Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Preciso da vossa ajuda.

    Cá em casa, tenho o sistema solar de aquecimento de águas, que teve um corte de energia e consequente problema de sobre aquecimento.

    Resultado, todo o sistema teve de ser sangrado e revisto para voltar a operar.

    Indo ao assunto, preciso de adicionar a este sistema um UPS que me permita ter o máximo de autonomia no sistema de circulação interno.

    O motor tem 3 níveis de performance, onde o maior consumo se verifica na ordem dos 80w/0,4A.

    Que UPS devo optar para que em caso de falta de corrente o sistema se mantenha em circulação no mínimo enquanto durar a exposição solar (umas 17 horas, garante que o sistema não entra em colapso).

    Tendo em conta a relação custo/qualidade, que maquina aconselham?
  2.  # 2

    Só precisa de autonomia para o tempo máximo que normalmente fica sem energia.
    Eu estou em zona de serviço tipo C, e em 20 anos havendo interrupção talvez tenha sido menos de 1h uma meia dúzia de vezes. E superior a esse tempo, umas 3h ou mais, 1x.


    Pondere ainda que para entrar em colapso... Bom não tem 17h de sol 🙄 em 24h.

    Os equipamentos têm válvulas de segurança...
    Se calhar a visita de um técnico a cada 15 anos é mais económico que gastar 200€ ou mais em UPS, que a cada 5 anos ainda tem de substituir a bateria.

    Quanto foi a multa?
  3.  # 3

    Para quem tem recuperador a lenha o problema é ainda maior, para mais para quem vive na aldeia onde um vento mais forte corta logo a electricidade e por vezes varias horas. Para mim é uma dor de cabeça pois tenho que apagar o lume rápido para não estragar o recuperador, o que ja aconteceu. O técnico já me tinha falado nesses UPS mas ainda não pesquisei, mas sera certamente um bom investimento pela tranquilidade que trás não ficando alerta sempre que há tempestade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasSó precisa de autonomia para o tempo máximo que normalmente fica sem energia.
    Eu estou em zona de serviço tipo C, e em 20 anos havendo interrupção talvez tenha sido menos de 1h uma meia dúzia de vezes. E superior a esse tempo, umas 3h ou mais, 1x.


    Pondere ainda que para entrar em colapso... Bom não tem 17h de sol 🙄 em 24h.

    Os equipamentos têm válvulas de segurança...
    Se calhar a visita de um técnico a cada 15 anos é mais económico que gastar 200€ ou mais em UPS, que a cada 5 anos ainda tem de substituir a bateria.

    Quanto foi a multa?


    Vou considerar que efectivamente tentou ajudar. E como tal, responderei e questionarei como esperado num fórum deste âmbito.

    Esteja onde tiver, haja muitos ou poucos cortes de fornecimento eléctrico (da responsabilidade do fornecedor do serviço), não deixaremos de estar também à mercê de interrupções internas, isto é, provocada por um disparo de um disjuntor.

    Aí também ficaremos sem alimentação. Penso que até aqui não há grandes duvidas.

    A minha questão inicial até vai mais direccionada para esta segunda realidade, pois para a retoma da alimentação, será sempre necessário que alguém esteja disponível, isto é, em casa e saiba fazê-lo (nem toda a gente sabe ou deverá interagir com um quadro de alimentação) para repor o disjuntor e respectiva alimentação.

    A titulo de curiosidade, foi esta a situação que aqui sucedeu e originou um sobreaquecimento durante um período alargado de tempo e o sistema ficou sem Glicol e necessitou de ser desligado para evitar danificar os restantes componente (sobretudo a bomba de circulação).

    Quando às 17h de sol diário tem razão, no máximo teremos umas 14h50 nos finais de Junho e inicio de Julho.
    Mas a ideia é ter um backup para a bomba de circulação que aguente de manhã à noite em caso de necessidade.

    Quanto às manutenções, não consigo entender, porque a cada 15 anos, deverá estar a falar das Manutenções Curativas.
    Eu, por norma, só as tenho como opção quando tenho necessidade, que graças a Deus são raras.
    Tenho sim, o habito de programar e fazer Manutenções Preventivas anuais.

    No caso, posso adiantar que o meu sistema é um OpenPlus de 2 painéis e 350lt. Está montado à 11 anos e todos os anos antes do Verão tem a sua manutenção realizada por técnicos certificados.
    Esta foi a única vez que tive necessidade de recorrer à reparação.

    Voltando ao cerne da questão, penso que uma UPS poderá ser uma solução muita valida para resolver este risco.

    Também pensei nos sistemas solares que se colocam nas autocaravanas (bateria e painel solar), mas penso que a UPS será menos onerosa e de mais fácil configuração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    qualquer UPS de 400va consegue manter o sistema em funcionamento por umas 5horas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 2970713
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealvesqualquer UPS de 400va consegue manter o sistema em funcionamento por umas 5horas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:2970713


    https://www.ngs.eu/pt/accesorios-pc/ups/ngs-ups-fortress-900-v2/PC%20ACCESSORIES/NGS-UPSCHRONUS-0041/

    Algo deste género, vai de encontro ao que pretendo?
    • eu
    • 14 julho 2020

     # 7

    Colocado por: jorgealvesqualquer UPS de 400va consegue manter o sistema em funcionamento por umas 5horas.

    Deixo só uma ressalva: algumas baterias têm ciclos de descarga que não permitem aproveitar toda a sua capacidade.

    Portanto, é melhor sobredimensionar a UPS.
  7.  # 8

    Colocado por: eu
    Deixo só uma ressalva: algumas baterias têm ciclos de descarga que não permitem aproveitar toda a sua capacidade.

    Portanto, é melhor sobredimensionar a UPS.


    Por essa razão, pensei numa de 900va.

    Será que serve?
    • eu
    • 14 julho 2020

     # 9

    Colocado por: 2970713Por essa razão, pensei numa de 900va.

    Será que serve?

    Que tipo de bateria é?
  8.  # 10

  9.  # 11

    Colocado por: 2970713

    https://www.ngs.eu/pt/accesorios-pc/ups/ngs-ups-fortress-900-v2/PC%20ACCESSORIES/NGS-UPSCHRONUS-0041/


    Essa UPS é de 600 VA, o nome do modelo é que é 900.. mas usa Baterias de chumbo-cálcio..

    Por esse preço tens melhor.. com o mesmo sistema de baterias..
    https://www.pcdiga.com/ups-salicru-sps-one-700va-line-interactive-usb
 
0.0138 seg. NEW