros

0.0231 seg. NEW