Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 11 julho 2020

# 21

Colocado por: KduvidasNuma moradia, equipamentos de queima de gás (exceptuando bocas de fogão)

Se colocar um detetor de gás (que por acaso devia ser obrigatório), já fica mais descansado.
  1.  # 22

Colocado por: RicardoPortoE o gás natural não pode ficar no pladur

Qual o motivo?

Por acaso foi dito por eles que pelo tecto falso nao passam.

Ate foram eles (citygas) a dizer que na parede lateral na sala podiam abrir rasgo no pladur (pago à parte) e por lá passar a tubagem...
  2.  # 23

c) Não passarem no interior de elementos ocos, a menos que as tubagens fiquem no interior de uma manga estanque e sem soluções de continuidade, desembocando pelo menos uma das extremidades dessa manga num local ventilado;

Portaria n.º 361/98
  3.  # 24

Ou rasga e chumba no chão ou fica à vista
  4.  # 25

Colocado por: RicardoPortoOu rasga e chumba no chão ou fica à vista

Vou falar com eles sobre isso. Rasgar o chão seria uma hipotese...

Se ficar à vista, depois posso tapar com calha ou caixa em pladur?
    • eu
    • 11 julho 2020

# 26

Colocado por: zericpxtSe ficar à vista, depois posso tapar com calha

Penso que há uma calha metálica própria para gás.
  5.  # 27

Obviamente num ap não há alternativa exterior. Numa moradia há sempre.
    Quanto ao resto, as regras são fáceis de entender. Partindo do princípio que na tubagem não há fugas e mesmo assim está embaínhada. Problemas poderão surgir nos acessórios e aparelhos. Daí as caixas, calhas, não passar em tetos falsos, etc...
    Na remota hipótese de haver uma fuga, bom mesmo é que não esteja ninguém em casa, sobretudo a dormir.
  6.  # 28

E ninguém ligue um isqueiro..
    • eu
    • 11 julho 2020

# 29

Colocado por: KduvidasNa remota hipótese de haver uma fuga, bom mesmo é que não esteja ninguém em casa, sobretudo a dormir.

Foi por causa disso que inventaram estas coisas:

Concordam com este comentário: Kduvidas
  7.  # 30

Boas,

Já mandei instalar gas natural, cá em Braga fazem tudo por 149€ já com IVA, excepto chumbar a caixa do gás dentro da fachada da casa (custo adicional de 80€), parece-me muito bom preço...

O técnico do gás explicou-me que em caso de um corte grande onde a fuga é maior que a pressão normal de funcionamento dos aparelhos a gás natural, o redutor dispara e corta o gás. Alguém me consegue confirmar se é mesmo assim?
  8.  # 31

E vão colocar os tubos onde?

6.2. Redutores individuais
    Os redutores individuais, de acordo com o disposto no art.º 2.º da Portaria 361/98
    de 26 junho, serão do tipo “redutor de segurança” com dispositivo de segurança
    incorporado que, automaticamente, provoca a interrupção do fluxo de gás sempre
    que se verifique pelo menos uma das seguintes condições:
    a) a pressão a montante seja inferior ou exceda uma certa percentagem do seu
    valor nominal;
    b) a pressão a jusante não atinja (por excesso de caudal) ou exceda valores
    prefixados.
    Estes redutores farão a redução para a pressão de funcionamento da instalação.

Se a caixa para instalar o redutor for exterior (por exemplo no caso de moradias), o
    redutor a selecionar não bloqueia por excesso de pressão a jusante. Este redutor,
    na presença de uma sobrepressão a jusante, dispara libertando uma determi-
    nada quantidade de gás para a atmosfera - este tipo de redutor é conhecido como
    “redutor de alvéolo”.
  9.  # 32

Colocado por: RicardoPortoE vão colocar os tubos onde?

6.2. Redutores individuais
    Os redutores individuais, de acordo com o disposto no art.º 2.º da Portaria 361/98
    de 26 junho, serão do tipo “redutor de segurança” com dispositivo de segurança
    incorporado que, automaticamente, provoca a interrupção do fluxo de gás sempre
    que se verifique pelo menos uma das seguintes condições:
    a) a pressão a montante seja inferior ou exceda uma certa percentagem do seu
    valor nominal;
    b) a pressão a jusante não atinja (por excesso de caudal) ou exceda valores
    prefixados.
    Estes redutores farão a redução para a pressão de funcionamento da instalação.

Se a caixa para instalar o redutor for exterior (por exemplo no caso de moradias), o
    redutor a selecionar não bloqueia por excesso de pressão a jusante. Este redutor,
    na presença de uma sobrepressão a jusante, dispara libertando uma determi-
    nada quantidade de gás para a atmosfera - este tipo de redutor é conhecido como
    “redutor de alvéolo”.

Obrigado pela resposta.

Os tubos podem passar:
    1 - dentro da casa e 8 metros dentro/imbutido do pladur junto à parede da sala abrindo eles e tapando o mesmo (mediante custo de 25 euros/metro);
    2 - fora da casa e diretamente em cima do telhado com tubo de rolo (é uma moradia em banda e nao existem forrinhos por isso teria de ser pelo exterior), descendo imediatamente através de um furo no painel sandwich para a cozinha, aqui teria de pagar o excesso de tubo;
    3 - dentro da casa, pelo mesmo sitio da opção 3, mas por fora do pladur, fixando a 20cm do chao junto ao rodapé;
    4 - Abrir rasgo no chão (opção mais dispendiosa e fora de questão pois fica maos caro (nem me deram preço) e teria de meter tijoleira nova).

Estas foram as opções dadas pelo técnico da Citygas que la anda a fazer a instalação. Escolhi a opção 3 por ser mais económica e me parece mais segura. Apesar de ser por dentro de casa, sera mais facil detectar uma eventual avaria. Na opcao 1 se houver uma fuga fica mais complicado fazer uma reparação e na opção 3 a mesma coisa...

RicardoPorto, não percebi bem a última parte da sua resposta, pode explicar em termos leigos? Sim a caixa de gas fica no exterior da moradia, sendo assim o redutor corta ou nao o gas em caso de fuga?

Obrigado

0.0192 seg. NEW