Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: PoisÉOs expatriados vêm lá do país deles


    Porque em Portugal o SNS é gratuito , o IMI é um copo de agua em relação ao impostos nesses países , porque existe segurança , o país é limpo , os registos de notório sao cêntimos em relação a esses países ........
  2.  # 22

    Colocado por: HAL_9000O maior ou menor ordenado dos seus trabalhadores faz variar o preço da obra, aí não haverá problema de ajustar um ao outro.
    Quanto ao preço dos materiais não me quer atirar areia para os olhos e dizer que o tijolo/areia/betão/aço aumentaram no seu global o preço em 40% em relação a 2014, quando o preço da empreitada teve esse aumento pois não?

    Que os empreiteiros aumentem a margem quando a procura é muita é legitimo, que hoje em dia construamos casas com muito mais conforto e isso tem um preço também é legitimo. Agora explicar que uma casa com 350 m2 em 2005 se construía por 65 mil eur(iva incluido) e eu hoje em dia para fazer 270 m2 tenho de pagar mais de 200k é que eu não entendo. Note agora: em 2005, ainda adolescente, nas férias tinha um ordenado de 1200 limpos, já em 2014 com mestrado numa área com empregabilidade a rondar 90% estive a ganhar 650 limpos. Eu não sou economista, por isso agradecia se alguém me conseguir explicar isto apenas com a variação do preço dos ordenados e matéria prima. Obviamente que existe especulação.

    Edit: Excelente a explicação dada pelo PoisÉ. Agora n me venham é com o preço da matéria prima.



    Eles não construida por esse valor , andavam a trabalhar em corrosel , ou seja recebiam a frente para pagar atras até a bolha explodir.
  3.  # 23

    Colocado por: HAL_9000O autor do tópico, falou em zonas periféricas do Porto.

    Sim eu sei, mas também nem todos os imóveis têm uma valorização dessas. A questão é que idealmente um casal com 2 ordenados médios, deveria conseguir ter um filho e pagar uma habitação sem ter a corda ao pescoço. O que vemos são pessoas a ter filhos depois dos 35 por motivos económicos e mesmo assim muitas vezes continuam em casa dos pais.
    De qualquer forma falava numa situação teórica ideal. Não tenho contudo qualquer solução para o problema, resta-me vincar que o problema existe e esperar que algum economista no governo venha com uma solução original. Simplesmente enquanto proprietário, tenho interesse em que a valorização do imobiliário seja superior à do rendimento, pensando em termos sociais, essa valorização é incomportável e agrava-se em situações de crise.


    E pode ter a casa sem ter a corda ao pescoço depende é da casa que ele quer , é como os carros sabe existe os clios e os outros ........
  4.  # 24

    Colocado por: JoelM

    isto raramento acontece, principalmente nas capitais.

    Por aqui os imóveis valorizam entre 4 e 7% ao ano... nunca um salário acompanha essa evolucao!


    valorizam 4 e 7% mas também já desvalorizaram a esse ritmo. a volatilidade no sector imobiliário não é a mesma do rendimento médio (e ainda bem!).

    em resposta ao post inicial: sim, os preços são absurdos. quem tem dinheiro investido no imobiliário vai argumentar que está tudo bem, mas os argumentos para o justificar são fracos. parece ser mais credível um cenário de correção a curto/médio prazo, mas com tantas medidas artificiais de curta vista nunca se sabe.. de qualquer forma, há um impacto social grande que só enfraquece o país.

    já o tinha dito noutro sítio, mas de acordo com os anúncios no idealista o m2 está mais caro em Portugal do que em Espanha e Lisboa está 20% mais caro que Madrid! é uma festa.
  5.  # 25

    Colocado por: JoelM

    desvalorizaram? quando?


  6.  # 26

    Colocado por: JoelM

    desvalorizaram? quando?

    desde 2003 nunca baixo nada de significativo!
      eiendomnorge.no-boligpriser-en-halvarsrapport-2019-halvar2-2019-07-11_09-29-03_690833.jpg (large).jpg


    estamos a falar de portugal ou noruega? :)
  7.  # 27

    Desvalorizou o que não prestava ja na altura.
  8.  # 28

    Colocado por: JoelM



    estava a fazer um termo de comparacao em relacao a um comentário em especifico, nao propriamente no ambito do tempo do tópico!


    deixo-lhe a referência e outro gráfico para apenas lisboa.



    http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672017000100011


    Isto não é uma prova inequívoca de que vai haver uma correção, mas se portugal teve os crescimentos percentuais mais altos da UE no imobiliário, é muito estranho que assim se mantenha...
    foguetões só na NASA
 
0.0137 seg. NEW