Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas

Tenho uma casa alugada e hoje recebi um telefonema do inquilino a avisar que ia sair no fim do mês, já pagou este mês e diz que sai no fim de julho. Eu disse-lhe que teria que avisar por carta com 120 dias de antecedência ao que ele me disse para eu fazer como bem entendesse mas que no fim do mês saía e não pagava mais renda nenhuma.

Justifica estar-me a chatear por causa disto?
  2.  # 2

Colocado por: ml21Justifica estar-me a chatear por causa disto?

Eu começava a procurar outro inquilino, mau é quando deixam de pagar e não saem da casa.
    Concordam com este comentário: ClioII, RicardoPorto, pedrosslp, Ana_Dado, Varejote, AlexMontenegro, Sr.io, FFAD, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ml21
  3.  # 3

Que tipo de resposta é que procura?

Só você poderá saber se se quer chatear ou não por causa disso. Mas para isso tem de avaliar os prós e contras.
  4.  # 4

Quais são os prós? O que é que eventualmente podia conseguir em ir pela via judicial? E que custos teria para mim, era mais isso que queria saber quando perguntei se justificava ou não fazer alguma coisa.

Eu sei que não é por falta de dinheiro que vai sair porque vai para uma casa mais cara, eu até sei que ele tinha esse negócio fechado há algum tempo porque conheço o futuro senhorio dele e já falei com ele sobre isso, eu conhecendo a pessoa em questão diria que só não avisou para não ser incomodado com visitas de potenciais futuros inquilinos, e é só por isso que ponho a hipótese de me chatear com isto.
  5.  # 5

Colocado por: ml21Quais são os prós? O que é que eventualmente podia conseguir em ir pela via judicial? E que custos teria para mim

Pergunte ao seu advogado.
  6.  # 6

ui
    deparou com um esperto
    pela via legal á partida vai ganhar uma enorme margem de tempo até ver resultados
    tambem depende se meter um advogado dos rijos ao barulho
    olhe avise o futuro senhorio dele que vai ter um cliente pouco cumpridor de contratos.
  7.  # 7

Colocado por: ml21Justifica estar-me a chatear por causa disto?
    Depende do valor da renda. Se tem caução em seu poder, ou não. Era um inquilino assim tão bom?
    Por outro lado se ele sai da casa, até pode ser uma excelente oportunidade para si em voltar a alugar. A menos que a casa não valha o que está a pedir. Para ele sair da sua casa e ir para outra pagar mais, só pode haver 2 razões:
    - Ou a familia cresceu e a casa tornou-se pequena
    - Ou se mudou para uma tipologia idêntica a pagar mais, é porque a sua casa tem algo de errado

De qualquer forma, o melhor conselho a seguir é do Picareta.
    Colocado por: PicaretaEu começava a procurar outro inquilino, mau é quando deixam de pagar e não saem da casa.
  8.  # 8

e estragam o que lá está
    pelo menos exija que a deixe em ordem
  9.  # 9

Com a pandemia deve ter achado um imóvel melhor e mais barato.
  10.  # 10

Colocado por: newtoncmais barato
    Não. Pelos vistos vai pagar mais...
  11.  # 11

Colocado por: KduvidasDepende do valor da renda. Se tem caução em seu poder, ou não. Era um inquilino assim tão bom?
    Por outro lado se ele sai da casa, até pode ser uma excelente oportunidade para si em voltar a alugar. A menos que a casa não valha o que está a pedir. Para ele sair da sua casa e ir para outra pagar mais, só pode haver 2 razões:
    - Ou a familia cresceu e a casa tornou-se pequena
    - Ou se mudou para uma tipologia idêntica a pagar mais, é porque a sua casa tem algo de errado

De qualquer forma, o melhor conselho a seguir é do Picareta.

Ele vai mudar mais pela localização, é um meio pequeno mas para onde vai consegue ir a pé para o trabalho e na minha não. Eu não devo ter dificuldade em arranjar inquilino pelo mesmo valor, mas enquanto arranjo e não arranjo pode-se passar algum tempo e estou a perder dinheiro, podia perfeitamente já ter tratado disso antes se ele cumprisse a lei. Enfim, lá vou ter eu que ignorar e seguir caminho, é incrível como a lei está sempre do lado dos inquilinos, até nesta situação em que supostamente estamos salvaguardados não há muito a fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo18072022C
  12.  # 12

Colocado por: newtoncCom a pandemia deve ter achado um imóvel melhor e mais barato.

Aqui os preços não mudaram muito, até subiram, já andei a sondar o mercado de arrendamento, e eu também vou aproveitar para subir, em último caso aceito negociar até ao valor que estava a levar antes.
  13.  # 13

Pois... Se o motivo é esse, menos mal se ele lhe deixar a casa em condições.
    Deve ter consigo 2 mesitos de caução, que neste caso pode reter, ou não?! Sempre atenua o prejuízo, enquanto procura novo inquilino:)
  14.  # 14

Colocado por: KduvidasPois... Se o motivo é esse, menos mal se ele lhe deixar a casa em condições.
    Deve ter consigo 2 mesitos de caução, que neste caso pode reter, ou não?! Sempre atenua o prejuízo, enquanto procura novo inquilino:)

Não entro na casa há algum tempo, nao sei em que estado está, mas certamente é para gastar a caução em obras ou pequenos arranjos, como sempre. (É só um mês de caução, quando entrou pagou 2 meses)
  15.  # 15

Dê graças por sair com as contas em dia e esqueça o assunto.

Ha coisa de 3 anos fiz um contrato de 5 anos com um casal e ao fim de um ano a vida correu-lhes mal e pediram para sair.

Só pedi para sairem a meio do mês, pagaram o mês todo e numa semana arranjei inquilino que deixei entrar antes do novo mês.

A caução veja se tem bem documentado antes e depois do seu inquilino para imputar estragos
    Concordam com este comentário: Sr.io, eu
  16.  # 16

Colocado por: ml21Enfim, lá vou ter eu que ignorar e seguir caminho, é incrível como a lei está sempre do lado dos inquilinos, até nesta situação em que supostamente estamos salvaguardados não há muito a fazer.

Está a fazer-se de coitadinho porquê?
    Não tenha medo processa-o quando ele deixar de pagar a renda.
    De boca não termina nada.
    Concordam com este comentário: hangas
  17.  # 17

Colocado por: JoelM

a caucao vai pagar obras e pequenos arranjos do que? do desgaste normal do uso?

Sim.

Colocado por: nielsky
    Está a fazer-se de coitadinho porquê?
    Não tenha medo processa-o quando ele deixar de pagar a renda.
    De boca não termina nada.

Certo. Mas, a renda é de 300€, no máximo consigo os três meses que faltavam para o aviso prévio? Ou há algum tipo de indemnização extra por não ter cumprido a lei? Era isso que eu queria saber, porque se for pelos 900€ não me vou estar a chatear, com jeitinho nem dava para o advogado, lá está no fim é sempre o inquilino que se fica a rir, não é fazer-me de coitadinho, é a realidade.
  18.  # 18

Ml21, vá aprendendo com a experiência e que cada caso é um caso, mas retenha:
    - Caução de mínima de 2 meses (não alugueres adiantados). É sempre preferível ter de devolver do que ficar a arder...:)
    - Advogado, só para por o inquilino fora se ele incumprir e não sair

Como diz e bem. Recorrer a advogado para recuperar 3 meses de renda, esqueça. Só se fosse uma renda milionária.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  19.  # 19

Colocado por: JoelM

entao o apartamento tem desgaste normal (se nao partiram ou danificaram nada) e a caucao vai ser usada para pagar isso? é legal sequer?

"Como previsto no artigo 1076º do Código Civil, a caução é uma forma de garantia que é exigida quando se realiza um contrato entre partes. Esta visa assegurar o cumprimento das exigências contratuais e é devolvida à entidade que a pagou aquando do fim do contrato, mediante o cumprimento dessas mesmas exigências."

quanto mais pode alegar ficar com a caucao porque o inquilino nao cumpriu com o contrato, agora dizer que é para pequenos arranjos sem documentar a situacao...

Como é óbvio é por não ter cumprido o contrato, a caução vai ser usada para isso mas não é esse o motivo para eu ficar com ela.
  20.  # 20

Colocado por: KduvidasComo diz e bem. Recorrer a advogado para recuperar 3 meses de renda, esqueça. Só se fosse uma renda milionária.

Será mesmo assim tão caro? E isso aplica-se aos dois lados.
    Basta os honorários do advogado a mandar uma cartinha ao inquilino em legalez, que o chico-esperto se calhar pensa que mais vale cumprir o contrato do que pagar ele também a um advogado. Eventualmente poderá precisar de uma segunda carta se passar o prazo dado na primeira, para dizer que vai avançar pela via judicial. Se depois avança mesmo ou não é outro assunto. Mas possivelmente poderá fazer a queixa num centro de arbitragem para que ele pelo menos tenha que ir depor e ver que é a sério.

Mas isso também depende do que diz o exatamente contrato. Se não for explicito nas clausulas de resolução está sujeito a interpretações diversas e basicamente ganha tem tiver o melhor advogado, e ai dou-lhe razão.

De resto, os honorários para uma primeira consulta e envio da cartinha são com certeza bem menos que uma renda.

0.0239 seg. NEW